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Tipo do documento: Tese
Título: Metodologias ativas e tecnologias digitais em rede: dialogismo e interatividade no ensino superior
Otros títulos: Active methodologies and digital network technologies: dialogism and interactivity in higher education
Autor: Machado, Renata Lopes
Orientador(a): Motta, Flávia Miller Naethe
Primeiro membro da banca: Motta, Flavia Miller Naethe
Segundo membro da banca: Carvalho, Carlos Roberto de
Terceiro membro da banca: Pletsch, Marcia Denise
Quarto membro da banca: Lúcio, Elizabeth Orofino
Quinto membro da banca: Castro, Leonardo Villela de
Palabras clave: Educação;Metodologias Ativas;Tecnologias Digitais em Rede;Formação Docente;Pesquisa;Formação;Education;Active Methodologies;Digital Network Technologies;Teacher Education;Research Training;Educación;Metodologías Activas;Tecnologías de Redes Digitales;Formación de Profesores;Formación de Investigadores
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 24-sep-2020
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citación: MACHADO, Renata Lopes. Metodologias ativas e tecnologias digitais em rede: dialogismo e interatividade no ensino superior. 2020. 132 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2020.
Resumen: A presente pesquisa propõe investigar o papel mediador das metodologias ativas e tecnologias digitais em rede nos processos de aprender e ensinar, frente às transformações sociotécnicas que permeiam a sociedade com a forte presença da cultura digital. Este trabalho de doutorado objetiva pensar sobre a formação de professores neste contexto. A partir da análise de Estudos de Caso com base no método da roda de conversa foi possível compreender como os estudantes de pedagogia percebem as contribuições teóricas que ampliam as discussões a respeito das metodologias ativas e tecnologias digitais em rede na formação do pedagogo. Buscou-se aprofundar e questionar a ausência experiências formativas no curso de formação docente que não favoreciam a construção de pedagogias com base no digital em rede. Vivenciar as práticas mediadas pelas tecnologias digitais no curso de graduação implica reconhecer a relevância deste tema na formação docente. Para desenvolver o estudo, optamos por nos distanciar de uma perspectiva meramente instrucional, problematizando e trazendo os futuros pedagogos para a posição central a partir da valorização de seus saberes e de suas experiências formativas. O compromisso da pesquisa formação consiste em colocar o foco nos sujeitos e considerá-los em suas diferentes dimensões, neste sentido, a pesquisa por intermédio das narrativas dos estudantes de pedagogia e, a partir delas, buscou elementos relevantes para pensar em estratégias de formação docente que sejam coerentes com as demandas reais da educação contemporânea. A cerca do tema, busquei aportes nos estudos de Lucia Santaella, Edméa Santos, Leonardo Villela, André Lemos, Pierre Lévy, Manuel Castells, José Moran, Edgar Morin entre outros autores. Os sujeitos foram fundamentados teórico-metodologicamente a ser professor pesquisador de Paulo Freire, narrativa e experiência de Walter Benjamin e dialogismo de Mikhail Bakhtin. Para esse estudo, foram convidados a participar estudantes de pedagogia da rede particular localizada na zona oeste do Rio de Janeiro. Deste modo, a pesquisa visou contribuir academicamente com a formação do pedagogo, pois entendemos que seja urgente o diálogo sobre atos de currículo e tecnologias digitais em rede, acreditamos que conhecendo as reais demandas da formação docente seja possível construir conhecimentos e experiências formativas com relevância acadêmica que possam primar por uma excelência na formação do pedagogo na contemporaneidade.
Abstract: This research proposes to investigate the mediating role of active methodologies and digital network technologies in the processes of learning and teaching, facing the sociotechnical transformations that permeate society with the strong presence of digital culture. This doctoral work aims to think about teacher training in this context. From the analysis of Case Studies based on the conversation wheel method, it was possible to understand how the pedagogy students perceive the theoretical contributions that expand the discussions about active methodologies and digital network technologies in the education of the pedagogue. We sought to deepen and question the absence of formative experiences in the teacher training course that did not favor the construction of pedagogies based on the digital network. Experiencing the practices mediated by digital technologies in the undergraduate course implies recognizing the relevance of this theme in teacher education. In order to develop the study, we chose to distance ourselves from a purely instructional perspective, problematizing and bringing future educators to the central position based on the valorization of their knowledge and their formative experiences. The commitment of research education consists of placing the focus on subjects and considering them in their different dimensions, in this sense, research through the narratives of pedagogy students and, from them, sought relevant elements to think about teacher training strategies that are consistent with the real demands of contemporary education. About the theme, I sought contributions in the studies of Lucia Santaella, Edméa Santos, Leonardo Villela, André Lemos, Pierre Lévy, Manuel Castells, José Moran, Edgar Morin among other authors. The subjects were theoretically and methodologically based on being a research professor by Paulo Freire, narrative and experience by Walter Benjamin and dialogism by Mikhail Bakhtin. For this study, pedagogy students from private schools located in the west of Rio de Janeiro were invited to participate. In this way, the research aimed to contribute academically to the education of the pedagogue, as we believe that the dialogue on curriculum acts and digital network technologies is urgent, we believe that knowing the real demands of teacher education it is possible to build knowledge and formative experiences with academic relevance that can excel in the education of the pedagogue in contemporary times. Key Words: Education,
Esta investigación se propone investigar el papel mediador de las metodologías activas y las tecnologías de redes digitales en los procesos de aprendizaje y enseñanza, frente a las transformaciones sociotécnicas que permean la sociedad con la fuerte presencia de la cultura digital. Este trabajo de doctorado tiene como objetivo pensar en la formación del profesorado en este contexto. A partir del análisis de Casos de Estudio basados en el método de la rueda de conversación, fue posible comprender cómo los estudiantes de pedagogía perciben los aportes teóricos que amplían las discusiones sobre metodologías activas y tecnologías de redes digitales en la educación del pedagogo. Se buscó profundizar y cuestionar la ausencia de experiencias formativas en el curso de formación docente que no favorecieran la construcción de pedagogías basadas en la red digital. Vivir las prácticas mediadas por las tecnologías digitales en la carrera implica reconocer la relevancia de este tema en la formación del profesorado. Para desarrollar el estudio optamos por distanciarnos de una perspectiva puramente instruccional, problematizando y acercando a los futuros educadores a la posición central a partir de la valorización de sus conocimientos y sus experiencias formativas. El compromiso de la educación investigadora consiste en poner el foco en los sujetos y considerarlos en sus diferentes dimensiones, en este sentido, investigar a través de las narrativas de los estudiantes de pedagogía y, a partir de ellos, buscar elementos relevantes para pensar en estrategias de formación docente. que sean coherentes con las demandas reales de la educación contemporánea. Sobre el tema, busqué contribuciones en los estudios de Lucia Santaella, Edméa Santos, Leonardo Villela, André Lemos, Pierre Lévy, Manuel Castells, José Moran, Edgar Morin entre otros autores. Los sujetos se basaron teórica y metodológicamente en ser profesor investigador de Paulo Freire, narrativa y experiencia de Walter Benjamin y dialogismo de Mikhail Bakhtin. Para este estudio se invitó a participar a estudiantes de pedagogía de escuelas privadas ubicadas en el occidente de Río de Janeiro. De esta manera, la investigación tuvo como objetivo contribuir académicamente a la formación del pedagogo, pues creemos que es urgente el diálogo sobre actos curriculares y tecnologías de redes digitales, creemos que conociendo las demandas reales de la formación docente es posible construir conocimientos y experiencias formativas con relevancia académica. que pueda sobresalir en la educación del pedagogo en la época contemporánea.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9924
Aparece en las colecciones:Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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