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Tipo do documento: Dissertação
Title: Comercialização agrícola em canais de venda direta: um estudo dos fatores de competitividade da Feira da Agricultura Familiar na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Other Titles: Agricultural marketing in direct sales: a study of the competitiveness factors of the Family Farming Fair at the Federal Rural University of Rio de Janeiro
Authors: Miranda, Sueny Pinhel
Orientador(a): Dias, Anelise
Primeiro coorientador: Wegner, Rubia Cristina
Primeiro membro da banca: Dias, Anelise
Segundo membro da banca: Fonseca, Maria Fernanda de Albuquerque Costa
Terceiro membro da banca: Viegas, Isabel Fernandes Pinto
Keywords: Agroecologia;Circuitos Curtos;Microeconomia;Agroecology;Short Circuits;Microeconomics
Área(s) do CNPq: Agronomia
Idioma: por
Issue Date: 19-Nov-2021
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Agricultura Orgânica
Citation: MIRANDA, Sueny Pinhel. Comercialização agrícola em canais de venda direta: um estudo dos fatores de competitividade da Feira da Agricultura Familiar na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 2021. 143 f. Dissertação (Mestrado em Agricultura Orgânica) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021
Abstract: O objetivo deste estudo foi avaliar fatores de competitividade da comercialização da Feira da Agricultura Familiar na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (FAF Rural), campus Seropédica. Realizou-se uma pesquisa descritiva e análises quantitativas e qualitativas. Foram analisados 1.664 relatórios de comercialização, dos anos de 2017 (fevereiro a dezembro), 2018 (março a dezembro) e 2019 (fevereiro a dezembro). Na primeira etapa, foram estimados os faturamentos brutos por feirante e total mensal e anual. Na segunda etapa, estimou-se o faturamento por grupo e subgrupo de produtos; o balanço de vendas e a participação de cada grupo e subgrupo no volume total ofertado e comercializado e no faturamento bruto total. Definiu-se a Cesta de produtos considerando a participação no faturamento bruto, a quantidade ofertada, a regularidade de oferta nos três anos analisados e a relevância socioeconômica para a agricultura familiar no município de Seropédica e do entorno. O calendário de comercialização foi desenvolvido para os produtos da cesta e definiram-se quatro classes de oferta. Índices relativos (agregativos simples e ponderados) foram utilizados para comparar o preço de cada item da Cesta de produtos nos anos de 2018 (p1) e 2019 (p2) tomando por base o ano de 2017 (p0). O faturamento bruto da FAF nos três anos analisados foi influenciado pelo calendário acadêmico e pela sazonalidade que por sua vez, também foi devida às condições biofísicas de produção na Baixada Fluminense – RJ. Essas alterações implicaram na variação de excedente de produção própria, ofertado ao longo do ano e consequente mudança no perfil da produção, trazendo como característica a dinâmica de oferta/ demanda que assim como o espaço itinerante da FAF, interferiu também na renda do agricultor feirante e no faturamento total. A partir da FAF Rural, ocorre a geração de valor para os agricultores-feirantes e identifica-se uma organização mínima da cadeia produtiva local de produtos da agricultura familiar de base agroecológica, com articulação dos elos de distribuição e comercialização neste canal de venda direta.
Abstract: The aim of this study was to evaluate competitiveness factors in the commercialization of the Family Farming Fair at the Federal Rural University of Rio de Janeiro (FAF Rural), campus Seropédica. A descriptive research and quantitative and qualitative analysis were carried out. 1,664 sales reports were analyzed, covering the years 2017 (February to December), 2018 (March to December) and 2019 (February to December). In the first stage, gross sales per marketer and monthly and annual totals were estimated. In the second stage, the revenue per group and subgroup of products was estimated; the sales balance and the participation of each group and subgroup in the total volume offered and sold and in the total gross sales. The Basket of products was defined considering the participation in gross sales, the quantity supplied, the regularity of supply in the three years analyzed and the socioeconomic relevance for family farming in the municipality of Seropédica and surrounding areas. The sales calendar was developed for the products in the basket and four offer classes were defined. Relative indices (simple and weighted aggregates) were used to compare the price of each item in the Product Basket in the years 2018 (p1) and 2019 (p2) based on the year 2017 (p0). The gross revenue of FAF in the three years analyzed was influenced by the academic calendar and by seasonality, which in turn, was also due to the biophysical conditions of production in Baixada Fluminense – RJ. These changes resulted in the variation of the surplus of own production, offered throughout the year and the consequent change in the production profile, bringing as a characteristic the supply/demand dynamics that, as well as the itinerant space of the FAF, also interfered in the income of the marketer farmer and in total billing. From the FAF Rural, value creation for farmers-marketers occurs and a minimum organization of the local production chain of agroecologically based family farming products is identified, with articulation of the distribution and marketing links in this direct sales channel.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10384
Appears in Collections:Mestrado em Agricultura Orgânica

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