Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11512
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Roseanna de Andrade Moura
dc.date.accessioned2023-12-22T01:53:19Z-
dc.date.available2023-12-22T01:53:19Z-
dc.date.issued2019-06-10
dc.identifier.citationSILVA, Roseanna de Andrade Moura. “A escola coloca em risco a unidade inteira”: Dilemas e conflitos na gestão do processo socioeducativo. 2019.123 f. Dissertação (Mestrado em ciências sociais) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11512-
dc.description.abstractA presente dissertação representa uma análise acerca da gestão no processo de aplicação das medidas socioeducativas no Estado do Rio de Janeiro, buscando compreender os processos de gestão da vida e dos fluxos em unidade privativa de liberdade. Parte da existência de um conflito interinstitucional marcado por dilemas que se contrapõem no cumprimento de tais medidas. Para verificar a validade de tal premissa, serão analisadas as narrativas e experiências através dos discursos dos atores sociais envolvidos com a socioeducação. Os agentes socioeducativos e diretores da unidade (representantes da Secretaria de Segurança), da diretora da escola e das pedagogas (representantes da Secretaria de Educação) e ainda dos internos, com o objetivo de identificar como é percebido e gerenciado o papel da escola dentro de uma unidade socioeducativa a partir de conflitos existentes entre duas secretarias marcadas por posições ideológicas e lógicas distintaspor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAdolescentes em Conflito com a Leipor
dc.subjectMedidas socioeducativaspor
dc.subjectInternaçãopor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectSecretaria de Segurançapor
dc.subjectAdolescents in Conflict with the Laweng
dc.subjectEducational measureseng
dc.subjecthospitalizationeng
dc.subjectschooleng
dc.subjectSecretariat of Securityeng
dc.title“A escola coloca em risco a unidade inteira”: Dilemas e conflitos na gestão do processo socioeducativopor
dc.title.alternative“The school puts the entire unit at risk”: Dilemmas and conflicts in the management of the socio-educational processpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis dissertation represents an analysis about the management in the process of applying socio-educational measures in the State of Rio de Janeiro, seeking to understand the processes of life management and flows in a deprivation of liberty. It assumes the existence of an interinstitutional conflict marked by dilemmas that contradict each other in the fulfillment of such measures. To verify the validity of this premise, the narratives and experiences will be analyzed through the speeches of the social actors involved with the socioeducation. The socio-educational agents and directors of the unit (representatives of the Security Secretariat), the school director and the pedagogues (representatives of the Education Department) and the inmates, with the objective of identifying how the school's role is perceived and managed within a socio-educational unit based on existing conflicts between two departments marked by different ideological and logical positionseng
dc.contributor.advisor1Pinto, Nalayne Mendonça
dc.contributor.advisor1ID036.443.807-08por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9851975078166981por
dc.contributor.referee1Pinto, Nalayne Mendonça
dc.contributor.referee1ID036.443.807-08por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9851975078166981por
dc.contributor.referee2Grillo, Carolina Christoph
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4331600357583727por
dc.contributor.referee3Castro, Elisa Guaraná de
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2414343494751533por
dc.creator.ID153.590.397-01por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4022436338040003por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispor
dc.relation.referencesABDALLA, Janaina de Fátima Silva. Aprisionando para educar adolescentes em conflito com a lei: memória, paradoxo e perspectivas. Rio de Janeiro. 2013 ADORNO, Sérgio. A criminalidade urbana violenta no Brasil: um recorte temático. In: BOLETIM informativo e bibliográfico de Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1993. ALBUQUERQUE, Bruna Simões. O agente de segurança socioeducativo: reflexões sobre a relação adulto e adolescente no contexto socioeducativo. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, V.23, n.1, p.237-255, jan.2017. AMORIM, CARLOS. Comando Vermelho: a história do crime organizado. Editora Best Seller. 2012. BATISTA, Vera Malaguti. Difíceis ganhos fáceis: drogas e juventude pobre no Rio de janeiro. Rio de Janeiro:Revan, 2003. BECKER, Howard Saul. Outsiders. Estudos de sociologia do desvio. Rio de Janeiro: Zahar, 2008. BOURDIEU, Pierre. 1983. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero. P. 112-121. BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Brasília: Impressa Oficial do Estado, 1990. Disponível em: http://wwwcrianca.mppr.mp.br/arquivos/File/publi/camara/ estatuto_crianca_adolescente_9edpdf>. Acesso em 09 fevereiro de 2016. ___. Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo - SINASE. Brasília: CONANDA, 2006. ____. Lei Nº 12.594, de 18 de janeiro de 2012. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12594.htm. Acesso em 12 de março de 2018. ___. Levamento anual SINASE. Brasília: Ministério dos Direitos Humanos, 2018. ___. Levantamento nacional de informações penitenciárias: INFOPEN Atualização – Junho de 2016. SANTOS, Thandara; ROSA, Marlene Inês da et al (org). Brasilia: Ministério Peninteciário Nacional, 2017. CECCHETTO, Fátima Regina; MUNIZ, Jacqueline de Oliveira and MONTEIRO, Rodrigo de Araujo. “Basta tá do lado”- a construção social do envolvido com o crime. Cad. CRH [online]. 2018, V.31, N.82, pp. 99-116 COSTA, Antônio Carlos Gomes da. (Coord. Técnica). As Bases Éticas da Ação Socioeducativa: referenciais normativos e princípios reguladores. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2006a. 116 COSTA, Antônio Carlos Gomes da. Socioeducação: Estrutura e funcionamento da comunidade educativa. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2006b. GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. 4ed. Rio de janeiro: LTC,2004. GOFFMAN, Erving. Manicômios, prisões e conventos. São Paulo: Perspectiva. 2001. DOWDNEY, Luke. Crianças Combatentes em Violência Armada Organizada: um estudo de crianças e adolescentes envolvidos nas disputas territoriais das facções de drogas no Rio de Janeiro. ISER/Viva Rio, Rio: 2002. FEFFERMANN, Marisa Vidas arriscadas: o cotidiano dos jovens trabalhadores do tráfico. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006. FOUCAULT, Michel A Ordem do Discurso. 1970. ___. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. 8° ed. São Paulo. Martins Fontes, 1999. ___. Vigiar e Punir. Trad. Raquel Ramalhete. 27. ed. Petrópolis: Vozes, 1987 FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, 43 ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2005. GARLAND, David, As contradições da “sociedade punitiva: O caso britânico revista de sociologia e política. Revista de Sociologia e Política. Universidade Federal do Paraná – Curitiba, novembro, n. 013.1999, p.59-80. GOFFMAN, Erving. Estigma: Notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. 4ed. Rio de Janeiro: LTC, 2001. GOLDMAN, Marcio. Jeanne Favret-Saada, os afetos, a etnografia. Cadernos de Campo, São Paulo, n.13, 2005. GRECO, Patrícia Bitencourt Toscani; MAGNAGO, Tânia Solange Bosi de Souza; BECK, Carmem Lúcia Colomé; URBANETTO; Janete de Souza; PROCHNOW, Andrea. Estresse no trabalho em agentes dos centros de atendimento socioeducativo do Rio Grande do Sul. Revista Gaúcha de Enfermagem. Mar 2013, v. 34, n. 1 , pp 94-103. JULIÃO, Elionaldo Fernandes. Uma visão socioeducativa da educação como programa de reinserção social na política de execução penal. Vertentes (UFJS), v. 35, p. 108-120, 2019. Disponível em < https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/vertentes/Vertentes_35/elionaldo.pdf>. Acessado em 20 de fevereiro de 2019. JULIÃO, Elionaldo Fernandes; Paiva, Jane. A leitura no espaço carcerário. Perspectiva, Florianópolis, v. 32, n. 1, 111-128, jan./abr. 2014. LIMA, Ana Laura Godinho; RODRIGUES, Flavia Silvia. Instituições de assistência à infância no Brasil nas décadas de 1880 a 1960: um estudo da legislação federal. Anais do II Congresso Brasileiro de História da Educação – História e Memória da educação brasileira. Natal: Núcleo de Arte e Cultura da UFRN, 2002, p. 11- 46. 117 MERTON, Robert- Sociologia. Teoria e Estrutura. São Paulo: Mestre jau. 1976 MISSE, Michel. Crime, sujeito e sujeição criminal: aspectos de uma contribuição analítica sobre a categoria “bandido”. Lua Nova, São Paulo, v. 79, 2010, p 15-38. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/In/n79/a03n79.pdf. Acesso em 18 de novembro de 2016. MISSE, MICHEL As ligações perigosas: mercado informal ilegal, narcotráfico e violência no Rio. Michel Misse. Publicação: contemporaneidade e educação, v1, n 2, 1997, p. 93-116 MOREIRA, Celeste Anunciata Baptista Dias. A construção de um sistema socioeducativo no rio de janeiro e as lutas sociais. Anais do XXVIII Simpósio Nacional de História. Florianópolis – SC. 2015. P. 1 – 15. Disponível em <http://www.snh2015.anpuh.org/resources/anais/39/1427665284_ARQUIVO_Leiselutasartigo.pdf>. 03 de março de 2018. MUÑOZ, Vernor. O direito à educação das pessoas privadas de liberdade. Em Aberto, Brasília, v. 24, n. 86, p. 57-74, nov. 2011 NERI, Natasha Elbas. Tirando a cadeia dimenor: A experiência da internação e as narrativas de jovens em conflito com a lei no Rio de Janeiro. 2009, 164. F. Dissertação (Mestrado em Sociologia)-IFCS,UFRJ, Rio de Janeiro, 2009. O DIA. Jovens são assassinados dentro de unidade do Degase em Bangu. Disponível em https://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2018/02/5516972-jovens-sao-assassinados-dentro-de-unidade-do-degase-em-bangu.html Acesso em 23 de março de 2018. ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano. A educação escolar como um dos pilares para a reinserção social de pessoas jovens e adultas em privação de liberdade. Anais da 32ª Reunião Anual da Anped. Caxambu – MG, 2009. Disponível em < http://32reuniao.anped.org.br/arquivos/trabalhos/GT18-5193--Int.pdf>. Acessado em 20 de março de 2018. ___. Escola da prisão: espaço de construção da identidade do homem aprisionado? Anais da 29ª Reunião da Anped. Caxambu – MG, 2007. P 1 – 16. Disponível em <http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt06-1943.pdf>. Acessado em 04 de abril de 2018 ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano; JULIÃO, Elionaldo Fernandes. Educação na Prisão como Política Pública: entre desafios e tarefas. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 1, p. 51-69, jan./mar. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edreal/v38n1/05.pdf. Acessado em 19 de abril de 2018. PINTO, Nalayne Mendonça. Penas e Alternativas: Um estudo sociológico dos processos de agravamento das penas e de despenalização no sistema de criminalização brasileiro (1984-2004)/ Nalayne Mendonça Pinto. Rio de Janeiro: UFRJ, PPGSA, IFCS, 2006. RAMOS, Silvia; MUSUMECI, Leonarda. Elemento suspeito: Abordagem policial e discriminação na cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005. RIO DE JANEIRO (ESTADO). Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: MEPCT/RJ, 2017. 125 p. 118 RIZZINI, Irene. Institucionalização de crianças no Brasil: percursos históricos e desafios do presente. Rio de Janeiro: ed. PUC. 2004. ROLIM, Marcos. A formação de jovens violentos: estudo sobre a etiologia da violência extrema. 1. Ed. – Curitiba: Appris 2016. SILVA, Roseanna de Andrade Moura. Sistema Educacional Intramuros: Análise da Metodologia Pedagógica Desenvolvida para Adolescentes em Conflito com a Lei. Monografia de Licenciatura em Ciências Sociais. Instituto de Ciências Humanas e Sociais. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2016. VALLE, Maria Minerva de Medeiros; SANTOS, Claudia Ferreira da Silva; DOS SANTOS, Claudia Regina Lopes et al. Educação básica na socioeducação. IN ABDLLA, Janaina de Fátima Silva; VELLOSO, Bianca Ribeiro; VARGENS, Paula Werneck (orgs). Dicionário do Sistema Socioeducativo do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Novo Degase, 2016, p. 148 a 152. VELHO, Gilberto Individualismo e cultura: notas para uma antropologia da sociedade contemporânea. Gilberto Velho. 8ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 2008 WACQUANT, Loic. As Prisões da Miséria. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2001. WEBER, Max. Metodologia das ciências sociais. SP: Cortez; 2001. ZALUAR, Alba. Integração perversa: pobreza e tráfico de drogas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004. ZALUAR, Alba; CONCEIÇÃO, Isabel Siqueira. Favelas sob o controle das milícias no Rio de Janeiro que paz? São Paulo em perspectiva, v21,n2 p 89-101,jul/dez. 2007por
dc.subject.cnpqCiências Sociaispor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/67767/2019%20-%20Roseanna%20de%20Andrade%20Moura%20Silva.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5291
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2021-12-08T13:48:44Z No. of bitstreams: 1 2019 - Roseanna de Andrade Moura Silva.pdf: 1702293 bytes, checksum: f90e1257ca4a3941eb87eb63f0aea2b9 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-08T13:48:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Roseanna de Andrade Moura Silva.pdf: 1702293 bytes, checksum: f90e1257ca4a3941eb87eb63f0aea2b9 (MD5) Previous issue date: 2019-06-10eng
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Roseanna de Andrade Moura Silva.pdf2019 - Roseanna de Andrade Moura Silva1.66 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.