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Tipo do documento: TCC
Título: Avaliação de livros didáticos do ensino médio: uma análise de ensino do corpo humano
Autor: Almeida, Leandro dos Santos
Fonseca, Lana Cláudia de Souza
Fonseca, Lana Cláudia de Souza;Tavares, Daniele Aparecida de Lima;Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira
Palabras clave: Políticas públicas;Livro didático;Ensino do corpo humano
Fecha de publicación: 2-may-2013
Resumen: O livro didático tem como objetivo auxiliar o professor na sua prática pedagógica. Porém, com o passar do tempo, ele tornou-se um determinador do dia-a-dia do professor (SERPA, 1987) devido à fixação de uma cultura onde o melhor livro é aquele que já vem com aulas praticamente prontas. Esse fato também está associado a uma política pública que busca atender uma grande quantidade de alunos em nosso país, mas também acaba por favorecer um número pequeno de editoras, as quais terão uma influência muito forte na forma como o currículo será trabalhado em nosso país. Tendo em vista essa questão, o objetivo do presente trabalho foi analisar livros sugeridos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para saber como o ensino do corpo humano está sendo abordado pelos livros didáticos do Ensino Médio. Analisando duas coleções do Programa, pude perceber que está havendo uma grande preocupação em contextualizar o ensino, seja por parte dos organizadores dos livros ou por pressões da política do PNLD. Porém foram encontrados elementos que reforçam um ensino fragmentador dos conteúdos, estereótipos raciais e diversos problemas nos projetos gráficos das coleções que podem acarretar em apropriações equivocadas da realidade que é o corpo humano.
Abstract: The didactic book aims to assist teachers in their teaching. But in the course of time, he became a determiner of the teacher’s day-to-day because of the fixing of a culture where the best book is the one that comes with classes almost ready. This fact is also associated with a public policy that seeks to meet a lot of students in our country but also end up favoring a small number of publishers that will have big influence in how the curriculum will be worked in our country. Considering this issue, the aim of this study was to analyze books suggested by the National Program of the Didactic Book (PNLD) to know how the teaching of the human body is being addressed by textbooks. Analyzing two collections of the program, I realized that there is a great concern to contextualize teaching, either by the organizers of the books or the political pressures of PNLD, but were found elements that reinforce the teaching of fragmenting content, racial stereotypes and problems in many graphic designs that may cause misleading appropriation of the human body reality.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5514
Aparece en las colecciones:Monografias do Curso de Biologia

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