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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/3382
Tipo do documento: | TCC |
Título: | Classificação etária é censura? O debate sobre a censura na última década. 2000 – 2010 |
Autor(es): | Pinto, Ana Carolina Cavalcante |
Orientador(a): | Pinto, Surama Conde Sá |
Membro da banca: | Pinto, Surama Conde Sá;Barros, José Costa D`Assunção;Basile, Marcello Otávio Neri de Campos |
Palavras-chave: | Censura;Classificação Indicativa;Mídias;Imprensa;Jornal do Brasil;Liberdade de Expressão |
Data do documento: | 2014 |
Citação: | PINTO, Ana Carolina Cavalcante. Classificação etária é censura? O debate sobre a censura na última década. 2000 – 2010. 2014. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História)–Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2014 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo central discutir até que ponto a Constituição de 1988 marca o fim da censura no Brasil. Recortando o período compreendido entre 2000 e 2010 e utilizando o Jornal do Brasil como fonte, além da legislação da Classificação Indicativa instituída no lugar da censura e em vigência até hoje, buscamos mostrar que ao contrário dos períodos em que vivíamos uma ditadura, e que contávamos com uma censura pública, acreditamos que na Nova República foram desenvolvidos novos mecanismos, mais discretos e indiretos, de censura. Essas práticas se manifestam na perseguição a autores e obras sob forma de processos judiciais, em leis de regulamentação do que pode ser ou não considerado um insulto, no controle dos incentivos culturais e artísticos, que impedem amadores de produzir sem apoio governamental, e cumprem o papel de definir o que é “moral e correto” para a sociedade e/ou governantes. Tais práticas configuram uma censura de insubstancial, indireta. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/3382 |
Aparece nas coleções: | Monografias do Curso de Licenciatura em História - IM |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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