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Tipo do documento: TCC
Título: Uma análise curricular de redes públicas de educação: a visão das ciências biológicas
Autor(es): Santos, Gisele Lopes dos
Orientador(a): Fonseca, Lana Cláudia de Souza
Membro da banca: Fonseca, Lana Cláudia de Souza;Pinto, Benjamim Carvalho Teixeira;Aguiar, Lenir Lemos Furtado;Mendes, Rosa Maria Marcos
Palavras-chave: Currículo;Ensino fundamental;Ciências
Data do documento: 10-Jul-2014
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o currículo da disciplina Ciências nos anos finais do ensino fundamental das redes Estadual de educação do Rio de Janeiro e municipal de Seropédica, RJ. Os documentos analisados foram os currículos mínimos das duas redes de ensino a fim de saber qual a concepção de currículo, quais documentos serviram como base para elaboração do mesmo e como se apresenta a sua organização bimestral ao longo dos quatro anos finais do ensino fundamental. Após a análise foi possível perceber que a rede estadual de ensino não deixa claro quais são os conteúdos que devem ser abordados pelo professor em sala de aula, apresentando apenas o que diz serem competências e habilidades. Já a rede municipal de educação de Seropédica apresenta de forma mais explícita os conteúdos que parecem seguir o que é proposto pelos livros didáticos. Dessa maneira, há uma necessidade iminente de reformulação do currículo mínimo, que poderá se adequar a realidade de cada instituição de ensino.
Abstract: This work aims to analyze the curriculum of Sciences discipline in the final years of elementary education in State of Rio de Janeiro and municipal Seropédica, RJ education. The documents analyzed were the minimum curriculum of the two school systems in order to know which curriculum conception which documents served as the basis for preparing the same and how it presents its bimonthly organization over the final four years of elementary school. After analysis it was revealed that the state educational system is not clear what are the contents that should be addressed by the teacher in the classroom, showing just what it says are skills and abilities. Have the municipal education Seropédica shows more explicitly the contents that seem to follow that proposed by textbooks. Thus there is an imminent need for a revision of the core curriculum, which may suit the circumstances of each institution.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5434
Aparece nas coleções:Monografias do Curso de Biologia

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