Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5437
Tipo do documento: TCC
Título: Desafios e possibilidades no estágio supervisionado obrigatório: contribuições para a formação docente
Autor: Gomes, Rafaela de Sousa
Fonseca, Lana Cláudia de Souza
Fonseca, Lana Cláudia de Souza;Pinto, Benjamim Carvalho Teixeira;Aguiar, Lenir Lemos Furtado
Palabras clave: Estágio curricular supervisionado;Formação de professores;Saberes docentes
Fecha de publicación: 11-jul-2014
Resumen: Este trabalho teve como objetivo compreender como a vivência durante o estágio supervisionado permite aos alunos de licenciatura em biologia construir o conhecimento prático e de que forma estes conhecimentos podem contribuir para a formação inicial que mobilize saberes docentes. O desenvolvimento desta pesquisa foi um estudo qualitativo, baseado em análise de relatórios de estágio supervisionado e questionários respondidos pelos mesmos alunos que forneceram os relatórios. Além disso, realizamos entrevista com uma ex-coordenadora do estágio supervisionado da instituição estudada. De acordo com os dados fornecidos, é consenso que os licenciandos compreendem a importância do Estágio Supervisionado Obrigatório, porém, destacam que há muitas lacunas que precisam ser repensadas para o melhor aproveitamento deste momento. Como necessidades a serem supridas, destacamos que o estágio precisa fornecer ferramentas aos alunos que possibilitem integrá-los ao ambiente escolar, não apenas como agente observador, mas possibilitando a este uma maior atuação. Além disso, há a necessidade de uma maior supervisão dos orientadores a respeito do ambiente escolar em que estaremos inseridos durante o período de estágio supervisionado, e principalmente, é necessário que haja um diálogo constante entre estagiários e orientadores, de forma a compartilharmos nossas experiências e empregarmos significados a elas.
Abstract: The objective of this work was understand how the experience during the Supervised Training allow the students of Biology to develop practical knowledge and in what way does this knowledge can contribute to the initial formation that mobilizes Teacher Knowledge. The development of this research was a qualitative study based on analysis of supervised training report and questionnaires done by the same students that provided the reports, furthermore, we interviewed an ex-coordinator of the supervised training of the institution where the research was performed. According to the provided data, there is consensus that the college graduates understand the relevance of supervised training, though, emphasize that there are gaps that should be reconsidered to better utilization this moment. Among the needs to be addressed, we emphasize that the training needs to provide tools which allow the students integrate them to the school environment, not only as an observer, but enabling them to increase acting. In addition, there is a need of more supervision of the guiding teacher in the school in which we are inserted during the training, and mainly, it is necessary to exist a constant dialogue between the trainees and the guiding teacher in order to share the experiences and give meaning to them.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5437
Aparece en las colecciones:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Rafaela de Souza Gomes - JUL 2014.pdf503.39 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.