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Tipo do documento: Dissertação
Title: E o índio, tem vez? Narrativas indígenas sobre a I Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena (CONEEI)
Other Titles: ¿Y el indio, tiene tiempo? narrativas indígenas sobre la I Conferencia Nacional de Educación Escolar Indígena (CONEEI)
Authors: Diaz, Mariane Del Carmen da Costa
Orientador(a): Monteiro, Aloisio Jorge de Jesus
Primeiro membro da banca: Gouvêa, Fernando César Ferreira
Segundo membro da banca: Kauss, Vera Lucia Teixeira
Terceiro membro da banca: Silva, Roberta Maria Lobo da
Keywords: educação escolar indígena;política educacional;participação;movimento indígena;educación indígena;la política educativa;la participación;el movimiento indígena
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 8-Aug-2013
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: DIAZ, Mariane Del Carmen da Costa. E o índio, tem vez? narrativas indígenas sobre a I Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena (CONEEI). 2013. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013.
Abstract: A presente investigação de mestrado tem como objetivo identificar parte da trajetória e a participação do movimento indígena na I Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena (CONEEI) através de suas histórias, memórias e narrativas. No atual contexto, a referida conferência pode ser considerada um marco histórico por garantir, pela primeira vez, a possibilidade de participação de todas as etnias presentes no Brasil e atingir quase que a totalidade dessas. A Conferência é pioneira também por ter possibilitado um espaço de caráter nacional para discutir e refletir sobre as políticas e objetivos dessa educação específica. Nesse sentido, a CONEEI pode ser interpretada e compreendida também como um direcionamento para a reafirmação desses povos por suas lutas e respeito às suas diferenças e particularidades na medida em que disponibiliza espaço para que os envolvidos analisem, reflitam suas situações e tracem suas perspectivas. O recorte da pesquisa deu-se na Região Sul (Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) a partir do Decreto Nº 6.861 de 27 de maio de 2009 que dispõe sobre a Educação Escolar Indígena, criando os Territórios Etnoeducacionais. A pesquisa é qualitativa e tem sua metodologia amparada pela história oral e pela narrativa em uma perspectiva Benjaminiana, no sentido de revelar uma história (narrativas indígenas) para além da oficial (documentos oficiais da CONEEI), apropriando-se também do conceito de memória e perpassando pela Antropologia no que tange à pesquisa de campo, utilizando-se entrevistas e diário de campo. A partir das narrativas das lideranças indígenas da região Sul é possível conhecer uma versão da conferência sob a ótica desses participantes, sendo destacados principalmente a nova organização de política educacional para educação escolar indígena (Territórios etnoeducacionais), as dificuldades e entraves desse tipo de educação e o desejo de se tornarem os protagonistas de suas ações e projetos.
Abstract: Esta investigación de maestría tiene como objetivo identificar pieza de la trayectoria y la participación del movimiento indígena en el Primer Congreso Nacional de Educación Indígena (CONEEI) a través de sus historias, recuerdos y narraciones. En el contexto actual, esta conferencia puede ser considerada un hito para garantizar, en primer lugar, la posibilidad de participación de todos los grupos étnicos presentes en Brasil y llegar a casi todos ellos. La Conferencia es también pionera por haber permitido un espacio de carácter nacional para discutir y reflexionar sobre las políticas y objetivos de la educación específica. De ese modo, el CONEEI puede ser interpretada y entendida como un cambio hacia la reafirmación de esos pueblos por sus luchas y el respeto a sus diferencias y particularidades, ya que proporciona espacio a las partes interesadas para analizar, reflejar su situación y trazar sus perspectivas. El esquema de la investigación se llevó a cabo en el sur (Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina y Paraná) del Decreto N º 6861 del 27 de mayo de 2009, que establece la educación indígena, la creación de los Territorios Etnoeducacionales. La investigación es cualitativa y fija su metodología con el apoyo de la historia oral y la narrativa perspectiva de Benjamin, para revelar una historia (narraciones indígenas) más allá del oficial (documentos oficiales CONEEI), también apropiarse del concepto de memoria y penetrando a través de la antropología sobre el trabajo de campo mediante entrevistas y el diario de campo. A partir de los relatos de los líderes indígenas en el sur es posible conocer una versión de la conferencia desde la perspectiva de los participantes, destacándose principalmente la nueva organización de la política educativa para la educación indígena (Territorios Etnoeducacionales), las dificultades y los obstáculos de la educación específica y el deseo de convertirse en los protagonistas de sus actividades y proyectos.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9908
Appears in Collections:Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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