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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9919
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Narrativas de resistência e a formação de memórias docentes: da Inteireza de letramentos e de movimentos em linguagem decolonial da Licenciatura em Educação do Campo da UFRRJ |
Otros títulos: | Narratives of resistance and the formation of teachers' memories: of the Integrality of literacies and movements in decolonial language of the Degree in Education of the Field of UFRRJ |
Autor: | Paiva, Fabrícia Vellasquez |
Orientador(a): | Monteiro, Aloisio Jorge de Jesus |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, Luiz Fernandes de |
Segundo membro da banca: | Santos, Ramofly Bicalho dos |
Terceiro membro da banca: | Faceira, Lobélia da Silva |
Quarto membro da banca: | Oliveira, Inês Barbosa de |
Palabras clave: | Inteireza;Memória formativa;Letramento de (re)existência;Linguagem decolonial;Educação do Campo;Integrality;Formative memory;Literature of (re) existence;Decolonial language;Field Education |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 20-dic-2018 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu Instituto de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Citación: | PAIVA, Fabrícia Vellasquez. Narrativas de resistência e a formação de memórias docentes: da Inteireza de letramentos e de movimentos em linguagem decolonial da Licenciatura em Educação do Campo da UFRRJ. 2018. 220 f. Tese (Doutorado em Educação) - Instituto de Educação / Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro - RJ, 2018. |
Resumen: | A presente tese tem como objetivo principal o de buscar compreender os movimentos presentes nas memórias formativas docentes via linguagem; tendo, ainda, como objetivo específico, o de centralizar o entendimento na possível forma heterogênea de composição de escritos sobre a formação, que evidenciam marcas de identidade, a partir de um grupo de licenciandos da Educação do Campo. Nossa investigação foi realizada junto aos textos discursivos dos Cadernos Reflexivos, instrumentos produzidos pela primeira turma de estudantes do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), ao longo de sua formação na Universidade, entre 2010-2013. O levantamento bibliográfico contou com a pesquisa sobre duas categorias fundamentais: memória e linguagem, buscando referencial teórico-metodológico dos principais autores e estudos que também envolvessem identidade e letramento como conceitos-base relacionados aos elementos categóricos em função do objeto e do problema do estudo. Tomando como base as intervenções possíveis das Oficinas de Texto, ministradas por mim e que propiciou a coleta do material, permeadas na materialidade dos Cadernos, partimos do diálogo com a Teoria Semiolinguística para a análise da perspectiva linguageira com que as narratividades se apresentavam e expunham os sujeitos-históricos-de-linguagem produtores de sentido das autobiografias acadêmicas. Utilizando-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho participante, o estudo de caso de uma turma de um Curso em uma Universidade demonstrou marcas de resistência na relação entre práticas instituintes e instituídas pela composição própria e identitária de letramentos de (re)existência. Por meio de categorias próprias, entre memória e linguagem, inclusive na perspectiva dos novos letramentos/letramentos críticos, os resultados apontaram a representação de textos estéticos e próximos de outra (ou nova) possibilidade de letramento acadêmico, com a necessidade de se repensar as práticas de manifestação linguística na educação superior, sobretudo quanto aos letramentos de identificação – que também são de memória – desses sujeitos em formação. Para tanto, propõe, como contribuição principal, uma Teoria da Inteireza, em que os estudantes universitários possam buscar efetiva autoria de escrita e protagonismo de pensamento, por suas experiências e vivências pregressas inclusive. Contribui, por fim, para a urgência de cuidado e de validação desses movimentos em Linguagem diaspórica na perspectiva decolonial. |
Abstract: | The main purpose of this thesis is to understand the movements present in the teacher training memories through language; also having as a specific objective, to centralize the understanding in the possible heterogeneous form of writing composition on the formation, that evidences marks of identity, from a group of graduates of the Field Education. Our research was carried out together with the discursive texts of the Reflective Cadernos, instruments produced by the first group of students of the Course of Licenciatura in Field Education of the Federal Rural University of Rio de Janeiro (UFRRJ), during its formation in the University, between 2010- 2013, training period. The bibliographic survey relied on research on two key categories: memory and language, seeking theoretical and methodological reference of the main authors and studies that also involved identity and literacy as basic concepts related to the categorical elements in function of the object and the study problem. Taking as a basis the possible interventions of the Workshops of Text, given by me and that facilitated the collection of the material, permeated in the materiality of the Cadernos, we started from the dialogue with the Semiolinguistic Theory for the analysis of the linguistic perspective with which the narratives presented and exposed the subject-historical-of-language-producing sense of academic autobiographies. Using a qualitative, participatory research, the case study of a class in a university course showed signs of resistance in the relation of instituting practices and instituted by the own and identity composition of (re) existence literacies. Through their own categories, between memory and language, even in the perspective of the new critical literacies, the results pointed to the representation of aesthetic texts and close to another (or new) possibility of academic literacy, with the need to rethink the practices of linguistic manifestation in higher education, especially regarding the identification letters - which are also of memory - of these subjects in formation. In order to do so, it proposes, as its main contribution, a Theory of Inheritance, in which university students can seek effective authorship of writing and protagonism of thought, for their experiences and previous experiences. It contributes, finally, to the urgency of care and validation of these movements in diasporic language in a decolonial perspective. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9919 |
Aparece en las colecciones: | Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
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