Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9466
Tipo do documento: | Tese |
Título: | A territorialização da ação pública: de traduções e de controvérsias na análise do Plano Brasil Sem Miséria Rural no norte do estado de Minas Gerais |
Otros títulos: | La territorialisation de l’action pubique : les traductions e les controverses dans l’analyse du Plan Brésil Sans Misère Rurale dans le nord d’État de Minas Gerais |
Autor: | Pacífico, Daniela Aparecida |
Orientador(a): | Delgado, Nelson Giordano |
Primeiro membro da banca: | Delgado, Nelson Giordano |
Segundo membro da banca: | Barbosa, Rômulo Soares |
Terceiro membro da banca: | Schröder, Mônica |
Quarto membro da banca: | Leite, Sérgio Pereira |
Quinto membro da banca: | Martins, Karina Yoshie |
Palabras clave: | politique publique;vulgarisation rural;pauvreté rurale;;développement rural;políticas públicas;extensão rural;pobreza rural;desenvolvimento rural |
Área(s) do CNPq: | Sociologia |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 7-oct-2016 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade |
Citación: | PACÍFICO, Daniela Aparecida. A territorialização da ação pública: de traduções e de controvérsias na análise do plano Brasil sem miséria rural no norte do estado de Minas Gerais. 2016. 283 f. Tese (Doutorado de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro - RJ, 2016. |
Resumen: | O objetivo desta pesquisa é o de analisar o processo de implementação do Plano Brasil Sem Miséria Rural para compreender a territorialização da ação pública no norte do estado de Minas Gerais, Semiárido brasileiro, no período 2011-2015. Para tal, apresenta-se uma cartografia social e territorial dos envolvidos com a implementação do Plano, reflete-se sobre a noção de território e territorialização, analisa-se os elementos programados e discricionários da política pública em questão, e elabora-se uma definição de territorialização dando ênfase à carga de agência dos atores sociais do território no processo de implementação. O Plano Brasil Sem Miséria Rural conjuga ações públicas governamentais em torno do enfrentamento da pobreza rural no Brasil e foi criado no bojo da ampliação de direitos sociais. Para sua implementação no Norte de Minas são mobilizados grupos sociais – geraizeiros, caatingueiros, indígenas, quilombolas e vazanteiros, o público – movimentos sociais, instituições governamentais, gestores públicos, organizações da sociedade civil, leis, decretos, Chamada pública de assistência técnica e extensão rural, declaração de aptidão ao Pronaf, sistemas de gestão, projeto produtivo e de suporte tecnológico, o ambiente do Gerais e a água, que, entre traduções dos instrumentos da ação pública e controvérsias sociotécnicas, disputam a implementação da política pública. Apoiando-se nas abordagens teóricas de Callon (2003; 1984; 1981), Callon, Lascoumes e Barthe (2001); Latour (1994; 2003), Lascoumes e Le Galès (2009; 2012) e Leite et al (2010), é proposta uma definição de territorialização da ação pública, a partir do (e para o) caso do Norte de Minas, percebendo-a como uma categoria híbrida, considerando o público do Plano e os atores não humanos em relação na rede sociotécnica, com o objetivo de carregá-la de agência por meio de modos de ação, de identidades de ação e de formas de objetivação do real. A partir da pesquisa de campo realizada de setembro de 2013 a abril de 2015, por meio de entrevistas, diário de campo, observações e registros fotográficos, discutem-se as distintas apropriações e traduções dos atores (CALLON, 2003), nos quais são reveladoras de posições e controvérsias em torno da ciência e da técnica. Portanto, para chegar a uma definição de territorialização, analisam-se os atores envolvidos e os recursos que eles dispõem como forma de caracterizar as configurações locais, isto é, os sistemas locais de ação pública junto à sua história de interações e compromissos, uma vez que estes elementos revelam o fenômeno de coprodução da ação pública. Conclui-se que a implementação do Plano Brasil Sem Miséria Rural, no Norte de Minas, é uma territorialização da ação pública na qual fica evidente que há mais atores, projetos e objetivos do que a política pública tem considerado. Ao evidenciar os meandros da implementação, afirma-se ainda que os processos de desconcentração administrativa, de descentralização política, de democratização de espaços de formulação e reformulação de políticas públicas, articulados aos sistemas locais de ação (as instituições, os parceiros, a organização da atuação, o público, a apropriação e a tradução dos instrumentos e as controvérsias sociotécnicas) caracterizam o fenômeno da coprodução da ação pública no Norte de Minas e estão na gênese da territorialização. |
Abstract: | L'objectif de cette recherche est d'analyser le processus du Plan Brésil Sans Misère Rurale pour comprendre la territorialisation de l'action publique dans le nord d'État de Minas Gerais, la région semi-aride du Brésil dans la période 2011-2015. À cette fin, nous présentons une cartographie sociale et territoriale impliqué dans la mise en œuvre du Plan pour réfléchit sur la notion de territoire et territorialisation, sur les éléments de la politique publique en question a partir des element programmée et discrétionnaires, et établit une définition de territorialisation soulignant l'agence des acteurs sociaux du territoire dans le processus de mise en œuvre. Le Plan Brésil Sans Misère Rurale combine des actions publiques autour du visage de la pauvreté rurale au Brésil et a été créé à la suite de l'expansion des droits sociaux au pays. Pour la mise en œuvre dans le Nord du Minas Gerais sont mobilisés des groupes sociaux - geraizeiros, caatingueiros, indigène, quilombolas - mouvements sociaux, des institutions gouvernementales, les gestionnaires publics, des organisations de la société civile, les lois, la vulgarisation rural, les documents que se référant à PRONAF, les systèmes de gestion, le projet productif et le projet de soutien technologique, l'environnement du Gerais, et l'eau, qui, parmi les traductions des instruments d'action publique et les controverses socio-techniques, cherchent à prendre la mise en œuvre de la politique publique. Dessin sur les approches théoriques de Callon (2003; 1984; 1981), Callon, Lascoumes et Barthe (2001); Latour (1994, 2003), Le Galès Lascoumes (2009; 2012) et Leite et al (2010), il propose une définition de territorialisation de l'action publique, à partir de (et pour le) nord de Minas Gerais, percevant comme une catégorie hybride, compte tenu du régime public et les acteurs non-humains en ce qui concerne le réseau socio-technique, afin de mener à son agence à travers des modes d'action, des identités d'action et les formes de objectivation du réelle. De la recherche de terrain menée depuis de Septembre 2013 à Avril 2015, à travers des interviews, des observations et des enregistrement photographique discutant des différents traductions des acteurs (Callon, 2003), qui sont révélateurs des positions et controverses autour de la sciences et de la technique. Par conséquent, pour arriver à une définition de territorialisation, analyse les acteurs concernés et les ressources dont ils disposent afin de caractériser les paramètres locaux, à savoir, les systèmes d'action publique locale avec son histoire des interactions et des engagements, une fois que cela implique le phénomène de co-production l'action publique. Il a été conclu que la mise en œuvre du Plan Brésil Sans Misère Rurale dans le nord de Minas Gerais est une territorialisation de l’action publique dans laquelle il est clair qu'il ya plus d'acteurs, les projets et les objectifs que la politique publique est considérée. Pour mettre en évidence la complexité de la mise en œuvre, il est précisé que le processus de décentralisation administrative, la décentralisation politique, des espaces de formulation de démocratisation et de reformulation des politiques publiques, articulé aux systèmes locaux d'action publique (institutions, partenaires, l'organisation, le publique cible, l’appropriation et la traduction des instrument, et des controverses socio-techniques) caractérisent le phénomène de la coproduction de l’action publique dans le nord de Minas Gerais et sont la genèse de territorialisation. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9466 |
Aparece en las colecciones: | Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016 - Daniela Aparecida Pacifico.pdf | Documento principal | 6.05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.