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Tipo do documento: Tese
Título: A criação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano e sua circunstância social e política
Otros títulos: The creation of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Goiás and its social and political circumstances
Autor: Faria, Cláudia Sousa Oriente de
Orientador(a): Santos, Raimundo Nonato
Primeiro membro da banca: Santos, Raimundo Nonato
Segundo membro da banca: Silva, Iraci Balbina Gonçalves
Terceiro membro da banca: Gonçales, Claudecir
Quarto membro da banca: Vasconcellos, Dora Vianna
Quinto membro da banca: Marinho, Ricardo José de Azevedo
Palabras clave: Educação profissional;Rede federal de educação profissional;Científica e tecnológica;Institutos federais;IF Goiano;Professional education;Federal network of professional;scientific and technological education;Federal institutes;IF Goiano
Área(s) do CNPq: Ciências Sociais
Idioma: por
Fecha de publicación: 23-abr-2020
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade
Citación: FARIA, Cláudia Sousa Oriente de. A criação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano e sua circunstância social e política. 2020. 300 f.Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2020.
Resumen: Esta pesquisa visou apresentar o período histórico de 1909 a 2010, no que tange as políticas de ensino voltadas à educação profissional no Brasil, com ênfase analítica nas gestões do governo Lula (2003 a 2010), quanto as suas filosofias e estratégias de desenvolvimento nessa modalidade de ensino e como elas impactaram o processo de organização dos institutos federais em Goiás, especificamente sobre a criação do IF Goiano. Os objetivos de caráter específico foram: 1) traçar o percurso histórico da educação profissional no Brasil de 1909 a 2010, verificando as causas e determinantes das transformações ocorridas nessa modalidade de ensino; 2) caracterizar o governo Lula (2003 a 2010), realizando análise da gestão, no que se refere as suas ideologias na promoção das políticas voltadas para a educação profissional no Brasil; 3) evidenciar como as políticas para a educação profissional do governo Lula impactaram o processo de organização dos institutos federais no Estado de Goiás; 4) identificar os sujeitos envolvidos no processo de criação/implantação do IF Goiano em Goiás e como se deu a participação dos mesmos nas decisões políticas, no estabelecimento das prioridades, na conformação geográfica da reitoria e os possíveis conflitos e tensões decorrentes do processo. Isso representou investigar a historicidade e a configuração da educação profissional em uma perspectiva de rupturas, de inovações, assim como em uma perspectiva de continuidade e de transformação de uma instituição escolar em outra, sejam elas em aspectos culturais, administrativos, geográficos, de gestão, de pessoal entre outros. A nova institucionalidade dada à Rede EPCT teve seu marco legal por meio da Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. É fato que as escolas integrantes da Rede EPCT tiveram uma trajetória dinâmica que transformaram muitas vidas ao longo de sua existência e ainda promovem transformações significativas. Para o desenvolvimento do estudo, foram utilizadas fontes de natureza qualitativa como: pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas com os gestores que estavam à frente das escolas que se uniram para formar o IF Goiano, são eles: os diretores-gerais dos Cefets de Rio Verde, de Urutaí e da EAF de Ceres; também foi feita entrevista com a representante política da bancada goiana, ocupante naquela ocasião, do cargo de senadora da República e com o secretário da Setec/MEC. Resgatar essa memória passada foi praticar um exercício de reflexão, foi uma maneira de preservá-la, fortalecê-la e compreender as diferenças e restrições de cada época. Da mesma forma, foi preciso olhar para os sujeitos que construíram essa história, quais as motivações políticas, sociais e econômicas determinantes de cada período. Outro fator importante e que também nos motivou ao trazer a discussão nesta pesquisa, sobre as mudanças ocorridas nos institutos federais para o contexto goiano, foi pelo fato de que até o presente momento, não existiam estudos com a temática e recorte investigados, esperandose assim, ter contribuído com o registro documental de uma história que ainda não havia sido escrita conforme o viés pretendido
Abstract: This research aimed to present the historical period from 1909 to 2010, regarding the teaching policies aimed at professional education in Brazil, with an analytical emphasis on the Lula administration (2003-2010), regarding its philosophies and development strategies in this modality. and how they impacted the process of organization of federal institutes in Goiás, specifically about the creation of IF Goiano. The specific objectives were: 1) to trace the historical course of professional education in Brazil from 1909 to 2010, verifying the causes and determinants of the transformations that occurred in this modality of education. teaching; 2) to characterize the Lula government (2003 to 2010), performing management analysis, regarding its ideologies in the promotion of policies aimed at professional education in Brazil; 3) highlight how the policies for professional education of the Lula government impacted the process of organization of federal institutes in the state of Goiás; 4) identify the subjects involved in the process of creation / implementation of the Goiano IF in Goiás and how they participated in the political decisions, the establishment of priorities, the geographical conformation of the rectory and the possible conflicts and tensions arising from the process. This meant investigating the historicity and configuration of vocational education from a perspective of disruption, innovation, as well as from the perspective of continuity and transformation of one school institution into another, whether cultural, administrative, geographical, management, of personnel among others. The new institutionality given to the EPCT Network had its legal framework through Law No. 11,892 of December 29, 2008. It is a fact that the schools of the EPCT Network today have had a dynamic trajectory that has transformed many lives throughout their existence and still promotes significant transformations. For the development of the study, qualitative sources were used, such as: bibliographic research, documentary and interviews with the managers who were leading the schools that joined to form IF Goiano, they are: the directors-general of the Cefets of Rio Verde Urutaí and EAF Ceres; an interview was also made with the political representative of the goiana bench, occupying at that time, the position of senator of the republic and with the secretary of Setec / MEC. Rescuing this past memory was to practice a reflection exercise, it was a way of preserving it, strengthening it and understanding the differences and restrictions of each era. Similarly, it was necessary to look at the subjects who built this story, which are the political, social and economic motivations that determine each period. Another important factor that also motivated us in bringing the discussion in this research, about the changes that occurred in the federal institutes to the Goian context, was the fact that until the present moment, there were no studies with the theme and clipping investigated, hoping thus, having contributed to the documentary record of a story that had not yet been written as intended
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9565
Aparece en las colecciones:Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade

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