Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5524
Tipo do documento: | TCC |
Título: | Conhecimentos sobre doenças parasitárias e seus métodos de prevenção por alunos de escolas do interior do estado do Rio de Janeiro |
Autor: | Cardoso, Karina Martins |
: | Lima, Patrícia Fampa Negreiros |
: | Lima, Patrícia Fampa Negreiros;Lima, Michele Souza;Miranda, Jaime Rodrigo da Silva |
Palabras clave: | Doenças parasitárias;Doenças negligenciadas;Educação sanitária;Promoção de saúde |
Fecha de publicación: | abr-2013 |
Resumen: | As parasitoses são doenças que ainda afetam milhões de brasileiros anualmente e muitas delas estão associadas a condições socioeconômicas encontradas em nosso país. Várias dessas doenças consideradas endêmicas no Brasil são também classificadas como negligenciadas, uma vez que apesar de causarem entre 500.000 a 1 milhão de óbitos por ano, principalmente entre populações mais pobres do mundo, ainda se investe pouco em pesquisa no combate desses males. Estudos propõem que a melhor alternativa de controle das doenças, com o menor custo para o governo, é a educação sanitária. No presente estudo, avaliamos o conhecimento dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental e 2º ano do Ensino Médio de escolas pública e particular das cidades de Seropédica e Itaguaí no ano letivo de 2012 sobre as doenças parasitárias e seus métodos preventivos. Avaliamos também a qualidade do ensino recebido na escola a partir da aplicação de questionários aos alunos e professores correspondentes bem como análise dos livros didáticos adotados por cada escola para cada série. Os resultados obtidos demonstram que o conhecimento sobre doenças parasitárias dos alunos da escola particular é maior com significância estatística quando comparado ao dos alunos da escola pública. Adicionalmente se concluiu nas análises dos professores que os alunos não são satisfatoriamente instruídos sobre as práticas preventivas de doenças e alertam para a necessidade de implementação de um programa de educação sanitária nas escolas. Os livros didáticos adotados também são escassos em informações e não têm a habilidade isoladamente de serem utilizados com ferramenta para se promover a saúde. Com base nos resultados pode-se concluir a necessidade da implantação de um projeto de saúde pública nas escolas refletindo na comunidade. |
Abstract: | Annually, millions of Brazilian people still contract parasitic diseases and many of these diseases are associated to poor socio-economic conditions found in our country. Many of these diseases, which are considered endemic in Brazil, are also classified as neglected, and although they cause between 500.000 and 1 million deaths per year, mainly among world poorest populations, there is still little investment in research in order to combat these illnesses. Earlier studies propose that the best alternative to diseases control with low costs to the government is health education. In the present study, we evaluated the knowledge of Middle School 7th grade and High School 2nd grade students from public or private schools located at Seropédica and Itaguaí cities, respectively, in 2012, about parasitic diseases and their prevention methods. We also analyzed the quality of received education about aforementioned topics at the two investigated schools by applying questionnaires to the students and to the correspondent teachers as well as by analyzing the adopted textbooks by each school at each grade. Our obtained results show that the knowledge of students from private school about parasitic diseases is higher with statistically significance when compared to students from public school. Additionally, we concluded, based on teachers’ questionnaires, that the students are not satisfactorily instructed to adopt preventive measures against such diseases and we point the demanding of health education program implementation at schools. Adopted textbooks also present scarce information and should not be utilized as the unique tool to promote health education. Based on our results, we call attention to the importance of the implementation of health public project at schools that shall reflect in whole community. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5524 |
Aparece en las colecciones: | Monografias do Curso de Biologia |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Karina Martins Cardoso.pdf | 2.42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.