Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5358
Tipo do documento: | TCC |
Título: | Caminhando e aprendendo sobre as plantas no jardim botânico da Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Autor: | Santos, Thainá Alves dos |
: | Moura, Maria Verônica Leite Pereira |
: | Moura, Maria Verônica Leite Pereira;Rosa, Maria Mercedes Teixeira da;Lima, Helena Regina Pinto;Pimentel, Rejane Gomes |
Palabras clave: | Ciências;Ensino de botânica;Educação não formal |
Fecha de publicación: | 15-dic-2014 |
Resumen: | Jardins botânicos são instituições destinadas à conservação do meio ambiente, ao lazer, à cultura e à educação, destacando-se como um espaço não formal de educação. Neste sentido, o trabalho teve como objetivo analisar se uma atividade prática ao ar livre associada ao embasamento teórico adquirido na escola poderia contribuir para a aprendizagem sobre determinados conhecimentos de Ciências (em particular, o ensino de Botânica) ministrados para alunos do 7° ano do Ensino Fundamental. A atividade foi realizada no Jardim Botânico da Universidade Federal Rural do Rio de janeiro, localizada no campus de Seropédica, estado do Rio de Janeiro. Foram aplicados questionários anônimos pré teste e pós teste com questões abertas para uma turma de 30 alunos de uma escola da rede municipal de Seropédica (RJ). O resultado encontrado nas respostas dos questionários indica que o Jardim Botânico é um laboratório ao ar livre rico em materiais para as aulas de Ciências, podendo proporcionar uma excelente interatividade e aprendizagem do conteúdo. É um espaço de educação que torna o ensino de Ciências mais atrativo e menos superficial, podendo vincular os temas abordados em sala de aula com o cotidiano do aluno. Assim, espera-se que esta atividade tenha gerado consciência ambiental para os alunos e faça com que retornem a este espaço não formal. |
Abstract: | Botanical gardens are institutions for the conservation of the environment, leisure, culture and education, especially as a non-formal education space. In this sense, the study aimed to examine whether a practical outdoor activity associated with the theoretical background acquired in school could contribute to learning about certain Science knowledge (in particular, the teaching of Botany) taught to students of the 7th year of elementary school. The activity was held in the Botanical Garden of the Federal Rural University of Rio de Janeiro, located on the campus of Seropédica, state of Rio de Janeiro. Anonymous pre test and post-test questionnaires were applied with open questions for a class of 30 students from a public school in Seropédica (RJ). The results found in the questionnaire responses indicate that the Botanical Garden is an open-air laboratory rich in materials for science classes and can provide excellent interactivity and learning content. It is an area of education that makes teaching more attractive and less superficial Sciences, may bind the topics covered in class with the everyday student. Thus, it is expected that this activity has generated environmental awareness for the students and makes to return to this non-formal space. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5358 |
Aparece en las colecciones: | Monografias do Curso de Biologia |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Thainá Alves dos Santos - DEZ 2014.pdf | 2.26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.