Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9920
Tipo do documento: Tese
Título: Inclusão em perspectiva: será a escola a “ponte” entre a pessoa com deficiência e o mundo trabalho?
Otros títulos: Inclusion in perspective: is the school the “bridge” between the person with a disability and the world of work?
Autor: Pereira, Mônica Alves de Matos
Orientador(a): Damasceno, Allan Rocha
Primeiro membro da banca: Damasceno, Allan Rocha
Segundo membro da banca: Silva Junior, Aureliano Lopes da
Terceiro membro da banca: Maciel, Álvaro dos Santos
Quarto membro da banca: Lino, Lucilia Augusta
Quinto membro da banca: Nozu, Washington Cesar Shoiti
Palabras clave: Inclusão escolar;Mundo do trabalho;Políticas públicas;Teoria crítica;School inclusion;World of work;Public policy;Critical Theory
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 15-dic-2021
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citación: PEREIRA, Mônica Alves de Matos. Inclusão em perspectiva: será a escola a “ponte” entre a pessoa com deficiência e o mundo trabalho? 2021. 176 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos, Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2021.
Resumen: Esta tese de doutorado problematizou a relação existente entre a formação na escola e inclusão no mundo do trabalho, ou seja, pensar se a escolarização que tem sido possível possibilita as pessoas com deficiência acessar o mundo do trabalho, em destaque neste estudo o mercado formal e informal. Nesse sentido optamos por adotar a Teoria Critica da Sociedade como suporte teórico-metodológico da pesquisa, à medida que a mesma se constituiu no próprio método da pesquisa. Definimos como objetivo geral caracterizar, com base na análise das políticas públicas de educação inclusiva, o processo de transição da educação formal (escola) para o mundo do trabalho da pessoa com deficiência. Para tanto, alicerçamo-nos sobre a experiência de quinze pessoas empregadas e/ou que ainda estão em formação, que puderam relatar suas experiências sobre os caminhos que escola regular e/ou a Universidade construíram para que pudessem ser incluídas no mercado de trabalho formal ou informal. Nossa discussão tratou da relação de proximidade entre as políticas de inclusão e as práticas pedagógicas, que destacam o mundo do trabalho como uma das etapas da formação humana. Nesse sentido, foram escolhidas como sujeitos da pesquisa pessoas com deficiência que ocupam diferentes funções em nossa sociedade e pessoas com deficiência que ainda estão se profissionalizando. Necessariamente, esta tese de doutorado articulou-se de maneira crítico-reflexiva por questões acerca da democratização da escola e do mundo do trabalho. Para tal, estabelecemos questões de estudo, concebidas à luz do pensamento de Adorno: quais são as políticas educacionais que se relacionam com a formação para o mundo do trabalho da pessoa com deficiência? A escola regular tem implementado tais políticas no processo de inclusão da pessoa com deficiência? Os dispositivos legais existentes no âmbito da relação educação e trabalho contribuem para inclusão social da pessoa com deficiência? De que forma? Como se estabelece, do ponto de vista legal/político, a passagem da escola para o mundo do trabalho da pessoa com deficiência? A escola regular alicerçou a construção de um “ideário trabalhista” para a pessoa com deficiência? Como têm sido essas experiências? Em qual segmento (formal ou informal) do mundo do trabalho a maioria das pessoas com deficiência se estabelece? As pessoas com deficiência inseridas no mundo do trabalho formal têm seus estudos valorizados? Os resultados da pesquisa revelam que escolas são “pontes” que permitem a transição da pessoa com deficiência para o mundo do trabalho, mas existem limites encontrados no processo educativo que dificultam esse “caminhar”. Nessa perspectiva, é possível afirmar que mudanças precisam ser implementadas, considerando os limites encontrados no processo educativo que encaminha para o mercado de trabalho, posto que uma vez eliminadas as barreiras que dificultam/obstaculizam essa transição, eliminam-se as consequências
Abstract: This doctoral thesis problematized the relationship between education at school and inclusion in the world of work, that is, thinking about whether the schooling that has been possible enables people with disabilities to access the world of work, highlighted in this study the formal market and informal. In this sense, we chose to adopt the Critical Theory of Society as a theoretical-methodological support for the research, as it became the research method itself. We defined as a general objective to characterize, based on the analysis of public policies for inclusive education, the process of transition from formal education (school) to the world of work for people with disabilities. Therefore, we base ourselves on the experience of fifteen people who are employed and/or still in training, who were able to report their experiences on the paths that the regular school and/or the University built so that they could be included in the formal labor market or informal. Our discussion dealt with the close relationship between inclusion policies and pedagogical practices, which highlight the world of work as one of the stages of human formation. In this sense, people with disabilities who occupy different roles in our society and people with disabilities who are still becoming professional were chosen as research subjects. Necessarily, this doctoral thesis was articulated in a critical-reflective way for questions about the democratization of the school and the world of work. To this end, we established study questions, conceived in the light of Adorno's thinking: what are the educational policies that relate to training for the world of work of people with disabilities? Has the regular school implemented such policies in the process of inclusion of people with disabilities? Do the existing legal provisions in the scope of the education and work relationship contribute to the social inclusion of people with disabilities? In what way? How is the transition from school to the world of work for people with disabilities established, from a legal/political point of view? Did the regular school support the construction of a “work ideal” for people with disabilities? How have these experiences been? In which segment (formal or informal) of the world of work do most people with disabilities settle? Do people with disabilities inserted in the formal work world have their studies valued? The research results reveal that schools are “bridges” that allow the transition of people with disabilities to the world of work, but there are limits found in the educational process that make this “walking” difficult. From this perspective, it is possible to state that changes need to be implemented, considering the limits found in the educational process that leads to the labor market, since once the barriers that hinder/obstacle this transition are eliminated, the consequences are eliminated
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9920
Aparece en las colecciones:Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2021 - Mônica Alves de Matos Pereira.pdf2021 - Mônica Alves de Matos Pereira1.34 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.