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Tipo do documento: Tese
Título: Indicações geográficas e ações de marketing: um estudo sobre o Vale dos Vinhedos (Rio Grande do Sul - BR) e Luján de Cuyo (Mendoza/AR)
Otros títulos: Geographical indications and marketing actions: a study on Vale dos Vinhedos (Rio Grande do Sul - BR) and Luján de Cuyo (Mendoza/AR)
Indicaciones geográficas y acciones de marketing: un estudio sobre el Valle de los Viñedos (Rio Grande do Sul - BR) y Luján de Cuyo (Mendoza / AR)
Autor: Hatchuel, Elizabeth
Orientador(a): Guedes, Cezar Augusto Miranda
Primeiro membro da banca: Pinheiro, João Luís Alves
Segundo membro da banca: Oliveira, Alberto de
Terceiro membro da banca: Barros, Regina Cohen de
Quarto membro da banca: Zago, Camila Avosani
Palabras clave: Indicações Geográficas;Produção Vitivinícola;Inovação;Marketing;Comportamento do Consumidor;Geographical Indications;Wine production;Innovation;Marketing;Consumer behavior;Indicaciones geográficas;Viñedos;Denominaciones de Origen
Área(s) do CNPq: Ciência Política
Idioma: por
Fecha de publicación: 4-dic-2018
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária
Citación: HATCHUEL, Elizabeth. Indicações geográficas e ações de marketing: um estudo sobre o Vale dos Vinhedos (Rio Grande do Sul - BR) e Luján de Cuyo (Mendoza/AR). 2018. 168 f. Tese (Doutorado em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2018.
Resumen: A tese busca demonstrar a importância das ações de marketing para as Indicações Geográficas - IGs e a necessidade de que os atores envolvidos incorporem a ideia de gestão voltada para a criação de valor dos produtos. As Indicações Geográficas são reconhecidas na Europa desde o século XVIII, porém em meados do século XX ganharam destaque como instrumento de políticas públicas a fim de manter o homem no campo e proteger os produtos europeus. No Brasil as IGs são conceituadas como institutos da propriedade intelectual e dividem-se em Indicação de Procedência (IP) e Denominação de Origem (DO), já na Argentina dividem-se em Indicação Geográfica e Denominação de Origem com normas muito parecidas com as da União Europeia. Entretanto, o advento das IGs e em toda América do Sul é considerado muito recente, mesmo ganhando crescentemente destaque ao longo dos anos, com o aumento das exigências do mercado consumidor internacional. Atualmente o Brasil tem 69 produtos IGs, sendo 50 IPs e 19 DOs, sendo que dessas, 8 são estrangeiras. Ainda no que tange ao Brasil, o Vale dos Vinhedos a teve a primeira IG a ser reconhecida em 2002 como IP e a primeira DO em 2012. O Registro de Indicação Geográfica tem o papel de reconhecer a IG e desta forma protegê-la contra apropriação indevida do nome do território e falsificação de produtos; porém ele não é o único fator determinante para o sucesso de uma IG, dado o fato de que diversas IGs mesmo após o Registro encontram dificuldade na gestão de seus negócios e as fabricantes não conseguem explorar as inúmeras vantagens de possuir produtos com características tão especiais e relevantes como as ancoradas no próprio território. Diversos estudos sobre IGs consideram o vinho um caso à parte, pois o setor vitivinícola é uma referência de sucesso, que movimenta bilhões. Neste sentido, as IGs Vale dos Vinhedos e Luján de Cuyo podem servir como exemplo para as demais IGs, ao menos no setor vitivinícola, no que se refere às ações de marketing, pois Brasil e Argentina foram os países que se destacaram ao reafirmarem presença entre os maiores produtores e exportadores agropecuários do mundo sendo Vale dos Vinhedos e Lujan de Cujo regiões consideradas de excelência na produção de vinhos finos
Abstract: The thesis seeks to demonstrate the importance of marketing actions for Geographical Indications - GIs and the need for the actors involved to incorporate the idea of management aimed at creating value of products. Geographical Indications have been recognized in Europe since the eighteenth century, but in the mid-twentieth century they have gained prominence as an instrument of public policy in order to keep man on the field and protect European products. In Brazil, GIs are conceptualized as intellectual property institutes and are divided into Indication of Origin (IP) and Denomination of Origin (DO), already in Argentina they are divided into Geographical Indication and Denomination of Origin with standards very similar to those of European Union. However, the advent of GIs and throughout South America is considered to be very recent, even gaining increasing prominence over the years, with the increasing demands of the international consumer market. Currently, Brazil has 69 GI products, 50 IPs and 19 ODs, of which 8 are foreign. Also, with regard to Brazil, Vale dos Vinhedos had the first IG to be recognized in 2002 as IP and the first OD in 2012. The Geographical Indication Registry has the role of recognizing the GI and thus protecting it against misappropriation of the name of the territory and falsification of products; but it is not the only determining factor for the success of a GI given the fact that several GIs even after registration find it difficult to manage their business and manufacturers can not exploit the innumerable advantages of having products with such special characteristics and such as those anchored in the territory itself. Several studies on GIs consider wine a case in point, since the wine sector is a successful reference, which moves billions. In this sense, the Vale dos Vinhedos and Luján de Cuyo IGs can serve as an example for the other GIs, at least in the wine sector, regarding marketing actions, since Brazil and Argentina were the countries that stood out in reaffirming their presence among the world's largest agricultural producers and exporters being Vale dos Vinhedos and Lujan de Cujo are its most prominent regions.
Esta investigación parte de la indagación acerca de las acciones estratégicas de marketing y políticas públicas dirigidas al establecimiento del valor de los productos con sello Registro de Indicación Geográfica. Y tiene como objetivo principal investigar los Factores de Sostenibilidad y Valor de las Indicaciones Geográficas a partir del estudio multicaso entre la IG Vale dos Vinhedos en el Estado de Rio Grande do Sul / BR y la IG Lujan de Cuyo en la Provincia de Mendoza / AR. Se pretende también analizar el contexto vivenciado por las IGs en Brasil y Argentina en el sector vitivinícola, verificando la relación entre la Gestión de Marketing y las Políticas Públicas (presencia del Estado) a fin de alcanzar valorización, aumento de la reputación y del valor intrínseco a la identidad de dichos productos. Para ello, se analizarán los principales aspectos conceptuales pertinentes a las IG, examinando sus especies, histórico, entre otras informaciones, identificando las principales dificultades en relación a la obtención de retorno financiero resultante del valor agregado vía registro. La principal hipótesis es que las Políticas Públicas articuladas con la Gestión de Marketing son suficientes para agregar valor a los productos IGs, para hacer que las IGs autosustentadas en términos de rentabilidad, valor y diferenciación para los clientes frente a las innovaciones y productos estandardizados del mercado (Existen los factores que contribuyen a la sostenibilidad y agregan valor a los productos IG, proporcionando el aumento de su competitividad y el retorno de las inversiones para los productores rurales, a través del estudio multicaso de las IGs Vale dos Viñedos y Lujan de Cuyo).
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9864
Aparece en las colecciones:Doutorado em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária

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