Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5520
Tipo do documento: | TCC |
Title: | A origem dos produtos: uma proposta de atividade em educação ambiental crítica |
Authors: | Faria, George Felipe Melo de |
: | Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira |
: | Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira;Fonseca, Lana Claudia de Souza;Giovanelli, Alexandre |
Keywords: | Prática pedagógica;Educação ambiental crítica;Unidade didática |
Issue Date: | 20-Jan-2014 |
Abstract: | A Educação Ambiental, no cenário atual, é um assunto bem difundido no contexto escolar e acadêmico. Trata-se, porém, de uma área multifacetada, sendo dessa forma, abordada seguindo diferentes concepções. Neste trabalho, entende-se Educação Ambiental como uma ferramenta de ressignificação de valores, prezando pela construção de uma sociedade mais justa e com uma melhor qualidade de vida. No ensino formal, o desenvolvimento de trabalhos em Educação Ambiental torna-se indispensável para a transformação da sociedade, ao possibilitar a formação de cidadãos conscientes e atuantes dentro de suas respectivas realidades socioambientais. Este trabalho tem como objetivo principal apresentar uma unidade didática que procure possibilitar um ensino mais efetivo da Educação Ambiental. O estudo inicia-se pela perceptível necessidade de práticas pedagógicas interdisciplinares e contextualizadas, e com uma visão transformadora sobre Educação Ambiental. Através da proposição de uma atividade de cunho prático, este trabalho busca possibilitar a disseminação de um olhar crítico em relação à crise ambiental e a todas as implicações sociais envolvidas nesse processo. Baseando-se nos ideais da Educação Ambiental Crítica, a proposta em questão consiste na ilustração do caminho percorrido por determinados produtos, desde sua origem até o fim de sua vida útil, enfatizando a problemática socioambiental desse processo. Este trabalho discute ainda a importância das práticas pedagógicas no ensino da Educação Ambiental. |
Abstract: | Environmental education, in the current scenario, is a well-known subject in the school and academic context. It is, however, a multifaceted area, and is therefore, addressed through various conceptions. In the present work, environmental education is considered a tool for redefinition of values, aiming for building a fair society with better quality of life. On formal education, the development of works in environmental education has been indispensable to the transformation of society, providing the formation of conscious and active citizens on their own social and environmental realities. This work has as its mainly objective to present a teaching unit that allows more effective ways to teach environmental education. This research starts because of a perceived need of interdisciplinary and contextualized pedagogical practices, with a transforming vision of environmental education. By proposing a practical activity, this work tries to allow the dissemination of a critical look on environmental crisis and the social implications involved in this process. Based on the ideals of the Critical Environment Education, the proposal in discussion consists on the clarification of the path taken by some products, from its origin until the end of its life, emphasizing the social and environmental issues on this process. This work also discusses the importance of the pedagogical practices on environmental education teaching. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5520 |
Appears in Collections: | Monografias do Curso de Biologia |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
George Felipe Melo de Faria.pdf | 2.45 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.