Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10319
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | A influência da lógica produtivista nas disputas de poder no interior do campo de pós-graduação em administração no Rio de Janeiro: uma análise a partir da abordagem de Pierre Bourdieu |
Other Titles: | The logic of influence productionist In power disputes In interior postgraduate course In management In Rio De Janeiro: an analysis from the de Pierre Bourdieu approach |
Authors: | Bauer, Ana Paula Medeiros |
Orientador(a): | Darbilly, Leonardo Vasconcelos Cavalier |
Primeiro membro da banca: | Teixeira, Maria Gracinda Carvalho |
Segundo membro da banca: | Moura, Leandro Souza |
Keywords: | Lógica produtivista;disputas de poder;campo de pós-graduação em administração;productivist logic;power struggles;administration graduate course |
Área(s) do CNPq: | Administração |
Idioma: | por |
Issue Date: | 6-Apr-2016 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto Três Rios Instituto de Ciências Sociais Aplicadas Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Administração |
Citation: | BAUER, Ana Paula Medeiros. A influência da lógica produtivista nas disputas de poder no interior do campo de pós-graduação em administração no Rio de Janeiro: uma análise a partir da abordagem de Pierre Bourdieu. 2016. 139 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu/Instituto Três Rios, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2016. |
Abstract: | O campo de pós-graduação no Brasil passou por diversas mudanças ao longo do tempo, principalmente relacionadas ao seu sistema de avaliação. Tal sistema foi implantado em 1976 de forma inicial, e tinha como função desenvolver a educação e a pesquisa no país. A primeira avaliação teve como principal resultado a proposta de evolução de cada programa em particular (CAPES, 2014, s/p). A última grande mudança no sistema ocorreu em 1998, quando foi implantado o Ranking Qualis (VI PNPG, 2010), um sistema de estratificação que classifica os veículos de divulgação da produção intelectual (CAPES, 2004,s/p). Sendo assim, a avaliação passa a ser feita a partir da análise da qualidade dos veículos de divulgação, ou seja, o trabalho é considerado de qualidade se for aceito em um veículo que possui boa pontuação no sistema Qualis. Com isso, as organizações educacionais tendem a exigir de seus professores/pesquisadores mais produção de artigos para convertê-los em publicação, almejando conquistar posições dominantes no campo. Nesse sentido, a lógica produtivista se insere no campo da pós-graduação do país, regida pela a produção excessiva de artigos para alcançar o máximo de pontos. Essas mudanças atingem hoje o campo do ensino da pós-graduação em administração no estado do Rio de Janeiro, área onde o estão concentrados os principais programas do campo. Parece ser possível afirmar que essa marcante mudança no sistema de avaliação provocou uma reestruturação do campo, onde os agentes começam a modificar suas práticas para se adequar a avaliação e ganhar mais poder. Dessa forma, o objetivo do estudo é compreender como a lógica produtivista influenciou as disputas de poder entre as organizações que compõem o campo de pós-graduação em administração no estado do Rio de Janeiro, a partir das perspectivas teóricas de Bourdieu. O autor percebe o campo como um espaço de interações de forças entre os agentes dotados de um determinado tipo de capital, dentre os diferentes tipos existentes, para conquistarem o domínio do campo. |
Abstract: | The postgraduate education field in Brazil has gone through several changes over time, mainly related to its evaluation system. Such a system was implemented in 1976 original form and function was to develop education and research in the country. The first evaluation was mainly a result of the proposed development in each particular program (CAPES, 2014 s / p). The last major change in the system occurred in 1998, when it was deployed Qualis Ranking (VI PGNP, 2010), a stratification system that classifies vehicles disclosure of intellectual production (CAPES, 2004 s / p). Thus, the evaluation shall be taken from the analysis of the quality of the disclosure vehicles, or work quality is considered accepted if a vehicle which has good score QUALIS system. Thus, educational organizations tend to require their professors / researchers more production items to convert them into publication, aiming to win dominant positions on the field. In this sense, the logic of productivity is within the field of the country graduate governed by the excessive production of articles to achieve maximum points. These changes now reach the field of teaching in graduate management in the state of Rio de Janeiro, an area where are concentrated the main field programs. It seems possible to say that this marked change in the evaluation system led to a restructuring of the field, where the agents begin to modify their practices to suit the evaluation and gain more power. Thus, the objective of the study is to understand how the logic of productivity influenced the power struggles among organizations that make up the administration in post-graduate course in the state of Rio de Janeiro, from the theoretical perspectives of Bourdieu. The author sees the field as a force interactions of space between the officers with a particular type of capital among the different existing types, to conquer the field domain. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10319 |
Appears in Collections: | Mestrado em Administração |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016 - Ana Paula Medeiros Bauer.pdf | Documento principal | 1.59 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.