Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/8734
Tipo do documento: Article
Título: O espírito do capitalismo na ocupação dos cerrados brasileiros nos estados da Bahia e do Piauí
Otros títulos: The spirit of capitalism in the occupation of Brazilian cerrados in state of Bahia and Piauí
Autor: Santos, Clóvis Caribé
Palabras clave: Espaço;Cerrados;Modernização;Agricultura;Fronteira agrícola;Ação social
Fecha de publicación: 30-dic-2015
Editorial: CEGOT
Citación: SANTOS, C. C. O espírito do capitalismo na ocupação dos cerrados brasileiros nos estados da Bahia e do Piauí. Revista de geografia e ordenamento do território, v. 8, p. 229-253, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.17127/got/2015.8.012. Disponível em: http://cegot.org/ojs/index.php/GOT/article/view/2015.08.012
Resumen: Esse artigo analisa as transformações econômicas, sociais e políticas ocorridas nos Cerrados dos Estados da Bahia e do Piauí, a partir do final da década de 1970, com o recente processo de ocupação dos seus territórios, na implantação de uma moderna agricultura com a produção de grãos no Brasil. Processo de pujante expansão da fronteira agrícola que incorporou áreas localizadas nos dois Estados e está inserido em uma perspectiva global, de fluxos traçados pelas principais corporações multinacionais (tradings) vinculadas ao agronegócio. Discute-se regularidades, mostra deslocamentos e transformações, assim como tenta explicitar as determinações mais gerais que regeram os dois fenômenos, partindo do conjunto de ideias de Max Weber, apresentando uma compreensão e interpretação do que ocorreu nos dois territórios como uma ação social.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/8734
ISSN: 21821267
Aparece en las colecciones:Publicações do GEMAP

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.