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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9569
Tipo do documento: | Tese |
Title: | Cidade branca, Terreiros negros: territorialidades sociorreligiosas negras no município de Uberlândia/MG |
Authors: | Lima, Cristhian Dany de |
Orientador(a): | Lima, Eli de Fátima Napoleão de |
Primeiro membro da banca: | Lima, Eli de Fatima Napoleão de |
Segundo membro da banca: | Andriolli, Carmen Silvia |
Terceiro membro da banca: | Lerrer, Debora Franco |
Quarto membro da banca: | Lima, Pablo Luiz de Oliveira |
Quinto membro da banca: | Soares, Beatriz Ribeiro |
Keywords: | Cartografia Social;Continuum Civilizatório Afro-Brasileiro;Pós-Abolição;Segregação racial;Terreiros Negros;Social Cartography;African-Brazilian Civilizational Continuum;Post-Abolition;Racial Segregation;Black Terreiros;História |
Área(s) do CNPq: | Geografia |
Idioma: | por |
Issue Date: | 10-Sep-2021 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade |
Citation: | LIMA, Cristhian Dany de. Cidade branca, Terreiros negros: territorialidades sociorreligiosas negras no município de Uberlândia/MG. 2021. 643 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Abstract: | Esta tese procura refletir sobre as dinâmicas de localização que foram acionadas ao longo do processo de espacialização dos territórios sagrados construídos a partir dos Saberes, Práticas e Tecnologias Sociorreligiosas Afro-Brasileiras {Terreiros Negros) presentes e atuantes, no espaço administrativamente definido como urbano, no município de Uberlândia/MG. Para tanto foi realizado o mapeamento dos locais de cultos que se auto identificavam como Terreiros, o que permitiu georreferenciar 300 localizações de diferentes 'nações ritualísticas': Umbandas; Omolocô; Candomblés Ketu, Angola e Jeje; lfá; Kardecistas e locais de múltiplo pertencimento. A grandiosidade do número de Terreiros mapeados orientou o processo de pesquisa bibliográfica e histórico-documental. Procedeu-se assim à uma investigação acerca da configuração histórica daquele território urbano. Ao caracterizarmos os diferentes momentos históricos, a escala em que o mesmo era política e socialmente representado se alterava, inserindo novas alteridades em contato, com suas particulares itinerâncias e territorialidades. Nos contatos e relações que estabeleceram, diferentes formas de ocupação do território estiveram em relação produzindo sempre novas sínteses e contextos, que se mostraram indispensáveis para o entendimento tanto da origem da cidade, quanto de suas características atuais. No mesmo sentido, nos foi possível demonstrar que a existência de 300 Terreiros Negros no município de Uberlândia/MG, também seriam tocados por aqueles processos, ao mesmo tempo em que também atuariam na configuração territorial do município. De forma que suas existências e dinâmicas de localização (que incidem diretamente na definição de suas espacializações sobre a mancha urbana) resultariam tanto da intervenção do racismo estrutural (originário das tecnologias sociais e territoriais coloniais e continuamente atualizadas pelos sucessivos códigos de posturas e leis sobre uso e ocupação do solo, especulação imobiliária e expansão urbana); quanto de valores, saberes, práticas e tecnologias sociorreligiosas Afro-Brasileiras (a centralidade da natureza, o 'mercado' como valor civilizatório, a dimensão iniciática e a tecnologia do segredo, etc.). Demonstrou-se assim que, tanto o número de Terreiros existentes e suas respectivas localizações, quanto sua 'presença invisível' no tecido urbano, não podem ser compreendidas se não tomarmos em conta as múltiplas agências negras locais (expressas nos muitos Reinados e seus territórios, físicos e simbólicos). Consubstanciados em oito produtos cartográficos, pode-se constatar a generalidade da presença dos Terreiros por toda a cidade, concentrando-se prioritariamente no entorno dos cursos de rios, reservas e áreas verdes ainda existentes. Também se encontram mapeadas as redes de relações comerciais (artigos religiosos, bens, produtos e serviços) diretamente mobilizadas pelo conjunto do 'Povo de Santo'. Desta maneira, o trabalho conclui que apesar da vitalidade do racismo estrutural e de suas tecnologias segregacionistas, os 300 Terreiros Negros existentes no município de Uberlândia/MG (e suas respectivas localizações) só se tornam inteligíveis se levarmos em conta o conjunto de estratégias e tecnologias sociais Afro-Brasileiras, continuamente (re) criadas e acionadas pelo conjunto dos adeptos dos Saberes, Práticas e Tecnologias Sociorreligiosas Afro-Brasileiras. Suas (re) existências constituem uma expressão local da vitalidade do continuum civilizatório Afro-Brasileiro. |
Abstract: | This thesis aims to reflect on the process of spatialization of sacred territories built upon African-Brazilian socio-religious technologies, practices and knowledges acting within Uberlândia/MG municipality. lt was carried out the mapping of places of worship selfidentified as "Terreiros", which has allowed to georeferencing at least three hundred sites of different "ritualistic nations": Umbandas; Omolocô; Candomblés Ketu, Angola and Jeje; lfá; kardecists; and mixed cult places. The large number of mapped Terreiros has oriented the process of bibliographic and historical records' research, leading to the inquiry about the historie configuration of the urban area. Distinct historie times corresponded to new social and political environments, adding new othernesses in contact, each one with its peculiar trajectories and territorialities, whose understanding show to be indispensable to know as much the city's origin as its current features. Terreiros' dynamic of existence and localization have resulted from both structural racism in action (originated from colony's sacio-territorial technologies, historically updated by successive laws and regulations about settlements and use of land, real estate speculation, and urban expansion) and from African-Brazilian values, knowledges, practices and socio-religious technologies (nature's centrality, "market" as civilizational value, sacred initiation dimension, secrecy's ritual technology, etc.). Terreiros' invisible presence in urban landscape, its number and locations can not be fully comprehended if we don't take into account the variety of African-Brazilian "Reinados" and territories, in both material and symbolic dimensions. Set up in seven cartographic products, it reveals a wide presence of Terreiros all over the city, mainly located along river courses and natural reserves still existing. lt also mapped trade places related to religious congregations {"Povo de Santo"), to sell religious articles, goods and services. Therefore, despite the strength and endurance of structural racism and its segregationist effects, the three hundred Black Terreiros in Uberlândia/MG constitute a local expression of vitality and tenacity of AfricanBrazilian's civilizational continuum. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9569 |
Appears in Collections: | Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade |
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