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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5357
Tipo do documento: | TCC |
Título: | A utilização de espaços não formais de educação: a bacia hidrográfica como subsídio para a educação ambiental |
Autor(es): | Camilo, Geysa da Silva |
Orientador(a): | Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira;Morado, Cláudio Nona |
Membro da banca: | Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira;Curti Júnior, Hélio Moulin;Tavares, Daniele Aparecida de Lima;Morado, Cláudio Nona |
Palavras-chave: | Espaços não formais de educação;Educador ambiental;Bacia hidrográfica |
Data do documento: | Dez-2014 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo avaliar a potencialidade de uma atividade pedagógica em um espaço não-formal de educação (o riacho), através do estudo da sua biota de macroinvertebrados aquáticos, para a construção de conceitos ecológicos e a problematização de questões socioambientais. O presente trabalho foi realizado com a participação de estudantes do 3º ano do Ensino Médio (turmas 3001 e 3002) do Colégio Estadual Presidente Dutra. As reflexões teórico-metodológicas do trabalho foram baseadas em uma pesquisa de cunho qualitativo e quantitativo. A metodologia do trabalho se deu através de duas atividades: (i) dois momentos em sala de aula e (ii) uma visita ao espaço não formal. No primeiro momento em sala de aula foram aplicados um questionário e uma dinâmica de grupo focal e foi ministrada uma aula expositiva dialogada. No segundo momento (depois da visita ao riacho), foi investigada através do grupo focal a opinião dos estudantes participantes da atividade didático-pedagógica. A saída de campo foi uma atividade no riacho São Pedro, localizado no município de Nova Iguaçu, RJ. A partir dos resultados obtidos dos questionários e da dinâmica de grupo focal, podemos concluir que os estudantes possuem certo interesse ambiental, porém uma visão um tanto antropocêntrica da natureza. Pode-se perceber, a partir da dinâmica de grupo focal aplicada na volta à sala de aula, a importância dos espaços não formais na educação ambiental, uma vez que possibilitam aos estudantes problematizarem e vivenciarem a prática da qual sentem muita falta. |
Abstract: | This study aims to evaluate the potential of an educational activity in a non-formal education space (the stream), through the study of its biota of aquatic macroinvertebrates, for the construction of ecological concepts and the questioning of environmental issues. This work was carried out with the participation of students of the 3rd year of high school (classes 3001 and 3002) of the Colégio Estadual Presidente Dutra. The theoretical and methodological reflections of the study were based on a qualitative and quantitative nature of research. The methodology of work was through two activities: (i) two moments in the classroom and (ii) a visit to the non-formal space. At first in class were applied a questionnaire and a dynamic focus group and was given a negotiated lecture. In the second phase (after the visit to the stream), was investigated by the focus group participants perceptions of students didactic and pedagogical activity. The field trip was an activity stream in San Pedro, located in Nova Iguaçu, Brazil. From the results obtained from questionnaires and focus group dynamics, we can conclude that students have certain environmental interest, but a vision one anthropocentric both nature. One can see from the focus group dynamics applied to the back to the classroom, the importance of non-formal spaces in environmental education, as they enable students to problematize and to experience the practice of which they feel sorely missed. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5357 |
Aparece nas coleções: | Monografias do Curso de Biologia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Geysa da Silva Camilo - DEZ 2014.pdf | 3.07 MB | Adobe PDF | Abrir |
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