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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10080
Tipo do documento: | Tese |
Title: | Festivais RTP e festivais da MPB: entre a tradição e a modernidade (1964-1975) |
Other Titles: | RTP festivals and MPB festivals: between tradition and modernity (1964-1975) |
Authors: | Monteiro, José Fernando Saroba |
Orientador(a): | Barros, José Costa D’Assunção |
Primeiro coorientador: | Martins, Jorge Manuel Mangorrinha |
Primeiro membro da banca: | Barros, José Costa D’Assunção |
Segundo membro da banca: | Nascimento, Álvaro Pereira do |
Terceiro membro da banca: | Campos, Pedro Henrique Pedreira |
Quarto membro da banca: | Alves, Amanda Palomo |
Quinto membro da banca: | Silva, Leonardo Santana da |
Keywords: | Festivais da Canção;Tradição;Modernidade;Brasil;Portugal;Song Festivals;Tradition;Modernity;Brazil |
Área(s) do CNPq: | História |
Idioma: | por |
Issue Date: | 21-Jul-2020 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História |
Citation: | MONTEIRO, José Fernando Saroba. Festivais RTP e festivais da MPB: entre a tradição e a modernidade (1964-1975). 2020. 449 f. Tese (Doutorado em História) - Instituto de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020. |
Abstract: | Nesta pesquisa, que tem por tema os festivais da canção do Brasil e de Portugal, dentro de um recorte cronológico delimitado entre 1964 e 1975, pretende-se evidenciar tudo aquilo que, na música criada e produzida no contexto dos Festivais RTP e dos Festivais da MPB, associa-se à “tradição” nacional e/ou corresponde à “modernidade”. A intenção, no entanto, não é demonstrar apenas os momentos em que a “tradição” e a “modernidade” se apresentam separadamente, mas também, e especialmente, aqueles nos quais estes elementos se entrecruzam. Mais especificamente, procura-se demonstrar que as grandes composições apresentadas nos festivais, ou seja, as canções mais simbólicas e representativas deste período passam pelo crivo da “tradição” e da “modernidade”, ou, ao menos, passam por este dualismo, entrelaçando esses componentes, o que produz novas formas, hibridizadas, sincretizadas, de modo inovador e renovador para o cancioneiro destes países. Por meio de um estudo de caso, que tem por intuito identificar possíveis hiatos existentes em um determinado objeto a ser pesquisado, e de uma análise comparada, valendo-se de um método relacional, que permite observar duas realidades distintas e, mais propriamente, suas semelhanças e diferenças, esta pesquisa se dispõe a comprovar que a musicalidade surgida nos festivais da canção origina uma “fórmula” que se caracteriza ao mesmo tempo como moderna e tradicional. No Brasil, o resultado destes cruzamentos logo foi chamado de Moderna Música Popular Brasileira, ganhando a sigla MMPB, depois MPB, vertente que se consolidou e ainda hoje é sinônimo de “brasilidade” e representa o que se reconhece como melhor na música brasileira. Em Portugal, as inovadoras canções apresentadas trouxeram a “nova música portuguesa” para o palco dos festivais, alcançando maior projeção, conquistando os portugueses e disputando o público europeu através do Festival Eurovisão, e, mesmo não tendo configurado um gênero ou uma vertente musical específica, manteve todos os requisitos para tanto e para a legítima representação de uma “portugalidade”, de uma “identidade nacional portuguesa”. O objetivo desta pesquisa, portanto, é demonstrar que o cruzamento entre a “tradição” e a “modernidade” foi o molde utilizado pelas canções mais emblemáticas dos festivais, constituindo uma “fórmula” para a produção musical que se tornou ponto de convergência na música popular destes países. As canções que levaram consigo a “modernidade”, almejada por um público ansioso por novidades, mas também as marcas da “tradição”, via de regra, estiveram entre as preferências do público-espectador, apresentaram índices de maior vendagem, foram aclamadas pela crítica, apontadas como inovadoras e renovadoras, ou mesmo se perpetuaram, sendo mimetizadas e servindo como legado para as gerações seguintes. |
Abstract: | In this research, whose theme is the song festivals of Brazil and Portugal, within a chronological outline delimited between 1964 and 1975, we intend to highlight everything that is associated with national tradition and/or corresponds to modernity in the music created and produced in the context of the RTP Festivals and MPB Festivals. The intention, however, is not only to demonstrate the moments when tradition and modernity are presented separately, but also, and especially, those in which these elements interrelate. More specifically, we seek to demonstrate that the great compositions presented at the festivals, that is, the most symbolic and representative songs of this period pass through the sieve of tradition and modernity, or, at least, pass through this dualism, intertwining these components, which produces new forms, hybridized, syncretized, in an innovative and renewing way for the set of songs in these countries. Through a case study, which aims to identify possible gaps in a given object to be researched, and a comparative analysis, using a relational method, which allows observing two distinct realities and, more specifically, their similarities and differences, this research is ready to prove that the musicality that appeared in the song festivals originates a “formula” that is characterized as both modern and traditional. In Brazil, the result of these crossings was soon called Modern Popular Brazilian Music (“Moderna Música Popular Brasileira”), gaining the acronym MMPB, later MPB, a dimension that was consolidated and today is synonymous of “brasility” (“brasilidade”) and represents what is recognized as the best in Brazilian music. In Portugal, the innovative songs presented brought the “new Portuguese music” (“nova música portuguesa”) to the stage of the festivals, reaching greater projection, conquering the Portuguese and disputing the European public through the Eurovision Song Contest, and, even without having configured a specific genre or musical strand, maintained all the requirements for both and for the legitimate representation of a “portugality” (“portugalidade”), of a “Portuguese national identity”. The objective of this research, therefore, is to demonstrate that the crossing between tradition and modernity was the mold used by the most emblematic songs of the festivals, constituting a “formula” for musical production that became a point of convergence in popular music in these countries. The songs that took modernity with it, coveted by an audience eager for news, but also the brands of tradition, as a rule, were among the preferences of the audience-spectator, presented higher selling rates, were critically acclaimed, pointed out as innovative and renovating, or even perpetuating themselves, being mimicked and serving as a legacy for the following generations. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10080 |
Appears in Collections: | Doutorado em História |
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