Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/379
Tipo do documento: TCC
Título: Construção de identidades negras no pós-abolição brasileiro na proposta teatral da “Companhia Negra de Revistas”: as peças “Tudo Preto” e “Preto e Branco” - Rio de Janeiro, 1926
Autor(es): Bongiovanni, Luca
Orientador(a): Nascimento, Álvaro Pereira do
Membro da banca: Nascimento, Álvaro Pereira do;Damasceno, Caetana Maria;Pereira, Amílcar Araújo
Palavras-chave: Teatro de revista – Rio de Janeiro (RJ), 1926
Data do documento: 2012
Citação: BONGIOVANNI, Luca. Construção de identidades negras no pós-abolição brasileiro na proposta teatral da “Companhia Negra de Revistas”: as peças “Tudo Preto” e “Preto e Branco” - Rio de Janeiro, 1926. 2012. 127 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História)–Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2012.
Resumo: A breve trajetória de apresentações teatrais da Companhia Negra de Revistas nos palcos do teatro Rialto do Rio de Janeiro em 1926 representa a oportunidade de estudar, também e sobretudo numa ótica que considere a modernidade diaspórica afro-atlântica e a de inspiração parisiense, a proposta para a construção de um perfil identitário em que a população carioca de ascendência africana pudesse se reconhecer. Tal proposta, que defende o pertencimento do grupo à brasilidade, é estrategicamente funcional para a reivindicação de uma cidadania mais plena e efetiva na sociedade brasileira da Primeira República.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/379
Aparece nas coleções:Monografias do Curso de Licenciatura em História - IM

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BONGIOVANNI Luca 2012.pdf960.16 kBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.