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dc.contributor.authorGuimarães, Débora Mabel Nogueira
dc.date.accessioned2023-12-22T01:37:01Z-
dc.date.available2023-12-22T01:37:01Z-
dc.date.issued2019-05-28
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Débora Mabel Nogueira. Avaliação dos impactos do plano nacional de agroecologia e produção orgânica nos serviços de assistência técnica no âmbito da reforma agrária nos estados do Acre e Pará. 2019. 84 f.. Dissertação (Mestrado profissional em Agricultura Orgânica). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10368-
dc.description.abstractO Brasil passou por um intenso processo de industrialização da agricultura a partir da segunda metade do século XX. A agricultura industrial definiu as condições de acesso a terra e produção agrícola do país. Altamente excludente em termos sociais, com o passar do tempo, esse modelo apresentou sinais de deterioração forçando a busca por alternativas sustentáveis de produção. Os movimentos agroecológico e de luta pela terra e o governo travaram intenso debate em torno da construção de políticas públicas de acesso a terra e de fomento ao desenvolvimento sustentável, tendo na agroecologia seu embasamento teórico. Como resultado desse diálogo, em 2012, o Decreto nº 7.794/2012 instituiu a Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, sendo o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PLANAPO) um dos principais instrumentos de gestão da política. O PLANAPO articulou diversas estruturas de governo em torno da agroecologia e definiu metas a serem executadas entre no período de 2013 - 2015. Esse trabalho se dedicou a avaliar a meta de assistência técnica de responsabilidade do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), mais especificamente avaliar como o PLANAPO impactou os serviços de assistência técnica oferecido pela autarquia a seu público beneficiário. O INCRA tinha como meta oferecer assistência técnica agroecológica a 26 mil famílias beneficiárias do Programa Nacional de Reforma Agrária nos estados do Acre e Pará. O trabalho se apoiou na análise dos dados disponíveis no Sistema Informatizado de ATER (diagnóstico socioprodutivo realizado no momento de chegada dos serviços de assistência técnica nas áreas, e relatórios das atividades executadas ao longo da vigência dos contratos de prestação de serviço) e entrevistas por meio de questionários semiestruturados realizados com as lideranças comunitárias das áreas estudadas. A participação das mulheres e dos jovens nos processos de decisão ainda é pequena. Houve significativa redução do uso de fertilizantes sintéticos e eliminação do uso de agrotóxicos no estado do Acre. A metodologia adotada pelas equipes de ATER foi participativa. O serviço de assistência técnica conduziu as comunidades estudadas ao processo de transição agroecológica.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecttransição agroecológicapor
dc.subjectpolíticas públicaspor
dc.subjectassentamentos ruraispor
dc.subjectagroecological transitioneng
dc.subjectpublic policyeng
dc.subjectrural settlementseng
dc.titleAvaliação dos impactos do plano nacional de agroecologia e produção orgânica nos serviços de assistência técnica no âmbito da reforma agrária nos estados do Acre e Pará.por
dc.title.alternativeEvaluation of the impacts of the Agroecology and Organic Production National Plan in the technical assistance services in the framework of agrarian reform in the north region of Brazil.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherBrazil underwent an intense process of industrialization in agriculture by the second half of the twentieth century. Industrial agriculture shaped the conditions of access to land and agricultural production in the nation. Highly exclusionary, with the time passage, this model showed deterioration signs forcing the search for sustainable production alternatives. The agroecological and struggle movements for the land and the government fought intense debate about the construction of public policies regarding access to land and of foment to the sustainable development, having agroecology its theoretical base. As a result of this dialogue in 2012 Decree 7,794/2012 instituted the Agroecology and Organic Production National Policy, one of the main instruments of policy management is Agroecology and Organic Production National Plan (PLANAPO). PLANAPO articulated several governance structures around agroecology and set goals implemented between 2013 and 2015. This work was dedicated to evaluating the technical assistance goal of the National Institute of Colonization and Agrarian Reform (INCRA), specifically to evaluate how PLANAPO affected the technical assistance services offered by the institution to its beneficiary public. The INCRA objective was to provide agroecological technical assistance to 26,000 families favored from the National Agrarian Reform Program in the Acre and Pará states. The work was supported by the analysis of the available data in the ATER Computerized System (socio-productive diagnosis carried out at the time of the arrival of the technical assistance services in the areas and reports of the activities carried out during the validity of the contracts for the provision of service upon arrival of diagnostic data). As wel as interviews through semi-structured questionnaires carried out with the community leaders of the areas studied. The participation of women and young people in decision-making is still small. There was a significant reduction in the use of synthetic fertilizers and the elimination of the use of agrochemicals in the state of Acre. The methodology adopted by the ATER teams was participatory. The technical assistance service led the communities studied to the agroecological transition process.eng
dc.contributor.advisor1Campello, Eduardo Francia Carneiro
dc.contributor.advisor1ID723.675.197-72por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2087563732414383por
dc.contributor.advisor-co1Espindola, José Antonio Azevedo
dc.contributor.advisor-co1ID002.232.75-60.por
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1554656988194656por
dc.contributor.referee1Campello, Eduardo Francia Carneiro
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2087563732414383por
dc.contributor.referee2Amâncio, Cristhiane Oliveira da Graça
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9457988323432593por
dc.contributor.referee3Strauch, Guilherme de Freitas Ewald
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8317172573354484por
dc.creator.ID895.334.291-00por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9591775215573471por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Agricultura Orgânicapor
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dc.subject.cnpqAgronomiapor
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