Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10455
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dc.contributor.authorSchiavon, Miqueli Sturbelle
dc.date.accessioned2023-12-22T01:37:41Z-
dc.date.available2023-12-22T01:37:41Z-
dc.date.issued2020-08-28
dc.identifier.citationSCHIAVON, Miquéli Stubelle. A construção e implementação de políticas públicas para a agricultura familiar e camponesa no estado do Rio Grande do Sul: o caso do Programa Camponês. 2020. 82 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Agricultura Orgânica) - Programa de Pós-Graduação em Agricultura Orgânica. Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10455-
dc.description.abstractExiste uma parcela da população rural que, por décadas, foi excluída das políticas públicas. O presente estudo teve como objetivo descrever o processo de construção do Programa de Apoio à Agricultura Familiar e Camponesa (AFC) – Programa Camponês (PC) no Estado do Rio Grande do Sul (RS), a partir da visão dos atores sociais que fizeram a proposta. Fez-se uma narrativa histórica dos processos de construção e reflexão a respeito da elaboração do PC-RS, identificando os principais atores, os princípios e pilares do programa, apresentando o fluxo metodológico de apresentação e aprovação dos projetos para acesso pelos AFC, e, uma análise sobre o PC-RS a partir das conquistas e dos desafios, bem como os efeitos da sua implementação como política emancipatória de massificação da agroecologia e da produção orgânica para a AFC do RS. Isso foi feito a partir do estudo de casos nos municípios de Eldorado do Sul, Nova Santa Rita e Santa Cruz do Sul no RS. Para isso, foi utilizada como metodologia uma revisão bibliográfica, uma análise dos documentos e a realização de entrevistas, com base em roteiro semiestruturado, com representantes do estado e das organizações sociais envolvidas nesse processo, além da percepção do autor deste estudo, por ser membro ativo de todo esse processo como um dos representantes do MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores). O trabalho revelou que o PC-RS foi de fato uma possibilidade concreta da AFC ser a indutora do desenvolvimento no campo do RS, tendo como base a produção de alimentos saudáveis e como matriz tecnológica os princípios, conceitos, diretrizes, estratégias e práticas da agroecologia e da produção orgânica. Acredita-se que esse processo de construção de política pública em um formato participativo possa ser replicado em todos os estados do Brasil, como aconteceu na elaboração de diversas políticas públicas estaduais de agroecologia e produção orgânica. Por fim, o PC-RS mostrou-se como uma política pública emancipatória para a AFC, contudo, precisa ter seus instrumentos melhor internalizados e redigidos para evitar as interrupções e mudanças com as trocas de governantes, ou seja, precisa deixar de ser uma política de governo para transformar-se em uma política de Estado.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolíticas Públicaspor
dc.subjectAgricultura familiar e camponesapor
dc.subjectAgroecologiapor
dc.subjectPublic Policieseng
dc.subjectFamily and peasant agricultureeng
dc.subjectAgroecologyeng
dc.titleA construção e implementação de políticas públicas para a agricultura familiar e camponesa no estado do Rio Grande do Sul: o caso do Programa Camponêspor
dc.title.alternativeThe construction and implementation of public policies for family and peasant agriculture in the state of Rio Grande do Sul: the case of the Peasant Programeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThere is a portion of the rural population that, for decades, has been excluded from public policies. The present study aimed to describe the construction process of the Support Program for Family and Peasant Agriculture (AFC) - Peasant Program (PC) in the State of Rio Grande do Sul (RS), from the perspective of the social actors who made the proposal. A historical narrative of the construction processes and reflections about the elaboration of the PC-RS was made, identifying the main actors, the principles and pillars of the program, presenting the methodological flow of presentation and approval of the projects for access by the AFC, and, an analysis of the PC-RS based on achievements and challenges, as well as the effects of its implementation as an emancipatory policy for the massification of agroecology and organic production for the AFC of RS. This was done based on a case study in the municipalities of Eldorado do Sul, Nova Santa Rita and Santa Cruz do Sul in RS. For that, a bibliographic review, an analysis of the documents and the conduct of interviews, based on a semi-structured script, with representatives of the state and social organizations involved in this process, as well as the perception of the author of this study, was used as methodology. active member of this whole process as one of the representatives of the MPA (Small Farmers Movement). The work revealed that the PC-RS was in fact a concrete possibility for the AFC to be the inducer of development in the field of RS, based on the production of healthy foods and as a technological matrix the principles, concepts, guidelines, strategies and practices of agroecology and organic production. It is believed that this process of building public policy in a participatory format can be replicated in all states of Brazil, as happened in the elaboration of several state public policies on agroecology and organic production. Finally, the PC-RS proved to be a public emancipatory policy for the AFC, but which needs to have its instruments better internalized and written, in order to avoid interruptions and changes with changes in government; that is, it needs to stop being a government policy to become a state policy.eng
dc.contributor.advisor1Fonseca, Maria Fernanda de Albuquerque Costa
dc.contributor.advisor1ID370.766.397-34por
dc.contributor.advisor-co1Amâncio, Cristhiane Oliveira da Graça
dc.contributor.advisor-co1ID020.506.354-35por
dc.contributor.referee1Fonseca, Maria Fernanda de Albuquerque Costa
dc.contributor.referee2Souza, Marcelo Santos de
dc.contributor.referee3Silva, Patrícia Martins da
dc.creator.ID009.988.270-10por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3882839882271119por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Agricultura Orgânicapor
dc.relation.referencesABERS, R.; SERAFIM, L.; TATAGIBA, L. Repertórios de interação Estado-sociedade em um Estado heterogêneo: a experiência na Era Lula. Dados, v. 57, n. 2, p. 325-357, 2014. AGUIAR, M. V. A. Educação em Agroecologia- Que formação para sustentabilidade? In: Agriculturas, vol. 7. no. 4, dez. 2010. ABRAMOVAY, R.; FAVARETO, A. Pode a teoria dos campos de Pierre Bourdieu ser aplicada em estudos de desenvolvimento territorial? In: Seminário do Projeto de Pesquisa “Territorios rurales in movimiento”. Notas para discussão. Salvador, Bahia de 24 a 27 de setembro de 2008. Disponível em: <https://favaretoufabc.files.wordpress.com/2013/06/2008_abramovayfavaretosobrebourdieudesenvterritorial.pdf>. Acesso em: 05 dez. 2020. ALEIXO, D. N. S. Aquisição de alimentos da agricultura familiar, incluindo produtos orgânicos, pelas Prefeituras Municipais do Estado do Rio de Janeiro, no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar, no período de 2011 a 2016. 2018. 230 f. 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