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Tipo do documento: Dissertação
Título: O mercado orgânico de BH: um estudo de caso das feiras orgânicas municipais
Título(s) alternativo(s): The BH organic market: a case study of the municipal organic fairs
Autor(es): Lage, Marcela Ferreira Rocha
Orientador(a): Aquino, Adriana Maria de
Primeiro coorientador: Assis, Renato Linhares de
Primeiro membro da banca: Aquino, Adriana Maria de
Segundo membro da banca: Espindola, Jose Antônio Azevedo
Terceiro membro da banca: Faver, Leonardo Ciuffo
Palavras-chave: Short Circuits of Marketing;Organic agriculture;Family farming;Circuitos Curtos de Comercialização;Agricultura Orgânica;Agricultura Familiar
Área(s) do CNPq: Agronomia
Idioma: por
Data do documento: 2-Dez-2016
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Agricultura Orgânica
Citação: LAGE, Marcela Ferreira Rocha. O mercado orgânico de BH: um estudo de caso das feiras orgânicas municipais. 2016. 60 f. Dissertação (Mestrado em Agricultura Orgânica). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, RJ, 2016.
Resumo: A partir do ano de 2002 foram instaladas 8 (oito) feiras orgânicas, em três regiões do município de Belo Horizonte – MG. O trabalho tem como objetivo o levantamento do histórico, das características, do perfil dos agricultores familiares/feirantes e do perfil dos consumidores e possíveis consumidores destas feiras. Procura-se também analisar os gargalos para a expansão na produção e comercialização das feiras estudadas. O estudo foi realizado por meio de observações in loco e de entrevistas com o uso de questionários semi-estruturados. Foram realizadas 214 entrevistas com os frequentadores das oito feiras. Além do questionário aplicado aos consumidores, foram realizadas cinco entrevistas com os agricultores familiares/ feirantes com a utilização de um outro questionário e uma entrevista com o supervisor da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Os resultados da pesquisa apontam para a existência de 8 (oito) feiras orgânicas, situadas em bairros com maior renda per capta, regulamentadas pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte com a participação de 5 (cinco) agricultores familiares que enfrentam dificuldades quando o assunto é a mão de obra necessária, a regularidade na entrega e quantidade a ser produzida. Os consumidores em sua maioria eram mulheres com idade entre 30 a 54 anos, com nível de escolaridade elevado e renda mensal da maioria dos entrevistados de 9 a 12 salários mínimos. As feiras são importantes canais de comercialização da produção orgânica dos agricultores familiares e possibilita a proximidade e o estabelecimento de relações de confiança dos agricultores com os consumidores e vice-versa
Abstract: From the year of 2002 eight (8) organic fairs were installed, in three regions of the city of Belo Horizonte - MG. The objective of the work is to survey the history, characteristics, the profile of family farmers / marketers and the profile of consumers and possible consumers of these fairs. It also seeks to analyze the difficulties for expansion in the production and marketing of the studied fairs. The study based on observations during the fairs and interviews using semi-structured questionnaires. There were 214 interviews with the attendees of the eight fairs. In addition to the questionnaire applied to consumers, five interviews were conducted with family farmers using another questionnaire and an interview with the supervisor of the Belo Horizonte City Hall. The results of the survey point to the existence of eight organic fairs, located in neighborhoods with higher per capita income, regulated by the Belo Horizonte City Hall with the participation of 5 (five) family farmers who face difficulties when it comes to required labor, the regularity of delivery and the quantity to be produced. The majority of the consumers were women between the ages of 30 and 54, with high schooling and monthly income, between 9 to 12 minimum salaries. Fairs are important channels for the commercialization of the organic production of family farmers and enable the proximity and establishment of trust relations between farmers and consumers mutually.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10411
Aparece nas coleções:Mestrado em Agricultura Orgânica

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