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Tipo do documento: Dissertação
Título: Concepções de educação para o ensino médio: um estudo sobre o conceito de formação humana no Instituto Politécnico da UFRJ em Cabo Frio na perspectiva de seus professores
Otros títulos: -
Autor: Paula, Laís Santos de
Orientador(a): Gouvêa, Fernando César Ferreira
Primeiro membro da banca: Gouvêa, Fernando César Ferreira
Segundo membro da banca: Bezerra, Amàlia Cristina Dias da Rocha
Terceiro membro da banca: Ribeiro, Regina Maria de Oliveira
Palabras clave: educação Politécnica;ensino médio profissionalizante;políticas educacionais;polytechnic Education;education policies;vocational high school
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 14-ago-2018
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citación: PAULA, Laís Santos de. Concepções de educação para o ensino médio: um estudo sobre o conceito de formação humana no Instituto Politécnico da UFRJ em Cabo Frio na perspectiva de seus professores. 2018. 130f.. Dissertação( Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu/Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2018.
Resumen: O seguinte trabalho tem como objeto central de pesquisa a trajetória institucional do Instituto Politécnico da UFRJ em Cabo Frio/RJ e sua luta pela regularização das suas atividades escolares. Falamos de uma instituição instituída pela realidade concreta da sua experiência como escola, mas não legalizada pelos órgãos responsáveis pelo financiamento e trâmites legais perante ao Ministério da Educação. A escola foi criada em 2008 pela iniciativa do Núcleo Interdisciplinar UFRJ-Mar, pertencente à Extensão Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em parceria com a Prefeitura Municipal de Cabo Frio e teve suas atividades encerradas no ano de 2016 pelo Conselho Universitário da UFRJ. Nesse sentido, pretendemos compreender o caminho no qual se deu esse fato que, quando contraposto à prática, apresenta- se como problema no seguinte sentido: o que faltou para tornar legal o Instituto Politécnico da UFRJ em Cabo Frio? Pretendemos dessa maneira analisar em que momento histórico o Instituto Politécnico da UFRJ em Cabo Frio é pensado e para qual realidade histórica essa escola é instituída. O referencial teórico fundamenta-se nos estudos de Demerval Saviani (1989; 2003; 2007), Gaudêncio Frigotto, Maria Ciavatta e Marise Ramos (2012) e pela produção dos ex- professores do IPUFRJ em suas dissertações de mestrado e tese de doutorado, principalmente Cosme Maciel (2014), Maria Gabriella Silva (2014), Júllia Turrini (2015) e Vitor Bemvindo (2016). Orientados pela metodologia da História Oral, em um primeiro momento, olhamos por meio dos documentos oficiais da escola, atas do CONSUNI e pelos trabalhos dos ex-professores anteriormente mencionados, para a trajetória da escola em seus anos de funcionamento. Por fim, colaboramos com essa versão sobre a história dessa instituição a partir de entrevistas e questionários, adentrando nas relações políticas que constituíram esse processo, evidenciando os meandros nos quais foram estabelecidos os acordos para o funcionamento dessa instituição e o protagonismo da ação docente na efetivação de uma proposta de formação humana omnilateral.
Abstract: The following work has as main research object Polytechnic Institute of UFRJ in Cabo Frio's institutional trajectory and its fight for its school activities regularization. We talk about an institution instituted by a concrete reality of its experience as a school, but not legalized by the responsible financing and legal proceedings agencies towards the Education Ministry. The school was created in 2008 by UFRJ-Mar interdisciplinary core’s initiative, which belongs to the Federal University of Rio de Janeiro University’s Extension, in partnership with Cabo Frio’s City Hall and ceased its activities in 2016 by UFRJ’s University Council. In this conception, we intend to understand the way this fact has been given, because when opposed to reality, shows itself as a problem by the following reason: what is missing to UFRJ’s Polytechnic Institute in Cabo Frio become legal? We intend to analyze in this way when the Polytechnic Institute of UFRJ in Cabo Frio is thought and for what historical reality is it instituted. The theoretical reference is based on Demerval Saviani (1989; 2003; 2007), Gaudêncio Frigotto, Maria Ciavatta and Marise Ramos (2012) studies and by the ex-professors of IPUFRJ’s productions in their master’s dissertations and doctoral thesis, mainly Cosme Maciel (2014), Maria Gabriella Silva (2014), Júllia Turrini (2015) and Vitor Bemvindo (2016). Guided by the Oral History methodology, firstly we looked through the school’s official documents, CONSUNI’s record and by the ex-professors previously mentioned productions, to the school’s trajectory in its functioning years. Lastly, we collaborated with this version of the history of this institution from interviews and questionnaires, entering into political relations which constituted this process, highlighting the intricacies which settled the agreements for this institution operation and the protagonism of the teaching action in the accomplishment of an omnilateral human formation proposal
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9941
Aparece en las colecciones:Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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