Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/8865
Tipo do documento: Article
Título: A economia imaginada do capitalismo agrário brasileiro: notas de pesquisa
Título(s) alternativo(s): The immagined economy of Brazilian agrarian capitalism: research notes
La economia imaginada del capitalismo agrario brasileño: notas de pesquisa
Autor(es): Silva, Felipe Maia Guimarães da
Palavras-chave: Agronegócio;Questão agrária;Modernização;Pensamento econômico;Agribusiness;Agrarian question;Modernization;Economic thought;Agronegocio;Questión agrária;Modernización;Pensamiento económico
Data do documento: 16-Dez-2015
Editor: PPGCS/UFJF
Citação: SILVA, F. M. G. A economia imaginada do capitalismo agrário brasileiro: notas de pesquisa. Teoria e Cultura, v. 10, n. 2, p. 93-105, 2015. disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/TeoriaeCultura/article/view/12256:
Resumo: Neste artigo procuramos argumentar que a formação do “agronegócio” brasileiro contou com uma forte atividade intelectual em sua origem, foi assim dependente de uma economia imaginada que forneceu o aparato cognitivo necessário para a coordenação das práticas e sua institucionalização. Mais do que descrever a realidade, a teoria econômica produz performativamente a economia real, num jogo de interações e lutas entre atores, ideias e redes técnicas e institucionais. Embora comporte certa heterogeneidade, as práticas e políticas que interferiram nas transformações no mundo rural brasileiro entre as décadas de 1960 e 1980 estiveram relacionadas à hegemonia de uma economia imaginada, que interpretou a questão agrária como um problema de modernização da base técnica da agricultura e identificou a grande propriedade como espaço ideal para a realização de um ideal industrial de produção agrícola, em lugar de interpretações concorrentes que tendiam a ver na estrutura agrária um obstáculo para a modernização e preferiam soluções reformistas. Sugerimos também que há linhas importantes de continuidade entre este imaginário e a emergência do “agribusiness” nos anos 1990, embora visto em contexto político distinto, marcado pela redemocratização, o que implica na reconfiguração das relações estado – sociedade e em maior heterogeneidade institucional.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/8865
ISSN: 2318-101x
Aparece nas coleções:Publicações do GEMAP

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A economia imaginada do capitalismo agrário brasileiro_notas de pesquisa.pdf316.27 kBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.