Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11430
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cruz, Felipe Bellido Quarti. | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T01:52:34Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T01:52:34Z | - |
dc.date.issued | 2018-02-22 | |
dc.identifier.citation | CRUZ, Felipe Bellido Quarti.. Ações Afirmativas no Ensino Superior: Uma análise das teses e dissertações em ciências sociais. 2018. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11430 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação trata da análise do processo histórico e social das políticas de ação afirmativa para o acesso ao ensino superior no Brasil, por meio do estudo das teses e dissertações defendidas no Brasil sobre este tema. A dissertação é dividida em três capítulos. O primeiro consta de uma revisão histórica do debate sobre a questão racial desde o período pós-abolicionista até 2012 quando foi promulgada a lei 12.711. O segundo capítulo é dedicado ao levantamento bibliográfico das teses e dissertações produzidas pelos programas de pós-graduação dentro da área de ciências sociais. O terceiro capítulo é dedicado a compreender a relação de três segmentos que estiveram presentes na criação das políticas de ação afirmativa: a sociedade civil organizada – movimento negro; a ciência – intelectuais e institutos de pesquisa; e as instituições políticas – representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário. | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ação afirmativa | por |
dc.subject | Política Pública | por |
dc.subject | Ensino superior | por |
dc.subject | Affirmative action | eng |
dc.subject | Public policy | eng |
dc.subject | College education | eng |
dc.title | Ações Afirmativas no Ensino Superior: Uma análise das teses e dissertações em ciências sociais | por |
dc.title.alternative | Affirmative Actions in College Education: An analysis of theses and dissertations in the social sciences | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | In this dissertation i have analyzed the historical and social process of affirmative action policies for access to college education in Brazil. Therefore, i divided this work into three chapters. In the first I’ve make a historical review of the debate on the racial issue from the post-abolitionist period until 2012 when Law 12,711 was enacted. The second chapter was devoted to the bibliographical survey of theses and dissertations produced by pós-graduated programs with the name related to the social sciences. In the third, I dedicated myself to understanding the relationship of three segments that were present in the creation of affirmative action policies: organized civil society - black movement; science - intellectuals and research institutes; and political institutions - representatives of the Executive, Legislative and Judiciary. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Luena Nascimento Nunes | |
dc.contributor.advisor1ID | 021.434.587-46 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6004516715704075 | por |
dc.contributor.referee1 | Pereira, Luena Nascimento Nunes | |
dc.contributor.referee1ID | 021.434.587-46 | por |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6004516715704075 | por |
dc.contributor.referee2 | Guedes, Moema de Castro | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8696769275634217 | por |
dc.contributor.referee3 | Vieira, Andréa Lopes da Costa | |
dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0002-3672-6298 | por |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4453051972658627 | por |
dc.creator.ID | 131.260.067-52 | por |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0001-6892-3141 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2424116013566553 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais | por |
dc.relation.references | ANDRÉ, M.; ROMANOWSKI, Joana P. Estado da arte sobre formação de professores nas dissertações e teses dos programas de pós-graduação das universidades brasileiras, 1990 a 1996. Programa e Resumos da 22ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), Caxambu- MG, 1999. ANTUNES, Ricardo, BRAGA, Ruy. "Os dias que abalaram o Brasil: as rebeliões de junho, julho de 2013." Revista de Políticas Públicas (2014). AZEVEDO, Thales. Democracia Racial. Petrópolis: Ed. Vozes, 1975. BALLESTRINS, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política, nº11. Brasília, maio - agosto de 2013, pp. 89-117. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa : Edições 70, 1988. BASTIDE, Roger; FERNANDES, Florestan. Brancos e negros em São Paulo. 3. ed. São Paulo: Cia. Ed. Nacional, 1971. BORDIN, Tamara. O saber e o poder: A contribuiç. SABERES, Natal RN, v. 1, n.10, nov. 2014, 225-235 BOURDIEU, Pierre & WACQUANT, Loic "Prefácio: Sobre as Artimanhas da Razão Imperialista", in P. Bourdieu, Escritos de Educação, Petrópolis, Vozes, 1998. , pp.17-32. BOURDIEU, Pierre. O campo científico. Actes de Ia Recherche en Sciences Sociales, In. 2/3, jun. 1976, p. 88-104. Tradução de Paula Montero BRASIL. LEI Nº 12.711, DE 29 DE AGOSTO DE 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 30 de agosto de 2012. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cotas/docs/lei_12711_2012.pdf> Acesso: Janeiro, 2016. CAMPOS, Luiz Augusto e GOMES, Ingrid, “Relações raciais no Brasil contemporâneo: uma análise preliminar da produção em artigos acadêmicos dos últimos vinte anos (1994- 2013)”, Sinais Sociais. Rio de Janeiro. V11 n.32/p.85-116. 2016 CAPELLE, Mônica; MELO, Marlene; GONÇALVES, Carlos. Análise de conteúdo e análise de discurso nas ciências sociais. In: Spell: scientfic periodics eletronic library. CARDOSO, Fernando. Um livro perene. Apresentação In: FREYRE, Gilberto. Casa grande & senzala. 2003 CARLOMAGNO, Márcio; ROCHA, Leonardo. Como criar e classificar categorias para fazer análise de conteúdo: uma questão metodológica. Revista Eletrônica de Ciência Política, vol. 7, n. 1, 2016. 120 COSTA, Sérgio. Dois Atlânticos: teoria social, antirracismo, cosmopolitismo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006. . Dilemas do anti-racismo no Brasil: os estudos raciais e seus críticos. Estudos Afro-Asiáticos, Ano 24, nº 1, 2002 CUNHA, L.A. A universidade temporã: o ensino superior da colônia a era Vargas. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira, 1980. ENS, Romilda Teodora; ANDRÉ, Marli Dalmazo Afonso de. A formação de professores nas dissertações e teses da área de educação no Brasil: um estudo comparativo. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E TRABALHO: Representações Sociais, Competências e Trajetórias Profissionais. Aveiro, 2005. Anais... Aveiro: Ed. Universidade de Aveiro, 2005. FERES JR., João; CAMPOS, Luiz Augusto. O discurso freyriano sobre cotas raciais: Origem, difusão e decadência. In: Ação Afirmativa em questão: Brasil, Estados Unidos, África do Sul e França. Org: Angela Paiva. Pallas editora. 2013 FERES JÚNIOR, João & POGREBINSCHI, Thamy. Teoria Política Contemporânea: uma Introdução. Rio de Janeiro:Elsevier, 2010. FERNANDES, Florestan. A integração do negro na sociedade de classes. São Paulo. Ática. 1978 FERREIRA, Norma. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, ano XXIII, nº 79, Agosto/2002 FERREIRA, Norma S. A. Pesquisa em leitura: Um estudo dos resumos de dissertações de mestrado e teses de doutorado defendidas no Brasil, de 1980 a 1995. Tese de doutorado, Faculdade de Educação da UNICAMP. Campinas, 1999 FIGUEIREDO, Angela. Homenagem A obra de Carlos Hasenbalg e sua importância para os estudos das relações das desigualdades raciais no Brasil. Revista Sociedade e Estado - Volume 30 Número 1 Janeiro/Abril 2015 FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 8. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1989. . A Arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013 FREYRE, Gilberto. Casa Grande e Senzala Formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. 48. Ed. São Paulo: Global editora e distribuidora LTDA, 2003. . Sobrados e mocambos. 4. ed. Rio de Janeiro: José Olympio. 1968. . Manifesto Regionalista. 6. ed. Recife: MEC/Instituto Joaquim Nabuco, 1976. FRY, Peter. O que a Cinderela negra tem a dizer sobre a política racial´ no Brasil, in: Revista USP, 28 (1995/1996) 121 . Por que o Brasil é diferente? Resenha de "Orpheus and Power"de Michael Hanchard e "Slave Rebellion in Brazil", de João José Reis. Rev. bras. Ci. Soc. v.11 n.31 São Paulo jun. 1996. GILROY, Paul. O Atlântico negro: modernidade e dupla consciência. Editora 34, Rio de Janeiro. 2001 GRAMSCI, Antônio. Cadernos do Cárcere, volume 2. Os intelecuais. O princípio educativo. Edição e traducão, Carlos Neslon Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001. GONZALEZ, Lélia; HASENBALG, Carlos. Lugar de negro. Rio de Janeiro. Editora Marco Zero. 1982 GONZALEZ, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. Revista ciências sociais hoje, Anpocs, 1984, p.223-244 GUIMARÃES, Antonio. Como trabalhar com "raça" em sociologia In:Educação e Pesquisa, São Paulo, v.29, n.1, p. 93-107, jan./jun. 2003 . Ações Afirmativas para população negra nas universidades brasileiras. In: Ações Afirmativas: políticas públicas contra as desigualdades raciais. SANTOS, R. E. dos e LOBATO, F. (orgs.) Rio de Janeiro: DP&A, 2003. . Entrevista com Carlos Hasenbalg. Tempo Social, revista de sociologia da USP,v.18, n.2. pp.259-268. 2006 GUIMARÃES, Nilson. A argüição de descumprimento de preceito fundamental Breve análise sobre a argüição de descumprimento de preceito fundamental: conceito, principais aspectos, modalidades. 2016. Disponível em:< https://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/2508/A-arguicao-de-descumprimento-de- preceito-fundamental> Acessado em: 08/02/2018 HABERMAS, Jürgen. Técnica e ciência como “ideologia”. Lisboa: Edições 70, 2009. HENRIQUES, Ricardo. “Desigualdade racial no Brasil: evolução das condições de vida na década de 90”. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), texto para discussão n° 807, julho 2001. HOFBAUER, Andreas. Raça, cultura e identidade e o "racismo à brasileira". In: II Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros, 2002, São Carlos. Edufscar, 2002. p. 51- 68 LASSWELL, Harold. 1982 [1949]. Por que ser quantitativista? In: LASSWELL, H; KAPLAN, A. (org.) A linguagem da política. Brasília: Editora da Universidade de Brasília. LOWI, Theodore. American Business, Public Policy, Case Studies and Political Theory, World Politics, 16: 677-715. 1964 . Four Systems of Policy, Politics, and Choice. Public Administration Review, 32: 298-310. 1972. 122 IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. Microdados do censo demográfico 2000. Rio de Janeiro, 2000. MARCUSE, Herbert. “Do pensamento negativo para o positivo: racionalidade tecnológica e a lógica da dominação”. In: Ideologia da sociedade industrial. RJ: Zahar, 1967, MARSHALL, Thomas Humphrey. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar, 1967. MARX, Anthony. “A construção da raça e do Estado-Nação”. Estudos Afro- Asiáticos, n. 29, março de 1996. P.9-36 MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 7. ed. São Paulo: Hucitec, 2000. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Ações Afirmativas (Cotas/Prouni). Disponível em: < http://etnicoracial.mec.gov.br/acoes-afirmativas-cotas-prouni> Acesso: Janeiro, 2016. NEUENDORF, K. 2002. The content analysis guidebook. Thousand Oaks, California: Sage Publications, Inc. NOGUEIRA, Oracy. 1985. Tanto Preto quanto branco. São Paulo, T. A. Queiroz. Artigo: “Preconceito racial de marca e preconceito racial de origem”. PAIVA, A. R. (org.). Ação afirmativa em questão: Brasil, Estados Unidos, África do Sul e França, Editora Pallas, 2013. Pensamento social no Brasil, por Giralda Seyferth: notas de aula. / Organização: Joana Bahia, Renata Menasche e Maria Catarina Chitolina Zanini. – Porto Alegre: Letra&Vida, 2015 PEREIRA, Amilcar Araujo. O “Atlântico negro” e a constituição do movimento negro contemporâneo no Brasil. Perseu n. 1, dez. 2007. . O mundo Negro: relações raciais e a constituição do movimento negro contemporâneo no Brasil. Rio de Janeiro: Pallas: FAPERJ, 2013. PINHO, Osmundo; FIGUEIREDO, Ângela. ideias fora do lugar e o lugar do negro. Estu dos Afro-Asiáticos, Ano 24, no 1, 2002, pp. 189-210 RIO DE JANEIRO. DECRETO Nº 30.766, DE 04 DE MARÇO DE 2002. Dispõe sobre o ingresso nas universidades estaduais. Diário Oficial do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 04 de março de 2002. Disponível em: < http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/decest.nsf/532ff819a4c39de50325681f0061559e/e3ad4849 d25a8ee903256c44005f0bc6?OpenDocument> RIO DE JANEIRO. LEI Nº 5346, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2008. Dispõe sobre o ingresso nas universidades estaduais. Diário Oficial do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 11 de dezembro de 2008. Disponível em: < 123 http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/contlei.nsf/c8aa0900025feef6032564ec0060dfff/1b96527e9 0c0548083257520005c15df?OpenDocument> RIO DE JANEIRO. LEI Nº 6914 DE 06 DE NOVEMBRO DE 2014. Dispõe sobre o ingresso em cursos de pós-graduação em universidades estaduais. Diário Oficial do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 06 de novembro de 2014. Disponível em: < http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/CONTLEI.NSF/c8aa0900025feef6032564ec0060dfff/2096 82765896fa9e83257d890060356d?OpenDocument> ROIZ, Diogo Uma história do pensamento político e social brasileiro: entre o “estado patrimonialista” e a “ação das massas” Soc. e Cult., Goiânia, v. 13, n. 2, p. 299-302, jul./dez. 2010. ROMANOWSKI, Joana; FERREIRA, NORMA, Ferreira. As pesquisas denominadas do tipo "estado da arte" em educação. Diálogo Educ., Curitiba, v. 6, n.19, p.37-50, set./dez. 2006. SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as Ciências. SP: Cortez, 2004 SCHWARCZ, Lilia e BOTELHO, André. Pensamento social brasileiro, um campo vasto ganhando forma Lua Nova no.82 São Paulo 2011. SILVA, P.B.G. Negros na universidade e a produção do conhecimento. In: Silva, P. B. G. e SILVÉRIO, V. R. Educação e ações afirmativas: entre a injustiça simbólica e a injustiça econômica. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2003 SOUZA, Celina. Políticas Públicas: Questões Temáticas e de Pesquisa. Caderno CRH 39: 11-24. 2003. . Políticas públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, Porto Alegre, n. 16, p. 20-45, Dec. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/soc/n16/a03n16> Acesso: Janeiro, 2015. SOUZA, Jessé (org.) (1997) Multiculturalismo e racismo: uma comparação Brasil e Estados Unidos. VIANNA, Oliveira. Populações Meridionais do Brasil. Brasília: Senado Federal, 2005. VIEIRA, Andrea. Ação afirmativa no ensino superior brasileiro. Cad. Pesqui. São Paulo , v. 39, n. 136, p. 317-320, Abr. 2009 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100- 15742009000100015&lng=en&nrm=iso Acesso: Dezembro, 2015. . Políticas de educação, educação como política: observações sobre a ação afirmativa como estratégia política. In: Silva, P. B. G. e SILVÉRIO, V. R. Educação e ações afirmativas: entre a injustiça simbólica e a injustiça econômica. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2003. 124 TESES E DISSERTAÇÕES ANALISADAS AMARAL, Shirlena Campos de Souza. Cotas raciais e sociais como ação afirmativa: uma abordagem sócio-jurídico a partir do caso UENF. 2013. Tese (Doutorado)– Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2013. ANDRADE, Francisco Jatobá de. Relações raciais, multiculturalismo e ações afirmativas: as cotas na Universidade de Pernambuco (UPE). 2007. Dissertação (Mestrado) - Universidade federal de Pernambuco, Recife, 2007. . Classe, raça e ação afirmativa: a política de inclusão social numa universidade pública de Pernambuco. 2012. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. ANDRADE, Pedro Henrique de. As ações afirmativas na UEL: um estudo sobre a sociabilidade dos estudantes negros na universidade. 2010. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2010. ANDRADE, Rogério de. Avaliação do processo de implementação de ações afirmativas na Universidade Federal da Grande Dourados : o acesso da população negra no período de 2011 a 2013. 2015. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2015. ANHAIA, Bruna Cruz de. Educação superior e inclusão social–um estudo comparado de duas ações afirmativas no Brasil: dos debates à prática. 2013. Dissertação (Mestrado) –Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013. ASSIS, Yérsia Souza de. A experiência das ações afirmativas na Universidade Federal de Sergipe: os cursos de Direito e Medicina. 2014. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2014. BELCHIOR, Ernandes Barboza. Não deixando a cor passar em branco: o processo de implementação de cotas para estudantes negros na Universidade de Brasília. 2006. Dissertação (Mestrado)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006. BERALDO, Antonio Fernando de Castro Alves. Política de cotas na Universidade Federal de Juiz de Fora (2006-2012): eficácia e eficiência. 2015. Tese (Doutorado). Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2015. BÓ, Talita Lazarin Dal'. Construindo pontes: o ingresso de estudantes indígenas na UFSCar: uma discussão sobre cultura e conhecimento tradicional. 2010. Dissertação (Mestrado)- Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010. CASSOLI, Alessandro. A política de cotas da UFSC na opinião de seus graduandos. 2013. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2013. 125 CASTORINO, Adriano Batista. Trajetórias de estudantes universitários (as) indígenas. 2014. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. COSTA, Josedla Fraga. Percepções sobre justiça e igualdade dos alunos do curso de direito da UFMA: O caso das cotas raciais e sociais. 2009. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Maranhão, Maranhão, 2009. DEUS, Zélia Amador de. Os herdeiros de Ananse: movimento negro, ações afirmativas, cotas para negros na universidade. 2008. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2008. GALVÃO, Eduardo Aires Berbert. Cotas raciais como política de admissão UERJ, UnB e o caso da UFG. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2009. GOTO, Vanessa Strowitzki. A questão social do negro brasileiro e o dilema entre redistribuição e reconhecimento: uma análise das cotas raciais nas universidades públicas. 2014. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Marília, 2014. JODAS, Juliana. Entre diversidade e diferença: o programa de Ações Afirmativas da UFSCar e as vivências dos estudantes indígenas. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012. LOPES, Alessandro Barbosa. Indígenas em universidades públicas do Rio Grande do Sul: uma perspectiva etnográfica. 2015. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas 2015. MACHADO, Elielma. Desigualdades "raciais" e ensino superior: Um estudo sobre a introdução das "leis de reserva de vagas para egressos de escolas públicas e cotas para negros, pardos e carentes" na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000-2004). Tese (Doutorado em sociologia e antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2004. MACIEL, Regimeire Oliveira. Ações afirmativas e universidade: uma discussão do sistema de cotas da UFMA. 2009. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. . Acesso e produção acadêmica de estudantes cotistas negros da Universidade Federal do Maranhão. 2014. Tese (Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. MAMEDE, Zoraide Vasconcelos. Instituição, ideia e conhecimento: análise do processo de implementação do programa de ação afirmativa na Universidade Federal de Sergipe (2001-2008). 2014. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2014. MARTINS, Alcir Luciany Lopes. A Expansão Universitária e as Ações Afirmativas: A Experiência das Cotas Afro na Universidade Federal de Santa Maria. 2014. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014 . 126 MATTA, Ludmila Gonçalves da. A política de ação afirmativa em pauta: debates, consensos e conflitos. Um estudo de caso sobre o sistema de cotas na Universidade Estadual do Norte Fluminense. 2012. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes, 2012. NASCIMENTO, Aparecida do Ó do. A política de cotas na Universidade Federal do Ceará: processo de implementação e cotistas. 2016. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza , 2016. NASCIMENTO, Tarcília. As cotas na Medicina: perfil, desempenho e percepções. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2015. PERIA, Michelle. Ação afirmativa: um estudo sobre a reserva de vagas para negros nas universidades públicas brasileiras. O caso do Estado do Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2004. PROLO, Felipe. Possibilidades e oportunidades de atuação política: estudo sobre a formação do grupo de trabalho de ações afirmativas no processo de reivindicação por cotas no ingresso da UFRGS. 2011. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. REIS, Gianne Cristina dos. Mecanismos de combate às desigualdades raciais: um estudo de caso sobre o Sistema de Cotas da Universidade Estadual da Zona Oeste – UEZO. 2013. Tese (Doutorado) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. SANTOS, Augusto Ventura dos. Políticas afirmativas no ensino superior: estudo etnográfico de experiências indígenas em universidades do Mato Grosso do Sul (Terena e Kaiowá-Guarani). 2015. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. SANTOS. Keila Meireles dos. Afroatitudianas: afirmação negra e permanência na Universidade de Brasília. 2015. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2015. SILVA, Gregório Unbehaum Leal da. O desempenho e as cotas: o caso da UFSC. 2015. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2015. SILVA, Ronei Teodoro da. O dilema da cota: uma reflexão sobre as políticas de igualdade racial na universidade brasileira. 2008. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2008. SOARES, Ana Cristina Costa. Ações afirmativas e o acesso ao ensino superior: estudo de caso da UFJF. 2007. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2007. SOTERO, Edilza Correia. Negros no ensino superior: trajetória e expectativas de estudantes de administração beneficiados por políticas de ação afirmativa (ProUni 127 e Cotas) em Salvador. 2010. Dissertação (Mestrado) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. SOUZA, Hellen Cristina de. Ensino superior e povos indígenas no Brasil. 2010. Tese (Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. VIEIRA, Paulo Alberto dos Santos. Cotas para Negros em Universidades Públicas no Brasil: significados da política contemporânea de ação afirmativa. 2012. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012. | por |
dc.subject.cnpq | Ciências Sociais | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/73105/2018%20-%20Felipe%20Bellido%20Quarti%20Cruz.Pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6559 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2023-05-05T12:30:33Z No. of bitstreams: 1 2018 - Felipe Bellido Quarti Cruz.Pdf: 1398517 bytes, checksum: d1b26ff677f0befd8b4f41dd2895e427 (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2023-05-05T12:30:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018 - Felipe Bellido Quarti Cruz.Pdf: 1398517 bytes, checksum: d1b26ff677f0befd8b4f41dd2895e427 (MD5) Previous issue date: 2018-02-22 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado em Ciências Sociais |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018 - Felipe Bellido Quarti Cruz.Pdf | 2018 - Felipe Bellido Quarti Cruz | 1.37 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.