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Tipo do documento: Dissertação
Título: Aliança entre movimento ambientalista e de consumidores: o caso da “Campanha por um Brasil Livre de Transgênicos”
Título(s) alternativo(s): Alliance between environmental and consumer movement: the case of "Campaign for a Brazil Free of Transgenics"
Autor(es): Freitas, Amaury de Barros
Orientador(a): Portilho, Maria de Fátima Ferreira
Primeiro membro da banca: Schmitt, Cláudia Job
Segundo membro da banca: Pessanha, Lavínia Davis Rangel
Palavras-chave: Movimentos sociais;Transgênicos;Mercados;Social movements;GMOs;Markets
Área(s) do CNPq: Sociologia
Idioma: por
Data do documento: 14-Out-2011
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade
Citação: FREITAS, Amaury de Barros. Aliança entre movimento ambientalista e de consumidores: o caso da “Campanha por um Brasil Livre de Transgênicos”. 2011. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2011.
Resumo: Ao analisar a trajetória da aliança entre os movimentos ambientalistas e de consumidores na Campanha por um Brasil Livre de Transgênicos, representados neste trabalho, respectivamente, por Greenpeace e Idec, pudemos identificá-la enquanto um cenário para a reconstrução dos discursos sobre consumo e meio ambiente. A partir desta aproximação, promovemos uma reflexão sobre o surgimento de novas sociabilidades e utopias entre os movimentos sociais em torno da questão ambiental e das novas estratégias utilizadas pelos atores frente às possibilidades de ação política via mercado. Ilustrando a tendência de uma aproximação cada vez maior entre as agendas dos movimentos ambientalistas e de defesa dos direitos dos consumidores, a Campanha se demonstrou ser um objeto privilegiado para a observação de um repertório inovador de ações políticas, forjado sob um novo arranjo de forças sociais.
Abstract: By analyzing the trajectory of the alliance between environmentalists and consumers in the Campaign for a Transgenic-Free Brazil, represented in this research, respectively, by Greenpeace and Idec, we identified it as a backdrop for the reconstruction of discourses on consumption and environment. From this approach, we promote a reflection on the emergence of new social utopias and social movements from around the environmental issue and the new strategies used by the actors face the possibilities of political action through the market. Illustrating the trend of a growing rapprochement between the agendas of environmentalists and consumer rights movement, the Campaign has proved to be a privileged object for the observation of a new set of practices forged under a new arrangement of social forces.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9469
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade

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