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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9498
Tipo do documento: | Tese |
Title: | Desenvolvimento rural: territórios e redes |
Authors: | Guimarães, Marcelo Duncan Alencar |
Orientador(a): | Romano, Jorge Osvaldo |
Primeiro membro da banca: | Romano, Jorge Osvaldo |
Segundo membro da banca: | Amâncio, Cristhiane Oliveira da Graça |
Terceiro membro da banca: | Mattei, Lauro Francisco |
Quarto membro da banca: | Delgado, Nelson Giordano |
Quinto membro da banca: | Flexor, Georges Gérard |
Keywords: | Brasil;políticas públicas;desenvolvimento rural;territórios rurais;Brazil;public policies;rural development;rural territories;desarrollo rural;territorios rurales;Brésil;politiques publiques;developement rural;territoire rural |
Área(s) do CNPq: | Administração |
Idioma: | por |
Issue Date: | 21-Jun-2013 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade |
Citation: | GUIMARÃES, Marcelo Duncan Alencar. Desenvolvimento rural: territórios e redes. 2013. 275 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Seropédica, 2013. |
Abstract: | A década de 80 trouxe algumas importantes novidades para a sociedade ocidental: a doutrina neoliberal avançou para tornar se hegemônica e reduzir a influência das ideias do estado do bem estar social e das políticas de inspiração keynesiana, anunciando a globalização das economias e as necessárias reformas que ajustassem os Estados nacionais às determinações do “Consenso de Washington”. Na América latina as reformas provocaram o aprofundamento da crise social e econômica, reduzindo empregos, aumentando a pobreza e as desigualdades sociais e regionais. No Brasil o gradual encerramento do longo período de exceção institucional e o começo da reconstrução democrática possibilitaram o fortalecimento das organizações sociais e o renascimento da esperança para novas conquistas. Com isso diversas reivindicações tomaram forma de políticas públicas sendo que, no âmbito do desenvolvimento rural, além da continuidade do processo de “modernização”, iniciaram se movimentos para fortalecer categorias sociais excluídas, como os agricultores familiares e os trabalhadores rurais sem terra. Foi então possível discutir se o sentido tomado pelo “desenvolvimento rural” e as mudanças que deveriam ocorrem nas políticas públicas deste setor. Também a questão ambiental foi ressaltada, especialmente depois da conferência da Cúpula da Terra (Rio Eco 92) que lançou a questão da “sustentabilidade” na agenda política mundial. Durante a década seguinte os efeitos sociais do modelo neoliberal se fizeram sentir plenamente, ensejando críticas e o surgimento de propostas com visões que alteravam o foco das políticas existentes, reivindicando maior atenção com os aspectos humanistas, democráticos e participativos das políticas públicas. No Brasil se discutiam formas de melhorar a efetividade de políticas públicas que promovessem mudanças na gestão pública, na economia e nas condições de vida da população, com a redução substancial da pobreza e das desigualdades sociais e regionais. A elaboração de uma proposta de política de desenvolvimento rural sustentável se colocou como uma tarefa do governo brasileiro, tendo sido iniciada no limiar do século XXI, mas essa discussão não chegou a ser concretizada, ultrapassou o mandato do governo socialdemocrata, passando como desafio ao governo seguinte por inspiração de organizações sociais que haviam conhecido as propostas elaboradas anteriormente. Uma nova linha conceitual foi elaborada para o desenvolvimento rural, agora referido espacialmente na figura do “território”, desenvolvendo um profícuo diálogo com as instâncias acadêmicas, governamentais e da sociedade civil, chegando a uma proposta aprovada em um ciclo de conferências, que atualmente tramita no Congresso. O presente trabalho visa refletir sobre este processo em que se deu a construção dessa nova proposta de política pública e sistematizar as experiências do autor e de outros atores durante a fase de elaboração e de execução do programa e suas prováveis consequências para o avanço nos conhecimentos sobre a gestão de políticas públicas de desenvolvimento rural. |
Abstract: | The 80’ brought some important news for Western society: the neoliberal doctrine advanced to become hegemonic and reduce the influence of the ideas of social welfare and Keynesian-inspired policies, advertising the globalization of economies and the necessary reforms that set the national States to the determinations of the "Washington consensus". In Latin America the reforms led to the deepening social and economic crisis, reducing jobs, increasing poverty and social and regional inequalities. In Brazil the gradual closure of the long period of institutional exception and the beginning of democratic reconstruction allowed the strengthening of social organizations and the rebirth of hope for new achievements. With this various claims took the form of public policies and, in the context of rural development, as well as the continuity of the process of "modernization", began moves to strengthen social excluded categories, such as family farmers and landless workers. It was then possible to discuss the direction taken by the "rural development" and changes that should occur in public policies in this sector. Also the environmental issue was highlighted, particularly after the Earth Summit Conference (Rio Eco 92) which launched the issue of "sustainability" in the world political agenda. During the following decade the social effects of the neoliberal model if fully felt, allowing criticism and the emergence of proposals with visions that change the focus of existing policies, claiming more attention with the humanist, democratic and participatory aspects of public policies. In Brazil if discussed ways to improve the effectiveness of public policies that promote changes in public administration, economy and the living conditions of the population, with the substantial reduction of poverty and social and regional inequalities. The preparation of a proposal for a sustainable rural development policy if posed as a task of the Brazilian Government, having begun at the dawn of the 21st century, but this discussion did not come to fruition, has exceeded the mandate of the social democratic Government, passing as a challenge to the Government following by inspiration of social organizations who had known the proposals drawn up previously. A new conceptual line was drawn up for rural development, now referred to spatially in the figure of "territory", developing a fruitful dialogue with the academic, governmental bodies and civil society, a proposal adopted at a series of conferences, which currently is going through Congress. The present work aims to reflect on this process which gave the construction of new public policy proposal and systematize the experiences of the author and other actors during the drafting and implementation of the program and its likely consequences for the advancement in knowledge on the management of public policies for rural development. Los 80 trajo una noticia importante para la sociedad occidental: la doctrina neoliberal avanzada para convertirse en hegemónico y reducir la influencia de las ideas de bienestar social y políticas de inspiración keynesiana, publicidad de la globalización de las economías y las reformas necesarias que los Estados nacionales a las determinaciones del "consenso de Washington". En América Latina las reformas condujeron a la profunda crisis social y económica, reducción de empleos, aumento de la pobreza y las desigualdades sociales y regionales. En Brasil el cierre gradual del largo período de excepción institucional y el comienzo de la reconstrucción democrática permitió el fortalecimiento de las organizaciones sociales y el renacimiento de la esperanza para nuevos logros. Con esto varios reclamos tomaron la forma de las políticas públicas y, en el contexto del desarrollo rural, así como la continuidad del proceso de "modernización", comenzaron a movimientos para fortalecer las categorías excluidas sociales, tales como agricultores familiares y los trabajadores sin tierra. Entonces fue posible discutir la dirección tomada por el "desarrollo rural" y los cambios que deben ocurrir en las políticas públicas en este sector. También se destacó el tema ambiental, particularmente después de la tierra Conferencia Cumbre (Rio Eco 92) que lanzó el tema de la "sostenibilidad" en la agenda política mundial. Durante la década siguiente se sintieron los efectos sociales del modelo neoliberal si completamente, permitiendo la crítica y la aparición de propuestas con visiones cambio el enfoque de las políticas existentes, reclama más atención a los aspectos humanistas, democráticos y participativos de políticas públicas. En Brasil si discutieron formas para mejorar la eficacia de las políticas públicas que promueven cambios en la administración pública, economía y las condiciones de vida de la población, con la sustancial reducción de la pobreza y las desigualdades sociales y regionales. La preparación de una propuesta para una política de desarrollo rural sostenible si se plantea como una tarea del gobierno brasileño, habiendo comenzado en los albores del siglo XXI, pero esta discusión no llegó a buen término, ha excedido el mandato del gobierno socialdemócrata, pasando como un desafío para el siguiente gobierno por inspiración de las organizaciones sociales que habían conocido las propuestas formuladas previamente. Se elaboró una nueva línea conceptual para el desarrollo rural, que ahora se refiere a espacialmente en la figura del "territorio", desarrollando un diálogo fructífero con los cuerpos académicos, gubernamentales y la sociedad civil, una propuesta aprobada en una serie de conferencias, que actualmente está pasando por el Congreso. El presente trabajo pretende reflexionar sobre este proceso que se dio a la construcción de la nueva propuesta de política pública y sistematizar las experiencias del autor y otros actores durante la elaboración y ejecución del programa y sus probables consecuencias para el avance en el conocimiento sobre la gestión de políticas públicas para el desarrollo rural. Le 80 a apporté quelques nouvelles importantes pour la société occidentale : la doctrine néolibérale avancée à devenir hégémonique et réduire l'influence des idées de bien-être social et les politiques d'inspiration keynésienne, la mondialisation des économies et des réformes nécessaires qui défini les États nationaux sur les décisions du « consensus de Washington » de publicité. En Amérique latine, les réformes a conduit à la crise économique et sociale, réduction des emplois, accroître la pauvreté et les inégalités sociales et régionales. Au Brésil, la fermeture progressive de la longue période d'exception institutionnelle et le début de la reconstruction démocratique a permis le renforcement des organisations sociales et de la Renaissance de l'espoir pour de nouvelles réalisations. Avec cette diverses revendications ont pris la forme de politiques publiques et, dans le cadre du développement rural, ainsi que la continuité du processus de «modernisation», a commencé à se déplace pour renforcer les catégories exclues sociales, telles que les exploitations agricoles familiales et les travailleurs sans terre. Il est alors possible de discuter de l'orientation prise par le « développement rural » et les changements qui devraient se produire dans les politiques publiques dans ce secteur. Aussi la question environnementale a été soulignée, en particulier après la terre Conférence au sommet (Rio Eco 92) qui a lancé la question de la « durabilité » dans l'agenda politique mondial. Au cours de la décennie suivante les effets sociaux du modèle néolibéral si pleinement ressenti, permettant à la critique et l'émergence de propositions avec les visions de ce changement, la mise au point des politiques existantes, réclamant plus d'attention aux aspects humanistes et démocratiques et participatives des politiques publiques. Au Brésil si ont discuté des moyens d'améliorer l'efficacité des politiques publiques qui favorisent les changements dans l'administration publique, l'économie et les conditions de vie de la population, avec l'importante réduction de la pauvreté et les inégalités sociales et régionales. La préparation d'une proposition pour une politique de développement rural durable si posé comme une tâche du gouvernement brésilien, après avoir commencé à l'aube du XXIe siècle, mais cette discussion n'est pas venu à maturité, a dépassé le mandat du gouvernement social-démocrate, en passant comme un défi à la suite de la gouvernement par l'inspiration d'organisations sociales qui avaient connu les propositions formulées précédemment. Une nouvelle ligne conceptuelle a été élaborée pour le développement rural, désormais dénommé spatialement dans la figure de «territoire», développer un dialogue fructueux avec les organismes universitaires, gouvernementaux et la société civile, une proposition adoptée à une série de conférences, qui actuellement est en passant par le Congrès. Le présent travail a pour objectif de réfléchir sur ce processus qui a donné à la construction de la nouvelle proposition de politiques publiques et systématiser les expériences de l'auteur et d'autres acteurs au cours de l'élaboration et la mise en oeuvre du programme et de ses conséquences probables pour l'avancement des connaissances sur la gestion des politiques publiques pour le développement rural. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9498 |
Appears in Collections: | Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade |
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