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dc.contributor.authorLage, Marcela Ferreira Rocha
dc.date.accessioned2023-12-22T01:37:18Z-
dc.date.available2023-12-22T01:37:18Z-
dc.date.issued2016-12-02
dc.identifier.citationLAGE, Marcela Ferreira Rocha. O mercado orgânico de BH: um estudo de caso das feiras orgânicas municipais. 2016. 60 f. Dissertação (Mestrado em Agricultura Orgânica). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, RJ, 2016.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10411-
dc.description.abstractA partir do ano de 2002 foram instaladas 8 (oito) feiras orgânicas, em três regiões do município de Belo Horizonte – MG. O trabalho tem como objetivo o levantamento do histórico, das características, do perfil dos agricultores familiares/feirantes e do perfil dos consumidores e possíveis consumidores destas feiras. Procura-se também analisar os gargalos para a expansão na produção e comercialização das feiras estudadas. O estudo foi realizado por meio de observações in loco e de entrevistas com o uso de questionários semi-estruturados. Foram realizadas 214 entrevistas com os frequentadores das oito feiras. Além do questionário aplicado aos consumidores, foram realizadas cinco entrevistas com os agricultores familiares/ feirantes com a utilização de um outro questionário e uma entrevista com o supervisor da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Os resultados da pesquisa apontam para a existência de 8 (oito) feiras orgânicas, situadas em bairros com maior renda per capta, regulamentadas pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte com a participação de 5 (cinco) agricultores familiares que enfrentam dificuldades quando o assunto é a mão de obra necessária, a regularidade na entrega e quantidade a ser produzida. Os consumidores em sua maioria eram mulheres com idade entre 30 a 54 anos, com nível de escolaridade elevado e renda mensal da maioria dos entrevistados de 9 a 12 salários mínimos. As feiras são importantes canais de comercialização da produção orgânica dos agricultores familiares e possibilita a proximidade e o estabelecimento de relações de confiança dos agricultores com os consumidores e vice-versapor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectShort Circuits of Marketingeng
dc.subjectOrganic agricultureeng
dc.subjectFamily farmingeng
dc.subjectCircuitos Curtos de Comercializaçãopor
dc.subjectAgricultura Orgânicapor
dc.subjectAgricultura Familiarpor
dc.titleO mercado orgânico de BH: um estudo de caso das feiras orgânicas municipaispor
dc.title.alternativeThe BH organic market: a case study of the municipal organic fairseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherFrom the year of 2002 eight (8) organic fairs were installed, in three regions of the city of Belo Horizonte - MG. The objective of the work is to survey the history, characteristics, the profile of family farmers / marketers and the profile of consumers and possible consumers of these fairs. It also seeks to analyze the difficulties for expansion in the production and marketing of the studied fairs. The study based on observations during the fairs and interviews using semi-structured questionnaires. There were 214 interviews with the attendees of the eight fairs. In addition to the questionnaire applied to consumers, five interviews were conducted with family farmers using another questionnaire and an interview with the supervisor of the Belo Horizonte City Hall. The results of the survey point to the existence of eight organic fairs, located in neighborhoods with higher per capita income, regulated by the Belo Horizonte City Hall with the participation of 5 (five) family farmers who face difficulties when it comes to required labor, the regularity of delivery and the quantity to be produced. The majority of the consumers were women between the ages of 30 and 54, with high schooling and monthly income, between 9 to 12 minimum salaries. Fairs are important channels for the commercialization of the organic production of family farmers and enable the proximity and establishment of trust relations between farmers and consumers mutually.eng
dc.contributor.advisor1Aquino, Adriana Maria de
dc.contributor.advisor1ID450.856.926-91por
dc.contributor.advisor-co1Assis, Renato Linhares de
dc.contributor.advisor-co1ID795.249.667-00por
dc.contributor.referee1Aquino, Adriana Maria de
dc.contributor.referee2Espindola, Jose Antônio Azevedo
dc.contributor.referee3Faver, Leonardo Ciuffo
dc.creator.ID061.262.846-90por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2908087027879663por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Agricultura Orgânicapor
dc.subject.cnpqAgronomiapor
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dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1828
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2017-06-23T19:30:15Z No. of bitstreams: 1 2016 - Marcela Ferreira Rocha Lage.pdf: 2151978 bytes, checksum: 4d846b189d216d1c6f6b029f56113719 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-23T19:30:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016 - Marcela Ferreira Rocha Lage.pdf: 2151978 bytes, checksum: 4d846b189d216d1c6f6b029f56113719 (MD5) Previous issue date: 2016-12-02eng
Appears in Collections:Mestrado em Agricultura Orgânica

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