Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/379
Tipo do documento: | TCC |
Título: | Construção de identidades negras no pós-abolição brasileiro na proposta teatral da “Companhia Negra de Revistas”: as peças “Tudo Preto” e “Preto e Branco” - Rio de Janeiro, 1926 |
Autor(es): | Bongiovanni, Luca |
Orientador(a): | Nascimento, Álvaro Pereira do |
Membro da banca: | Nascimento, Álvaro Pereira do;Damasceno, Caetana Maria;Pereira, Amílcar Araújo |
Palavras-chave: | Teatro de revista – Rio de Janeiro (RJ), 1926 |
Data do documento: | 2012 |
Citação: | BONGIOVANNI, Luca. Construção de identidades negras no pós-abolição brasileiro na proposta teatral da “Companhia Negra de Revistas”: as peças “Tudo Preto” e “Preto e Branco” - Rio de Janeiro, 1926. 2012. 127 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História)–Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2012. |
Resumo: | A breve trajetória de apresentações teatrais da Companhia Negra de Revistas nos palcos do teatro Rialto do Rio de Janeiro em 1926 representa a oportunidade de estudar, também e sobretudo numa ótica que considere a modernidade diaspórica afro-atlântica e a de inspiração parisiense, a proposta para a construção de um perfil identitário em que a população carioca de ascendência africana pudesse se reconhecer. Tal proposta, que defende o pertencimento do grupo à brasilidade, é estrategicamente funcional para a reivindicação de uma cidadania mais plena e efetiva na sociedade brasileira da Primeira República. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/379 |
Aparece nas coleções: | Monografias do Curso de Licenciatura em História - IM |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BONGIOVANNI Luca 2012.pdf | 960.16 kB | Adobe PDF | Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.