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Tipo do documento: TCC
Título: Após três décadas da introdução do caramujo africano Achatina fulica no Brasil: sua história natural, análise dos impactos ambientais e para saúde pública, da legislação e do papel da educação em programas de controle
Autor: Silva, Natália Brasil da
Brandolini, Solange Viana Paschoal Blanco
Brandolini, Solange Viana Paschoal Blanco;Aguiar, Lenir Lemos Furtado;Berto, Bruno Pereira
Palabras clave: Achatina fulica;Legislação;Educação;Espécies exóticas
Fecha de publicación: 3-may-2013
Resumen: Achatina fulica, espécie de molusco tropical africano, foi introduzida no Brasil na década de 80 como uma alternativa ao consumo do escargot. Contudo, seu cultivo foi abandonado e o molusco transformou-se numa praga agrícola, atualmente registrada em 24 estados brasileiros, causando transtornos à população e danos ao ambiente. A discussão sobre o tema vem ganhando importância cada vez maior, visto que este animal pode ser hospedeiro intermediário de nematóides com potencial zoonótico, que causam graves problemas à saúde humana. A ausência de uma fiscalização mais atuante, a deficiência na capacitação técnica de agentes e educadores aliados a poucas ações de erradicação deste molusco só agravaram o quadro.O presente trabalho representa um levantamento sobre aspectos da história natural de A. fulica,dos impactos decorrentes da introdução deste molusco em solo brasileiro,os aspectos legais envolvidos no controle e manejo e o papel da Educação em programas de controle da A. fulica. De tal forma que,que este conhecimento prévio seja levado em consideração na elaboração e execução de estratégias educativas que visem à conservação do ambiente, a qualificação técnica de agentes e educadores e o manejo de espécies exóticas baseados na legislação vigente e auxilie na definição de estratégias educacionais participativas, pautadas na lei e que tenham como foco principal o próprio indivíduo que sofre com os problemas ambientais decorrentes da introdução da A. fulica.
Abstract: Achatina fulica, tropical african species of mollusk, it was introduced in Brazil in the 80's as an alternative to the consumption of escargot. However, its cultivation was abandoned and shellfish became a crop pest, currently registered in 24 Brazilian states, causing inconvenience to the public and damage to the environment. The discussion about the topic has been gaining increasing importance, since this animal can be intermediate hosts of nematodes with zoonotical potential, causing serious problems to human health. The absence of a more active monitoring, the deficiency in the technical training of agents and a few allies educators eradication actions of abalone only worsened the picture. This paper is a survey on aspects of the natural history of A. fulica, the impacts of the introduction of abalone in Brazilian soil, the legal aspects involved in the control and management and the role of education in programs to control A. fulica. So that this prior knowledge is taken into account in the design and implementation of educational strategies aimed at conserving the environment, the technical skills of agents and educators and management of exotic species based on current legislation and assist in defining educational strategies participatory, guided by the law and which have as their main focus the individual who suffers from environmental problems arising from the introduction of A. fulica.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5527
Aparece en las colecciones:Monografias do Curso de Biologia

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