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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11419
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Viagem (via Hollywood) ao cinema brasileiro: Alex Viany e a questão do realismo no segundo pós-guerra (1945-1949) |
Other Titles: | Journey (through Hollywood) to Brazilian cinema: Alex Viany and the issue of realism in the post-World War II period (1945-1949) |
Authors: | Santos, João Pedro Silva dos |
Orientador(a): | Perruso, Marco Antonio |
Primeiro membro da banca: | Perruso, Marco Antonio |
Segundo membro da banca: | Szwako, José Eduardo Leon |
Terceiro membro da banca: | Carvalho, Eliska Altmann de |
Keywords: | Alex Viany;cinema brasileiro;neorrealismo;Partido Comunista Brasileiro;segundo pós-guerra;Brazilian cinema;neorealism;Brazilian Communist Party;post-World War II period |
Área(s) do CNPq: | Sociologia |
Idioma: | por |
Issue Date: | 30-Mar-2022 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
Citation: | SANTOS, João Pedro Silva dos. Viagem (via Hollywood) ao cinema brasileiro: Alex Viany e a questão do realismo no segundo pós-guerra (1945-1949). 2022. 261 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2022. |
Abstract: | A presente dissertação tem como foco a renovação do pensamento cinematográfico brasileiro no segundo pós-guerra. Para este fim, acompanhamos a trajetória do crítico de cinema Alex Viany desde o início de sua carreira no jornal Diário da Noite (1935-36) e na revista Carioca (1937-45), atravessando os anos em que atuou como correspondente em Hollywood para a revista O Cruzeiro (1945-48), até o retorno ao Brasil, quando passou a colaborar na revista A Cena Muda (1949-51) e a editar, em parceria com Vinícius de Moraes, a revista Filme (1949). Trata-se de uma fase pouco estudada em sua produção crítica, a qual permitiu-nos avaliar suas reações e impressões diante das alternativas concretas apresentadas no cenário político e cinematográfico da segunda metade dos anos 1940. Seguindo o caminho inverso da pesquisa de Arthur Autran, quem estudou a produção crítica de Alex Viany entre o retorno dos Estados Unidos, no final de 1948, e a publicação do livro Introdução ao Cinema Brasileiro, em 1959, buscamos também discutir o modo como as noções de determinação (da linha política partidária) e mediação (do “campo” da crítica cinematográfica), assim como as análises ideológicas que informaram este estudo, produziram uma redução do pensamento cinematográfico de Alex Viany ao “arcabouço ideológico” do Partido Comunista Brasileiro (PCB). Neste sentido, o estudo da trajetória intelectual pregressa de Alex Viany visa resgatar a dimensão política de sua agência e reavaliar a formação de um discurso realista em seu pensamento cinematográfico. |
Abstract: | The present dissertation is fundamentally concerned with the renewal of Brazilian cinematographic thought in the second post-war period. For this purpose, we follow the trajectory of the film critic Alex Viany since the beginning of his career, in the newspaper Diário da Noite (1935-36) and in the magazine Carioca (1937-45), going through the years in which he worked as a correspondent in Hollywood for the magazine O Cruzeiro (1945-48), until his return to Brazil, when he started to collaborate in the magazine A Cena Muda (1949-51) and edit, in partnership with Vinícius de Moraes, the magazine Filme (1949). This is a phase that has been little studied in his critical production, which allowed us to evaluate their reactions and impressions in the face of concrete alternatives presented in the political and cinematographic scenario of the second half of the 1940s. Following the inverse path of Arthur Autran’s research, which analyzes the critical production of Alex Viany between the return of the United States, at the end of 1948, and the publication of the book Introdução ao Cinema Brasileiro, in 1959, we seek to discuss how the notions of determination (from the political party line) and mediation (from the “field” of film criticism), as well as the ideological analyzes that informed this study, produced a reduction in the cinematographic thought of Alex Viany to the “ideological framework” of the Brazilian Communist Party (PCB). In this sense, the study of Alex Viany’s previous intellectual trajectory aims to rescue the political dimension of his agency and reassess the formation of a realistic discourse in his cinematographic thought |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11419 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ciências Sociais |
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