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Tipo do documento: TCC
Título: "Esses conhecimentos que eu tenho não são meus." Circularidade entre ciência e religião
Autor(es): Gomes, Danilo Mota
Orientador(a): Fonseca, Lana Cláudia
Membro da banca: Fonseca, Lana Cláudia;Damasceno, Allan Rocha;Cassiano, Bruno Batista;Campos, Marilia Lopes de
Palavras-chave: Ciência;Religião;Umbanda;Aprendizagem
Data do documento: 12-Jul-2018
Resumo: A presente monografia buscou compreender como é a relação entre os conhecimentos presentes em um terreiro de umbanda, na zona oeste do Estado do Rio de Janeiro. Com o objetivo de entender como ocorre o aprendizado desses conhecimentos religiosos e suas correlações com área de ciências biológicas, bem como as implicações que esses conhecimentos exercem sobre a vida social dos médiuns daquele terreiro, este local foi entendido como um espaço de educação não formal, onde ocorrem constantemente processos de (re) significação por parte dos indivíduos que o frequentam. Sabendo que o conhecimento religioso faz parte da cultura de uma população, que vai constituir o que chamamos de saber popular, a metodologia aplicada foi a participação observante, por meio da qual o pesquisador estuda o fenômeno inserido nele, somado ao uso de entrevistas semiestruturadas com 6 médiuns do terreiro. O resultado da pesquisa foi a dialogicidade dos conhecimentos religiosos com os de ordem científica, sem hierarquização ou exclusão de um perante o outro, bem como a circularidade destes pelo espaço religioso.
Abstract: The present monograph sought to understand the relationship between the knowledge presented in an umbanda terreiro, in the western part of the State of Rio de Janeiro. In order to understand how the learning of these religious knowledge and its correlations with biological sciences, as well as the implications that this knowledge exert in the social life of the mediums of that terreiro, this place was understood as a space of nonformal education, where there are constant processes of (re) signification on the part of the individuals who attend. Knowing that religious knowledge is part of the culture of a population, which will constitute what we call popular knowledge, the applied methodology was observant participation, where the researcher studies the phenomenon inserted in it, added to the use of semi-structured interviews with 6 mediums of that religious center. The result of the research was the dialogicity of religious knowledge with those of a scientific nature, without hierarchization or exclusion of one before the other, as well as the circularity of these by the religious space.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5360
Aparece nas coleções:Monografias do Curso de Biologia

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