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dc.contributor.authorSantos, João Pedro Silva dos
dc.date.accessioned2023-12-22T01:52:31Z-
dc.date.available2023-12-22T01:52:31Z-
dc.date.issued2022-03-30
dc.identifier.citationSANTOS, João Pedro Silva dos. Viagem (via Hollywood) ao cinema brasileiro: Alex Viany e a questão do realismo no segundo pós-guerra (1945-1949). 2022. 261 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2022.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11419-
dc.description.abstractA presente dissertação tem como foco a renovação do pensamento cinematográfico brasileiro no segundo pós-guerra. Para este fim, acompanhamos a trajetória do crítico de cinema Alex Viany desde o início de sua carreira no jornal Diário da Noite (1935-36) e na revista Carioca (1937-45), atravessando os anos em que atuou como correspondente em Hollywood para a revista O Cruzeiro (1945-48), até o retorno ao Brasil, quando passou a colaborar na revista A Cena Muda (1949-51) e a editar, em parceria com Vinícius de Moraes, a revista Filme (1949). Trata-se de uma fase pouco estudada em sua produção crítica, a qual permitiu-nos avaliar suas reações e impressões diante das alternativas concretas apresentadas no cenário político e cinematográfico da segunda metade dos anos 1940. Seguindo o caminho inverso da pesquisa de Arthur Autran, quem estudou a produção crítica de Alex Viany entre o retorno dos Estados Unidos, no final de 1948, e a publicação do livro Introdução ao Cinema Brasileiro, em 1959, buscamos também discutir o modo como as noções de determinação (da linha política partidária) e mediação (do “campo” da crítica cinematográfica), assim como as análises ideológicas que informaram este estudo, produziram uma redução do pensamento cinematográfico de Alex Viany ao “arcabouço ideológico” do Partido Comunista Brasileiro (PCB). Neste sentido, o estudo da trajetória intelectual pregressa de Alex Viany visa resgatar a dimensão política de sua agência e reavaliar a formação de um discurso realista em seu pensamento cinematográfico.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAlex Vianypor
dc.subjectcinema brasileiropor
dc.subjectneorrealismopor
dc.subjectPartido Comunista Brasileiropor
dc.subjectsegundo pós-guerrapor
dc.subjectBrazilian cinemaeng
dc.subjectneorealismeng
dc.subjectBrazilian Communist Partyeng
dc.subjectpost-World War II periodeng
dc.titleViagem (via Hollywood) ao cinema brasileiro: Alex Viany e a questão do realismo no segundo pós-guerra (1945-1949)por
dc.title.alternativeJourney (through Hollywood) to Brazilian cinema: Alex Viany and the issue of realism in the post-World War II period (1945-1949)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present dissertation is fundamentally concerned with the renewal of Brazilian cinematographic thought in the second post-war period. For this purpose, we follow the trajectory of the film critic Alex Viany since the beginning of his career, in the newspaper Diário da Noite (1935-36) and in the magazine Carioca (1937-45), going through the years in which he worked as a correspondent in Hollywood for the magazine O Cruzeiro (1945-48), until his return to Brazil, when he started to collaborate in the magazine A Cena Muda (1949-51) and edit, in partnership with Vinícius de Moraes, the magazine Filme (1949). This is a phase that has been little studied in his critical production, which allowed us to evaluate their reactions and impressions in the face of concrete alternatives presented in the political and cinematographic scenario of the second half of the 1940s. Following the inverse path of Arthur Autran’s research, which analyzes the critical production of Alex Viany between the return of the United States, at the end of 1948, and the publication of the book Introdução ao Cinema Brasileiro, in 1959, we seek to discuss how the notions of determination (from the political party line) and mediation (from the “field” of film criticism), as well as the ideological analyzes that informed this study, produced a reduction in the cinematographic thought of Alex Viany to the “ideological framework” of the Brazilian Communist Party (PCB). In this sense, the study of Alex Viany’s previous intellectual trajectory aims to rescue the political dimension of his agency and reassess the formation of a realistic discourse in his cinematographic thoughteng
dc.contributor.advisor1Perruso, Marco Antonio
dc.contributor.advisor1ID008.837.567-65por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3639998450131320por
dc.contributor.referee1Perruso, Marco Antonio
dc.contributor.referee2Szwako, José Eduardo Leon
dc.contributor.referee3Carvalho, Eliska Altmann de
dc.creator.ID106.926.566-77por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3407547101447247por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispor
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