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Tipo do documento: Tese
Título: Pesquisa-formação em educação ambiental on-line: experiências e saberes em rede
Título(s) alternativo(s): Research-training in environmental education online: experiences and knowledge in network
Autor(es): Faria, Jeniffer de Souza
Orientador(a): Guimarães, Mauro
Primeiro coorientador: Soares, Ana Maria Dantas
Primeiro membro da banca: Guimarães, Mauro
Segundo membro da banca: Santos, Edmea Oliveira dos
Terceiro membro da banca: Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira
Quarto membro da banca: Rodrigues, Angélica Cosenza
Quinto membro da banca: Santos, Rita Silvana Santana dos
Palavras-chave: Educação Ambiental;Ciberpesquisa-Formação;Educação Online;ComVivência Pedagógica;Environmental education;Cyber-research-training;Online education;Pedagogical experience
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 30-Mar-2021
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citação: FARIA, Jeniffer de Souza. Pesquisa-formação em educação ambiental on-line: experiências e saberes em rede. 2021. 212 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2021.
Resumo: A estrutura social moderna tem como característica dominante o modelo capitalista, o qual tem conduzido práticas educativas para adaptar e/ou manter o sujeito preso a uma racionalidade instrumental que dicotomiza o ser humano, se apropria da natureza como mercadoria e banaliza a vida. Para superar esses aspectos, uma educação dialógica, que considera a complexidade, integralidade e simultaneidade da condição humana é um dos caminhos para instituir novos padrões civilizacionais e societários. Nesse contexto, olhar para o processo histórico de afastamento do ser humano de sua essência natural, dos aspectos relacionados à ancestralidade, relações coletivas, principalmente frente à proliferação das tecnologias, especialmente por meio das redes sociais que também têm contribuído significativamente para o descompromisso com nossa própria interioridade, requer, daqueles que pensam e fazem a educação ambiental, procedimentos pedagógicos numa perspectiva mais radical de formação com a finalidade de transformar e ser transformado. Por isso, neste trabalho, emergimos reflexões a partir de uma experiência de formação que articulou momentos virtuais e imersão vivencial (presencial) para educadores ambientais, com base na abordagem teórico-metodológica denominada “ComVivência Pedagógica”. A partir dela, podemos investigar as implicações dos dispositivos digitais sob a ótica dos coautores da pesquisa para desenhar outras possibilidades de formação. Os estudos teóricos sobre educação on-line revelam que nessa modalidade, a partir da Web 2.0, processos educativos podem ocorrer sob uma perspectiva dialógica, reflexiva, crítica, emancipatória, colaborativa e solidária. Portanto, de acordo com essa premissa, é possível formar educadores como sujeitos sócio-históricos, leitores de si e de suas circunstâncias desde que as propostas pedagógicas de formação on-line estejam pautadas em outra racionalidade. Como inspiração metodológica recorreu-se à pesquisa-formação, a qual tem como pretensão, cada vez mais, valorizar os saberes da experiência destacados na teoria contemporânea sobre a formação de educadores. A fase de socialização e produção dos saberes aconteceu mediante a um espaço aberto para comunicação, por meio da internet, fortalecendo nossa identidade enquanto grupo, articulando teorias educacionais a nossas práticas, constituindo um campo de pesquisa vivo atento às diversidades, aos discursos e às linguagens (formas de expressão). A interpretação da experiência delineou noções subsunçoras, as quais comunicamos como unidades significativas de aprendizagem dos sujeitos aprendentes e que contribuem para o desenvolvimento da abordagem teórico-metodológica da ComVivência Pedagógica. Em suma, evidenciamos as possibilidades que a virtualização dispõe para a formação na perspectiva dessa proposta, no que se refere à parte teórica, aproximação de pessoas, diálogos, cocriar saberes, produção e difusão do conhecimento, acesso a diferentes ferramentas digitais, sistematização de informações, dentre outras, mas sempre atreladas à imersão vivencial. É exatamente esse momento que dará sentido a experiência formativa, a fim de desenvolver a potência do educador ambiental como um Ser que dinamiza movimentos contra hegemônicos.
Abstract: The dominant characteristic of the modern social structure is the capitalist model, which has led educational practices to adapt and / or keep the subject bound to an instrumental rationality that dichotomizes the human being, appropriates nature as a commodity and trivializes life. To overcome these aspects, a dialogical education, which considers the complexity, integrality and simultaneity of the human condition, is one of the ways to institute new civilizational and societal standards. In this context, looking at the historical process of removing human beings from their natural essence, from aspects related to ancestry, collective relations, especially in the face of the proliferation of technologies, especially through social networks that have also contributed significantly to the lack of commitment to our society. interiority itself, requires, from those who think and do environmental education, pedagogical procedures in a more radical perspective of training in order to transform and be transformed. Therefore, in this work, reflections emerged from a training experience that articulated virtual moments and experiential immersion (on-site) for environmental educators, based on the theoretical-methodological approach called “Pedagogical ComVivência”. From it, we can investigate the implications of digital devices from the perspective of the co-authors of the research to design other training possibilities. Theoretical studies on online education reveal that in this modality, starting from Web 2.0, educational processes can occur from a dialogical, reflective, critical, emancipatory, collaborative and solidary perspective. Therefore, according to this premise, it is possible to train educators as socio-historical subjects, readers of themselves and their circumstances, provided that the pedagogical proposals for online training are guided by another rationality. As methodological inspiration, research-training was used, which aims to increasingly value the knowledge of experience highlighted in contemporary theory on the training of educators. The phase of socialization and production of knowledge took place through an open space for communication, through the internet, strengthening our identity as a group, articulating educational theories to our practices, constituting a living research field attentive to diversities, discourses and languages. (forms of expression). The interpretation of the experience outlined sub-subconscious notions, which we communicate as significant units of learning for the learning subjects and that contribute to the development of the theoretical-methodological approach of Pedagogical ComVivência. In short, we highlight the possibilities that virtualization has for training in the perspective of this proposal, with regard to the theoretical part, approaching people, dialogues, co-creating knowledge, production and dissemination of knowledge, access to different digital tools, systematization of information , among others, but always linked to experiential immersion. It is exactly this moment that will give meaning to the formative experience, in order to develop the power of the environmental educator as a Being that dynamizes movements against hegemonic movements.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9929
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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