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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11512
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | “A escola coloca em risco a unidade inteira”: Dilemas e conflitos na gestão do processo socioeducativo |
Título(s) alternativo(s): | “The school puts the entire unit at risk”: Dilemmas and conflicts in the management of the socio-educational process |
Autor(es): | Silva, Roseanna de Andrade Moura |
Orientador(a): | Pinto, Nalayne Mendonça |
Primeiro membro da banca: | Pinto, Nalayne Mendonça |
Segundo membro da banca: | Grillo, Carolina Christoph |
Terceiro membro da banca: | Castro, Elisa Guaraná de |
Palavras-chave: | Adolescentes em Conflito com a Lei;Medidas socioeducativas;Internação;Escola;Secretaria de Segurança;Adolescents in Conflict with the Law;Educational measures;hospitalization;school;Secretariat of Security |
Área(s) do CNPq: | Ciências Sociais |
Idioma: | por |
Data do documento: | 10-Jun-2019 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
Citação: | SILVA, Roseanna de Andrade Moura. “A escola coloca em risco a unidade inteira”: Dilemas e conflitos na gestão do processo socioeducativo. 2019.123 f. Dissertação (Mestrado em ciências sociais) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2019. |
Resumo: | A presente dissertação representa uma análise acerca da gestão no processo de aplicação das medidas socioeducativas no Estado do Rio de Janeiro, buscando compreender os processos de gestão da vida e dos fluxos em unidade privativa de liberdade. Parte da existência de um conflito interinstitucional marcado por dilemas que se contrapõem no cumprimento de tais medidas. Para verificar a validade de tal premissa, serão analisadas as narrativas e experiências através dos discursos dos atores sociais envolvidos com a socioeducação. Os agentes socioeducativos e diretores da unidade (representantes da Secretaria de Segurança), da diretora da escola e das pedagogas (representantes da Secretaria de Educação) e ainda dos internos, com o objetivo de identificar como é percebido e gerenciado o papel da escola dentro de uma unidade socioeducativa a partir de conflitos existentes entre duas secretarias marcadas por posições ideológicas e lógicas distintas |
Abstract: | This dissertation represents an analysis about the management in the process of applying socio-educational measures in the State of Rio de Janeiro, seeking to understand the processes of life management and flows in a deprivation of liberty. It assumes the existence of an interinstitutional conflict marked by dilemmas that contradict each other in the fulfillment of such measures. To verify the validity of this premise, the narratives and experiences will be analyzed through the speeches of the social actors involved with the socioeducation. The socio-educational agents and directors of the unit (representatives of the Security Secretariat), the school director and the pedagogues (representatives of the Education Department) and the inmates, with the objective of identifying how the school's role is perceived and managed within a socio-educational unit based on existing conflicts between two departments marked by different ideological and logical positions |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11512 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ciências Sociais |
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