Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/554
Tipo do documento: TCC
Título: Práticas políticas: um olhar sobre o legislativo municipal carioca na década de 1920
Autor(es): Silva, Thais Lopes
Orientador(a): Pinto, Surama Conde Sá
Membro da banca: Pinto, Surama Conde Sá;Nascimento, Álvaro Pereira do;Basile, Marcello Otávio Neri de Campos
Palavras-chave: Cultura política – Rio de Janeiro (RJ), 1920;Rio de Janeiro (RJ). Conselho Municipal;Brasil - História - República Velha, 1889-1930
Data do documento: 2010
Citação: SILVA, Thais Lopes. Práticas políticas: um olhar sobre o legislativo municipal carioca na década de 1920. 2010. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História)–Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2010.
Resumo: O objetivo central desta monografia é contribuir para os debates acerca da dinâmica política carioca, tomando como eixo de pesquisa a análise da atuação do Conselho Municipal do Distrito Federal (órgão Legislativo local da Cidade do Rio de Janeiro) na década de 1920. Através desse estudo, estruturado a partir dos Anais do Conselho, busca-se examinar as práticas políticas dos representantes da cidade na referida instância de poder e mapear a relação destes com a população carioca. Privilegia-se aqui a abordagem da cultura política como forma de melhor compreender atitudes, valores, normas, ideias e tradições que regiam o funcionamento do Legislativo local da cidade-capital no período indicado. Para abarcar tais questões, dividimos o estudo em três capítulos. No primeiro, ao delinear o processo de formação do órgão Legislativo, buscamos, principalmente, desenhar o campo político carioca e acompanhar a discussão historiográfica sobre o papel do Conselho Municipal no início da Primeira República. No segundo, o enfoque se direcionou para um olhar sobre as especificidades do “ser” intendente, esboçamos nesse momento um perfil dos atores políticos que compunham o Legislativo local na década de 1920. No terceiro, e último, primeiramente, analisamos a produção legislativa do Conselho, atentando para suas características no período e posteriormente, avaliamos a relação entre os intendentes municipais e uma parcela específica da população carioca: os funcionários municipais. A idéia básica do trabalho, é a de que os atores políticos presentes no Conselho, na segunda década do século XX, desempenharam ativamente os seus papéis, evidenciando de um lado a atenção dada por eles às demandas da cidade, e de outro a frequente preocupação em formar ou manter redes de clientela.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/554
Aparece nas coleções:Monografias do Curso de Licenciatura em História - IM

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Thais Lopes 2010.pdf1.14 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.