Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9520
Tipo do documento: | Tese |
Título: | O sabor agridoce da reforma agrária em Pernambuco: reflectindo sobre a experiência de Chico Mendes II e Nova Canaã em Tracunhaém, PE |
Autor(es): | Amâncio, Cristhiane Oliveira da Graça |
Orientador(a): | Delgado, Nelson Giordano |
Palavras-chave: | reflect-ação;educação popular;empoderamento;capital social;reflect-Action;social capital;empowerment;popular education |
Área(s) do CNPq: | Sociologia |
Idioma: | por |
Data do documento: | 19-Jul-2006 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade |
Citação: | AMÂNCIO, Cristhiane Oliveira da Graça. O sabor agridoce da reforma agrária em Pernambuco: reflectindo sobre a experiência de Chico Mendes II e Nova Canaã em Tracunhaém, PE. 2006. 158 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2006. |
Resumo: | Este trabalho visa estudar os efeitos que a abordagem Reflect-Action , difundida pelo Círculo Internacional Reflect-Ação (CIRAC), trouxeram para o empoderamento, criação e fortalecimento do capital social em duas comunidades rurais, fruto da reforma agrária, no município de Tracunhaém em Pernambuco. Nosso referencial teórico se fundamentou nas contribuições que a educação popular freireana trouxeram para a construção de metodologias de intervenção com base no empoderamento dos grupos, criação e fortalecimento do capital social. Considerando o mundo rural, suas particularidades e as profundas alterações que se observam no seu cotidiano, particularmente no contexto dos assentamentos de reforma agrária, procurou-se compreender as estratégias reproduzidas ou criadas pelos assentados para se inserirem de maneira mais sustentável nas relações com o Estado, com os mercados e com a sociedade civil. A pesquisa foi realizada com base em entrevistas semi-estruturadas, grupos focais e observação participante, realizadas durante o intervalo de dois anos. Pudemos concluir que grupos que constroem uma ação mais interativa entre as iniciativas de acompanhamento técnico-econômico e as de caráter educacional participativo tenderam a construir relações sociais de solidariedade, reciprocidade e confiança mais fortes, o que acarretou em expansão das condições de geração de capital social de forma significativa. A expansão destas habilidades e o desenvolvimento das capacidades dos sujeitos foram capazes de promover e aumentar o poder de barganha, contraposição e reivindicação destes grupos, com vistas ao desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental local de forma mais harmoniosa. |
Abstract: | This study aimed to study the effect that the "Reflect-Action" approach, spread out by the Círculo Internacional Reflect-Ação (CIRAC), brought for the empowerment, creation and strengthening of the social capital in two rural communities from the agrarian reform, in the county of Tracunhaém, state of Pernambuco. Our theoretical reference was based on the contributions that the Freireana popular education brought for the construction of methodologies of intervention based on the empowerment of the groups, creation and strengthening of the social capital. Considering the rural world, its particularities and the deep changes observed in its daily routine, particularly in the context of the settlements from the agrarian reform, we tried to understand the strategies reproduced or created by the settlers to insert themselves in a more sustainable way in the relationship with the State, markets, and the civil society. The research was carried out through half-structured interviews, focal groups, and participant observation conducted during a two years interval. We concluded that groups that built a more interactive action with the technical-economic initiatives of entourage and those of participative educational character tended to build social stronger relations of solidarity, reciprocity, and confidence, which resulting in a significant expansion of the conditions for generating social capital. The expansion of such abilities and the development of the individual capacities promoted and increased the bargaining power, contraposition and claim of these groups aiming a more harmonious economic, social, cultural, and environmental development. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9520 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2006 - Cristhiane Oliveira da Graça Amâncio.pdf | 1.82 MB | Adobe PDF | Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.