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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11418
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Formação e consolidação do setor privado de transporte urbano por ônibus em Nova Iguaçu: tendências e perspectivas |
Other Titles: | Formation and consolidation of the private sector in urban transport by bus in Nova Iguaçu: trends and prospects |
Authors: | Lima, Ana Flávia Bastos D' Assumpção |
Orientador(a): | Carvalho, Nelson Rojas de |
Primeiro membro da banca: | Carvalho, Nelson Rojas de |
Segundo membro da banca: | Jorge, Vladimyr Lombardo |
Terceiro membro da banca: | Reznik, Luís |
Keywords: | Transporte Público;Empresas de Ônibus;Baixada Fluminense;Nova Iguaçu;Public Transport;Bus Companies |
Área(s) do CNPq: | Planejamento Urbano e Regional Sociologia |
Idioma: | por |
Issue Date: | 28-Aug-2015 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
Citation: | LIMA, Ana Flávia Bastos D' Assumpção. Formação e consolidação do setor privado de transporte urbano por ônibus em Nova Iguaçu: tendências e perspectivas. 2015. 102 p. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2015. |
Abstract: | O presente trabalho toma como ponto de partida uma análise histórica sobre a consolidação do sistema de transporte coletivo por ônibus na cidade de Nova Iguaçu para discutir quais as possíveis mudanças e permanências no sistema a partir de 2015 – quando a prefeitura realizou, pela primeira vez, através de um processo de licitação, uma concessão privada. Esse processo abrangeu todo o sistema de transporte por ônibus da cidade e representa um novo ciclo, para os deslocamentos e para a mobilidade urbana, marcado pela transição regulatória. Neste trabalho, portanto, queremos analisar o processo de reorganização dos padrões de mobilidade urbana em Nova Iguaçu, sob a ótica do modal de transporte por ônibus. E, em que medida, tais transformações afetaram a ordem urbana da cidade, bem como o posicionamento dos agentes tradicionais e seus modos de exercer poder dentro da política municipal de transporte rodoviário de passageiros. Buscamos refletir sobre as mudanças e continuidades na política municipal de transportes a partir de temas importantes para a administração pública, com base nas relações de poder estabelecidas entre grupos e empresas de ônibus, representantes do sistema, poder público e sociedade civil. |
Abstract: | This paper takes as its starting point a historical analysis of the consolidation of the public transportation system by bus in the city of Nova Iguaçu to discuss what possible changes and stays in the system from 2015 - when the city held for the first time, through a bidding process, a private concession. This process covered the entire transport system for city buses and is a new cycle for the displacement and urban mobility, marked by the regulatory transition. In this work, so we want to analyze the process of reorganization of urban mobility patterns in Nova Iguaçu, from the perspective of modal transport by bus. And to what extent these changes affected the urban order of the city as well as the positioning of traditional agents and their ways of exercising power within the municipal policy for road passenger transport. We seek to reflect on the changes and continuities in the municipal transport policy from important issues for public administration, based on power relations established between groups and bus companies, system representatives, government and civil society. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11418 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ciências Sociais |
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