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dc.contributor.authorMeirelles, Rejane da Conceição
dc.date.accessioned2023-12-22T01:52:30Z-
dc.date.available2023-12-22T01:52:30Z-
dc.date.issued2017-08-08
dc.identifier.citationMEIRELLES, Rejane da Conceição. Gênero na política educacional: uma análise do curso GDE 2006-2010. 2017. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2017.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11416-
dc.description.abstractEsta dissertação tem por objetivo analisar a Política Pública Gênero e Diversidade na Escola – GDE no período de 2006 a 2010 no que concerne a questão de gênero e diversidade presentes nos livros didáticos disponibilizados pelo curso. Assim, inicialmente situamos o GDE no cenário político brasileiro, em seguida empreendemos uma reflexão sobre os fundamentos de sua criação e sobre os atores sociais envolvidos. Posteriormente, realizamos uma análise do material didático produzido pelos conteudistas e coordenadores do projeto, a fim de refletir sobre quais concepções de gênero/diversidade estão presentes no material e orientaram a formação dos professores que passaram pelo programa. Finalmente analisamos a questão dos direitos humanos no GDE, suas origens, suas fundamentações e seus desdobramentos, incidindo sobre o problema a noção de dispositivo de poder construída por Foucault, permitindo-nos tecer um quadro mais amplo dos fatores que envolveram a montagem do GDE e das consequências de sua execução.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectDiversidadepor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectGenderpor
dc.subjectDiversitypor
dc.subjectEducationpor
dc.titleGênero na política educacional: uma análise do curso GDE 2006-2010por
dc.title.alternativeGender in educational policy: an analysis of the GDE course 2006-2010eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis dissertation aims to analyze the Public Policy Gender and Diversity in the School - GDE in the period from 2006 to 2010 regarding the issue of gender and diversity. Thus, we initially situate the GDE in the Brazilian political scene, and then we undertake a reflection on the foundations of its creation and on the social actors involved. Subsequently, we carried out an analysis of the didactic material produced by the content and coordinators of the project, in order to reflect on which conceptions of gender / diversity are present in the material and guided the training of the teachers who went through the program. Finally, we analyze the issue of human rights in the GDE, its origins, its foundations and its unfolding, focusing on the problem the notion of power device constructed by Foucault, allowing us to provide a broader picture of the factors that involved the assembly of the GDE and consequences of its implementation.eng
dc.contributor.advisor1Pinto, Nalayne Mendonça
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9851975078166981por
dc.contributor.advisor-co1Rinaldi, Alessandra de Andrade
dc.contributor.advisor-co1ID796.043.666-53por
dc.contributor.referee1Pinto, Nalayne Mendonça
dc.contributor.referee2Rinaldi, Alessandra de Andrade
dc.contributor.referee3Guedes, Moema de Castro
dc.contributor.referee4Rosistolato, Rodrigo Pereira da Rocha
dc.creator.ID098.064.787-89por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9723221699214814por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispor
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dc.subject.cnpqAntropologiapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
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