Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5517
Tipo do documento: TCC
Título: Projeto político-pedagógico e planejamento escolar: investigando uma escola municipal (Seropédica-RJ)
Autor(es): Carvalho, Cássia de
Orientador(a): Fonseca, Lana Cláudia de Souza
Membro da banca: Fonseca, Lana Cláudia de Souza;Damasceno, Allan Rocha;Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira;Tavares, Daniele Lima
Palavras-chave: Cotidiano escolar;Organização escolar;Planejamento;Projeto político-pedagógico
Data do documento: 18-Set-2013
Resumo: Essa pesquisa objetivou discutir os processos de planejamento e organização escolar, através de uma análise do projeto político-pedagógico da escola de Educação Básica CAIC Paulo Dacorso Filho, no município de Seropédica, RJ. Esse estudo utilizou dados qualitativos primários (entrevistas, questionários semiestruturados e participação em reunião pedagógica) e secundários (projeto político-pedagógico). As análises realizadas são fruto da minha experiência no cotidiano escolar. O planejamento, na escola objeto de estudo, é participativo e ocorre em diversos momentos. A mesma oferece espaços de discussão coletiva e divulgação do seu projeto político-pedagógico, o qual é construído de também de modo participativo, apesar de alguns entraves, como estimular a participação da família dos alunos nesse processo. Os projetos desenvolvidos enriquecem o currículo e atuam como meios para atingir suas finalidades. A gestão compartilhada (UFRRJ, estado do RJ e município de Seropédica) ao mesmo tempo em que enriquece práticas pedagógicas, gera conflitos no processo de decisão. O que fica claro é que o projeto político-pedagógico da escola, quando bem construído e administrado, pode ajudar de forma decisiva a escola a alcançar os seus objetivos.
Abstract: This research aimed to discuss the planning and school organization, through an analysis of the pedagogic political project school of Basic Education CAIC Paulo Dacorso Filho, at Seropédica, RJ. This study used primary qualitative data (interviews, semi-structured, questionnaires and participation in meeting pedagogical) and secondary (pedagogic political project). Analyzes are the result of my experience in school daily. Planning, in school subject of study, is participatory and occurs at different times. The same offers opportunities for discussion and dissemination of their pedagogic political project, which is also built in a participatory manner, despite some obstacles, such as encouraging family participation of students in this process. The projects developed enrich the curriculum and act as a means to achieve its purposes. Shared management (UFRRJ, RJ state and Seropédica city) while enriching pedagogical practices, generates conflicts in the decision process. What is clear is that the pedagogic political project, when properly constructed and administered, can decisively help the school achieve its goals
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5517
Aparece nas coleções:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cássia de Carvalho.pdf1.16 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.