Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5548
Tipo do documento: | TCC |
Título: | Procurando Nemo: o uso da animação para o ensino de ciências |
Autor: | Soares, Bianca Carbogim |
: | Vieira, Bruno Matos;Fonseca, Lana Cláudia de Souza |
: | Vieira, Bruno Matos;Fonseca, Lana Cláudia de Souza;Neves, Luciana Diláscio;Tavares, Daniele Aparecida de Lima |
Palabras clave: | Filmes de animação;Ensino de biologia;Procurando Nemo |
Fecha de publicación: | 12-sep-2013 |
Resumen: | O cinema, surgido em torno de 1895, pode ser reconhecido como uma linguagem artística muito eficiente na comunicação com as massas; possuindo, desde a sua origem, o poder de tocar o espectador, passando ideais de sociedades e ditando comportamentos. Além de ser uma forma de entretenimento, os filmes apresentam, em sua constituição, a interação entre elementos sonoros e visuais, pensados também, com a finalidade de prender a atenção do espectador e transmitir a ideia principal da cena. Com isso, eles podem ser considerados materiais importantes no processo de ensino-aprendizagem por estimular o pensamento crítico e auxiliar no processo cognitivo de quem o assiste. Dentro desse contexto, surge a ideia do uso de filmes na educação como forma inovadora em comparação aos modelos tradicionais de ensino, visando despertar no aluno o interesse em aprender, trazendo o lúdico para o ambiente da sala de aula e aproximando os conteúdos escolares ao dia-a-dia do aluno. Desta forma, os professores podem utilizar a percepção de seus alunos em relação ao filme para analisar o aprendizado de sua turma, utilizando isso como uma base para suas aulas. Com isso, o ensino será em uma forma de construção de conhecimentos coletivos, não mais em uma forma de transmissão. Com o objetivo de avaliar o uso de filmes de animação na escola, utilizamos, neste trabalho, o desenho animado "Procurando Nemo" (2003) nas aulas de Ciências de turmas do 7º ano do ensino fundamental, do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC), em Seropédica, Rio de Janeiro. Buscou-se destacar a percepção dos alunos durante a atividade e as potencialidades do uso desse tipo de filme. Assim, através da aplicação desse objeto de aprendizagem em sala de aula, juntamente com a análise de questionários e entrevistas semiestruturadas feitas com alunos e o professor da turma, pôde-se verificar que os estudantes possuem análises críticas quanto ao filme. Destacamos, também, importantes conceitos biológicos e sociais presentes e ressaltamos as entrevistas em grupo na forma de discussão como caminho metodológico que contribui no processo cognitivo dos alunos. Tais resultados obtidos demonstram ser este um recurso didático em potencial na educação, possibilitando abordagem diferenciada dos conteúdos das aulas de Ciências, instigando o raciocínio dos alunos e unindo conhecimento ao entretenimento. |
Abstract: | Cinema, emerged around 1895, can be recognized as a very efficient artistic language to communicate with people, having, since the beginning, power to impress the audience through ideals of societies and dictating behaviors. Besides being a form of entertainment, feature movies, in its constitution, consist in the interaction between sound and visual elements, also thought in order to hold the viewer's attention and convey the main idea of the scene. Due to these characteristics, they can be both important in the process of teaching and learning by encouraging critical thinking and assist the cognitive process of those who watch. Within this context, there is the idea of the use of films in education as an innovative way compared to traditional teaching in order to arouse the student's interest in learning, bringing the playful to the classroom environment and inserting school content closer to student's routine. Hence, teachers can use the perception of students about movies to analyze their learning in class, using it as a base for their lessons. Thus, teaching would be a form of collective construction of knowledge, rather than only transmission. With the objective to evaluate the use of animation movies in school, it was used in this work the animated cartoon "Finding Nemo" (2003) in science classes of the 7th grade of elementary school at the Center for Integral Attention to Children and Adolescents (CAIC) in Seropédica, Rio de Janeiro. This study sought to highlight the perception of students during the activity and the potential use of this type of media. Thus, by applying this learning object in the classroom, along with analysis of questionnaires and semi-structured interviews with students and the teacher, it was observed that students have critical analyzes about the movie. We also highlight important biological and social concepts present and emphasize group interviews in the form of discussion as a methodological way that contributes to the cognitive process of students. These results demonstrate that this is a potential teaching resource in education, enabling alternative approach to science lessons contents, prompting students' thinking and linking knowledge to entertainment. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5548 |
Aparece en las colecciones: | Monografias do Curso de Biologia |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Bianca Carbogim Soares.pdf | 2.13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.