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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11480
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Posso ler a sua mão?: uma análise da tenda cigana espiritualista Tzara Ramirez |
Authors: | Maia, Cleiton Machado |
Orientador(a): | Fernandes, Silvia Regina Alves |
Primeiro membro da banca: | Fernandes, Silvia Regina Alves |
Segundo membro da banca: | Machado, Carly Barboza |
Terceiro membro da banca: | Carneiro, Sandra Maria Corrêa de Sá |
Quarto membro da banca: | Luna, Naara Lúcia de Albuquerque |
Quinto membro da banca: | Menezes, Renata de Castro |
Keywords: | Cigano;Baixada Fluminense;Religião;Gypsy;Religion |
Área(s) do CNPq: | Sociologia |
Idioma: | por |
Issue Date: | 4-Feb-2014 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu Instituto Três Rios |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
Citation: | MAIA, Cleiton Machado. Posso ler a sua mão?: uma análise da tenda cigana espiritualista Tzara Ramirez. 2014. 113 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais/Instituto Multidisciplinar/Instituto Três Rios, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2014. |
Abstract: | O objeto desse trabalho é a Tenda Cigana Espiritualista Tzara Ramirez em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, onde um grupo de médiuns realiza trabalhos quinzenalmente, com o propósito de ajudar pacientes vindos à região com diferentes problemas e necessidades. Desde sua fundação, os médiuns dessa tenda, apesar de pertencimento duplo em diversos segmentos religiosos, só incorporam nesse local entidades/espíritos de ciganos para desenvolver seus rituais e performances. Problematizando como gênero e sexualidade são determinantes na incorporação e performance em momentos ritualísticos, configurando-se como marcadores de poder e identidade, destacar uma análise da performance feita por esses médiuns na Salamandra, local e ritual onde essa se dá com mais força – me levando a debater a representação desses sujeitos e seus observadores e pacientes. Representações e performances que alimentam e fortificam o imaginário que os ciganos historicamente representam. Minha observação também foca os rituais e símbolos, notando dentro do espaço ritualístico como marcadores sociais e subjetividades perpassam e influenciam o grupo religioso observado, assim como sua convivência e ritualidades. No entanto, alguns momentos se tornaram de grande importância para repensar e questionar meu foco de observação. |
Abstract: | The object of this discourse is the Tenda Cigana Espiritualista Tzara Ramirez in Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, where a group of mediuns works biweekly with the intention of help patients that come to the region with different kinds of problens or necessity. Sice its foundation, the mediuns of this stall, besides the fact of being part of more than one religious segment, they only embody in this place entities and gypsy spirits to develop their rituals and performances. Focusing on how gender and sexuality are determinant when embody and to perform their ritualistic moments, establishing theirselves as markes of power and identity, highlight an analysis of performance made by these mediuns in Salamandra, local and ritual where it happens more powerfully – Making me debate about the representation of these subjects and theirs observers and patients. Representations and performances that feet and make stronger the imaginary of what a gypsy historically represents. My observation also focus on rituals and symbols, observing inside the ritualistic space in how social markers and objectivities pass by and make influence in the religious group observed, as the companionship and ritualities. Besides that, some moments were pretty important to rethink and question my observation focus. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11480 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ciências Sociais |
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2014 - Cleiton Machado Maia.pdf | Documento principal | 6.03 MB | Adobe PDF | View/Open |
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