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Tipo do documento: TCC
Título: A composição da paisagem sonora do Rio de Janeiro e o surgimento do choro a partir do ambiente acústico-musical da Corte: uma análise histórica
Autor(es): Cunha, Péricles de Morais
Orientador(a): Barros, José Costa D’Assunção
Membro da banca: Barros, José Costa D’Assunção;Lazzari, Alexandre;Azevedo, Patrícia Bastos de
Palavras-chave: Choro (Música);Música popular - Brasil
Data do documento: 2014
Citação: CUNHA, Péricles de Morais. A composição da paisagem sonora do Rio de Janeiro e o surgimento do choro a partir do ambiente acústico-musical da Corte: uma análise histórica. 2014. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História)–Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2014.
Resumo: O nascimento do choro como a primeira música popular urbana do Brasil, por volta da década de 1870, dá-se devido à combinação entre as danças europeias e a influência africana aliada aos estilos e sotaques próprios dos músicos populares do Rio de Janeiro. As várias transformações ocorridas na cidade e a formação de uma paisagem sonora própria forneceram uma série de elementos, presentes no ambiente acústico-musical carioca, importante para a elaboração espontânea de uma nova forma de tocar do músico popular que atuava durante o período marcado pelo segundo reinado do Império brasileiro. Inconscientemente, foram incorporadas às práticas musicais daquele período novas sonoridades provenientes da música estrangeira vinda da Europa, difundida pelas partituras e tocada ao piano, e do ritmo peculiar da percussão herdada da África, típico de rituais religiosos e outras festividades, presentes no espaço urbano. Esta monografia pretende refletir sobre a formação dessa nova modalidade de música, e sobre o ambiente histórico-social e musical que a gerou.
Abstract: The born and development of the Choro as the first urban popular music of Brazil, around the 1870s, takes place due to the confluence between european and african dances influence combined with the own styles and accents of the popular musicians from Rio de Janeiro. The various transformations in the city, and the formation of a specifical soundscape, provided a whole of elements present in the Rio-acoustic musical environment, which was important for the spontaneous development of the new way of play of the popular musician who acted during the period marked by the second reign of the Brazilian Empire. Unconsciously, there were incorporated into the musical practices of that period the new sounds from foreign music coming from Europe, spread by the system of sheet music and by the practice of playing piano, and was finally combined with the peculiar rhythm of percussion inherited from Africa, typical of religious rituals and other festivities common in urban space. This paper aims to reflect on the formation of this new type of music, and on the historical, social and musical environment of the Choro.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/76
Aparece nas coleções:Monografias do Curso de Licenciatura em História - IM

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