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Tipo do documento: Dissertação
Título: Gênero na política educacional: uma análise do curso GDE 2006-2010
Otros títulos: Gender in educational policy: an analysis of the GDE course 2006-2010
Autor: Meirelles, Rejane da Conceição
Orientador(a): Pinto, Nalayne Mendonça
Primeiro coorientador: Rinaldi, Alessandra de Andrade
Primeiro membro da banca: Pinto, Nalayne Mendonça
Segundo membro da banca: Rinaldi, Alessandra de Andrade
Terceiro membro da banca: Guedes, Moema de Castro
Quarto membro da banca: Rosistolato, Rodrigo Pereira da Rocha
Palabras clave: Gênero;Diversidade;Educação;Gender;Diversity;Education
Área(s) do CNPq: Antropologia
Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 8-ago-2017
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Citación: MEIRELLES, Rejane da Conceição. Gênero na política educacional: uma análise do curso GDE 2006-2010. 2017. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2017.
Resumen: Esta dissertação tem por objetivo analisar a Política Pública Gênero e Diversidade na Escola – GDE no período de 2006 a 2010 no que concerne a questão de gênero e diversidade presentes nos livros didáticos disponibilizados pelo curso. Assim, inicialmente situamos o GDE no cenário político brasileiro, em seguida empreendemos uma reflexão sobre os fundamentos de sua criação e sobre os atores sociais envolvidos. Posteriormente, realizamos uma análise do material didático produzido pelos conteudistas e coordenadores do projeto, a fim de refletir sobre quais concepções de gênero/diversidade estão presentes no material e orientaram a formação dos professores que passaram pelo programa. Finalmente analisamos a questão dos direitos humanos no GDE, suas origens, suas fundamentações e seus desdobramentos, incidindo sobre o problema a noção de dispositivo de poder construída por Foucault, permitindo-nos tecer um quadro mais amplo dos fatores que envolveram a montagem do GDE e das consequências de sua execução.
Abstract: This dissertation aims to analyze the Public Policy Gender and Diversity in the School - GDE in the period from 2006 to 2010 regarding the issue of gender and diversity. Thus, we initially situate the GDE in the Brazilian political scene, and then we undertake a reflection on the foundations of its creation and on the social actors involved. Subsequently, we carried out an analysis of the didactic material produced by the content and coordinators of the project, in order to reflect on which conceptions of gender / diversity are present in the material and guided the training of the teachers who went through the program. Finally, we analyze the issue of human rights in the GDE, its origins, its foundations and its unfolding, focusing on the problem the notion of power device constructed by Foucault, allowing us to provide a broader picture of the factors that involved the assembly of the GDE and consequences of its implementation.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11416
Aparece en las colecciones:Mestrado em Ciências Sociais

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