Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10352
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Transparência e controle social: desafios para a gestão da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro a partir da Lei de Acesso à Informação |
Authors: | Souza, Wesley Silva de |
Orientador(a): | Simões, Janaina Machado |
Primeiro membro da banca: | Simõe, Janaína Machado |
Segundo membro da banca: | Castor, Biancca Scarpeline de |
Terceiro membro da banca: | Sauerbronn, Fernanda Filgueiras |
Keywords: | Transparency;Social control;University administration;Transparência;Controle social;Administração universitária |
Área(s) do CNPq: | Administração |
Idioma: | por |
Issue Date: | 27-Apr-2015 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Sociais Aplicadas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia |
Citation: | SOUZA, Wesley Silva de. Transparência e controle social: desafios para a gestão da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro a partir da Lei de Acesso à Informação. 2015. 131 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2015. |
Abstract: | A administração pública vem passando por transformações em todo o mundo na medida em que a sociedade tem demandado ações mais democráticas das organizações e gestores públicos. Neste sentido, a concepção de que as informações sob a guarda do Estado são públicas e, portanto, devem estar disponíveis a todos tem ampliado os debates sobre transparência e acesso à informação. Em 2011 foi criada a Lei de Acesso à Informação (LAI) brasileira que determina às organizações púbicas brasileiras, em todas as esferas, o desenvolvimento da transparência de informações públicas como uma importante diretriz. A UFRRJ como uma autarquia federal, está submetida à norma da lei. A IFES possui pouco mais de 100 anos e a obrigatoriedade de prestar informação parece ser um desafio para UFRRJ e seus gestores que precisam compreender cidadão como agente do controle social da administração pública. Entende-se que fatores estruturais, tecnológicos e institucionais precisam ser repensados para que a transparência seja efetiva no âmbito da Universidade a partir da LAI. Deste modo, esta pesquisa tem por objetivo analisar as práticas de transparência na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ – segundo as perspectivas dos gestores desta IFES, a partir da implementação da Lei de Acesso à Informação. O referencial teórico desta pesquisa abrange a transparência na administração pública, a partir dos aspectos do direito à informação e da lei de acesso à informação no contexto brasileiro, assim como, a discussão sobre controle social a partir da perspectiva da sociedade sobre a administração pública, além da gestão universitária compreendendo o processo administrativo, o papel dos gestores inserido nos modelos organizacionais de administração pública. Os resultados apontam desafios relacionados às estruturais burocráticas, defasagem tecnológica e a centralização acadêmica. Conclui-se que a ampliação da transparência em organizações universitárias é alcançada parcialmente apenas com a criação da legislação. Isto porque envolve um esforço de gestão que implica ação sobre diversos outros aspectos tais como a qualificação do gestor. É um começo, mas envolve outros elementos inerentes à postura do gestor e as IFES que são organizações complexas. |
Abstract: | The public administration has been undergoing transformations around the world to the extent that society has demanded more democratic actions of organizations and public managers. In this sense, the idea that the information under state custody are public and therefore should be available to all has broadened the debate on transparency and access to information. In 2011 it was created the Access to Information Act (LAI) Brazilian determining the Brazilian pubic organizations, at all levels, the development of the transparency of public information as an important guideline. The UFRRJ as a federal agency, is subject to the rule of law. IFES has just over 100 years and the obligation to provide information seems to be a challenge for UFRRJ and their managers who need to understand citizen as social control agent of the government. It is understood that structural, technological and institutional factors need to be rethought so that transparency is effective within the University from the LAI. Thus, this research aims to analyze the transparency practices at the Federal Rural University of Rio de Janeiro - UFRRJ - according to the perspectives of managers this IFES, from the implementation of the Access to Information Act. The theoretical framework of this research covers transparency in public administration, from the aspects of the right to information and access to information law in the Brazilian context, as well as the discussion of social control from the perspective of society on public administration, beyond the university management comprising the administrative process, the role of the inserted managers in organizational models of public administration. The results show challenges related to the bureaucratic structural, technological gap and academic centralization. It is concluded that increasing transparency in university organizations is achieved only partially with the creation of legislation. This because it involves an effort management which involves action on several other aspects such as training manager. It's a start, but it involves other elements inherent in the manager's position and IFES are complex organizations. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10352 |
Appears in Collections: | Mestrado em Administração |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2015 - Wesley Silva de Souza.pdf | Documento principal | 1.55 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.