Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11430
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Ações Afirmativas no Ensino Superior: Uma análise das teses e dissertações em ciências sociais |
Título(s) alternativo(s): | Affirmative Actions in College Education: An analysis of theses and dissertations in the social sciences |
Autor(es): | Cruz, Felipe Bellido Quarti. |
Orientador(a): | Pereira, Luena Nascimento Nunes |
Primeiro membro da banca: | Pereira, Luena Nascimento Nunes |
Segundo membro da banca: | Guedes, Moema de Castro |
Terceiro membro da banca: | Vieira, Andréa Lopes da Costa |
Palavras-chave: | Ação afirmativa;Política Pública;Ensino superior;Affirmative action;Public policy;College education |
Área(s) do CNPq: | Ciências Sociais |
Idioma: | por |
Data do documento: | 22-Fev-2018 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
Citação: | CRUZ, Felipe Bellido Quarti.. Ações Afirmativas no Ensino Superior: Uma análise das teses e dissertações em ciências sociais. 2018. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018. |
Resumo: | Esta dissertação trata da análise do processo histórico e social das políticas de ação afirmativa para o acesso ao ensino superior no Brasil, por meio do estudo das teses e dissertações defendidas no Brasil sobre este tema. A dissertação é dividida em três capítulos. O primeiro consta de uma revisão histórica do debate sobre a questão racial desde o período pós-abolicionista até 2012 quando foi promulgada a lei 12.711. O segundo capítulo é dedicado ao levantamento bibliográfico das teses e dissertações produzidas pelos programas de pós-graduação dentro da área de ciências sociais. O terceiro capítulo é dedicado a compreender a relação de três segmentos que estiveram presentes na criação das políticas de ação afirmativa: a sociedade civil organizada – movimento negro; a ciência – intelectuais e institutos de pesquisa; e as instituições políticas – representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário. |
Abstract: | In this dissertation i have analyzed the historical and social process of affirmative action policies for access to college education in Brazil. Therefore, i divided this work into three chapters. In the first I’ve make a historical review of the debate on the racial issue from the post-abolitionist period until 2012 when Law 12,711 was enacted. The second chapter was devoted to the bibliographical survey of theses and dissertations produced by pós-graduated programs with the name related to the social sciences. In the third, I dedicated myself to understanding the relationship of three segments that were present in the creation of affirmative action policies: organized civil society - black movement; science - intellectuals and research institutes; and political institutions - representatives of the Executive, Legislative and Judiciary. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11430 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ciências Sociais |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018 - Felipe Bellido Quarti Cruz.Pdf | 2018 - Felipe Bellido Quarti Cruz | 1.37 MB | Adobe PDF | Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.