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Tipo do documento: Tese
Título: A democratização da educação superior e as ações de assistência estudantil na história da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
Título(s) alternativo(s): The democratization of higher education and the student assistance actions in the history of the Rural Federal University of Rio de Janeiro (UFRRJ)
Autor(es): Oliveira, Olivia Chaves de
Orientador(a): Otranto, Celia Regina
Primeiro membro da banca: Otranto, Celia Regina
Segundo membro da banca: Soares, Ana Maria Dantas
Terceiro membro da banca: Martins, Angela Maria Souza
Quarto membro da banca: Maciel, Carina Elisabeth
Quinto membro da banca: Costa, Nailda Marinho da
Palavras-chave: educação superior;permanência;democratização;política educacional;higher education;permanence;democratization;educational policy
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 7-Abr-2021
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citação: OLIVEIRA, Olivia Chaves de. A democratização da educação superior e as ações de assistência estudantil na história da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). 2021. 259 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2021.
Resumo: Esta pesquisa de doutoramento teve como foco de estudo a assistência estudantil na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Seu objetivo geral foi investigar a história da assistência estudantil na UFRRJ e a adesão da instituição às políticas de democratização da educação superior emanadas dos governos dos Presidentes Fernando Henrique Cardoso, Luís Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff e Michel Temer. O recorte temporal da pesquisa vai de 1995 a 2018 e analisa, especialmente, as políticas de expansão e democratização da educação superior brasileira, que incluem o acesso e a permanência dos estudantes nos cursos de graduação das universidades públicas no período selecionado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória e descritiva, que utilizou para o levantamento de dados a pesquisa bibliográfica e documental, além de entrevistas com os gestores da assistência estudantil na UFRRJ. A opção epistemológica está amparada em categorias de análise referenciadas em Pierre Bourdieu e sua sociologia reflexiva, tais como: capital cultural, capital social, capital econômico e habitus. No quadro teórico aprofundamos os conceitos de democratização da educação superior (acesso, permanência e expansão) e assistência estudantil, tendo como pano de fundo o Programa Nacional de Assistência Estudantil no percurso histórico da UFRRJ. O estudo está dividido em seis capítulos. Os Capítulos I, II e III tratam, respectivamente, das categorias de análise selecionadas para este estudo, com base em Bourdieu; da expansão e democratização da educação superior, em cada período político dentro do recorde temporal da pesquisa; e da discussão sobre as políticas de acesso e permanência e suas implicações para a assistência estudantil. No Capítulo IV abordamos o histórico da assistência estudantil e a mudança do perfil do estudante universitário como reflexo das políticas de acesso e permanência implantadas pelo governo federal. No Capítulo V apresentamos o histórico da UFRRJ, com destaque ao percurso institucional relacionado à assistência ao estudante. No Capítulo VI são expostas as análises referentes à materialização das políticas públicas de assistência estudantil e democratização da educação superior no interior da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. A pesquisa conclui comprovando que a assistência estudantil é uma política pública educacional essencial para viabilizar a permanência dos estudantes em vulnerabilidade social, no interior das universidades. Destaca, ainda, com amparo nas análises focais de acesso e permanência, os limites da democratização da educação superior nas universidades públicas e, em especial, na UFRRJ, onde foi desenvolvido o estudo de caso.
Abstract: This doctoral research focused on the study of the student assistance program at the Rural Federal University of Rio de Janeiro (UFRRJ) whose general goal was to investigate the history of this assistance at UFRRJ and the accession of this institution to the democratization of higher education policies flourished in the following Presidents´governments: Fernando Henrique Cardoso, Luís Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff e Michel Temer. The temporal period of this paper is dated from 1995 to 2018 which specially analyzes the expansion and the democratization policies of brazilian college education, by including the undergraduate students ´access and permanece in public universities over the above time period. Hence, this study is a qualitative research, an exploratory and descriptive one, which used for its data survey not only bibliographic; documental researches but also interviews with the student assistance program managers at UFRRJ. The epistemological option of this paper relies on categories of analysis covered by Pierre Bourdieu and his reflexive sociology such as: cultural capital, social capital, economic capital and habitus. The theoretical part of this research, explores the concept of the democratization of higher education (access, permanence and expansion) and student assistance program that presents as its background The National Student Assistance Program over the historical path of UFRRJ. Thus, this study is divided into six chapters. The chapters I, II e III are related to the categories of analysis that were chosen for this scope in reference to Bourdieu; from the expansion and the democratization of higher education over each political time attached to the time period of this paper to the discussion about the students´ access; permanence policies and their requirements in the student assistance program. In the chapter IV, we broach the student assistance program records and the changes occurred in the undergraduate students´profile as the result of the students´ access and permanence policies inserted by the federal government. In the Chapter V, we present the UFRRJ records under the view of this institutional trajectory in consonance with the student assistance program. In the chapter VI, we expose the analysis regarding the materialization of public policies in relation to the student assistance program and to the democratization of higher education at the Rural Federal University of Rio de Janeiro. Therefore, this research concludes that the student assistance program is an essential educational public policy used to provide to students, who present social vunerability, their permanence in universities. It also highlights, throught the focal analysis of students´access and permanence in there, the limits associated with the democratization of higher education in public universities, mainly at UFRRJ, where this study was developed.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9943
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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