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Tipo do documento: Dissertação
Title: Educação infantil e família: estudo de caso em uma creche conveniada na Baixada Fluminense
Other Titles: Infantile education and family: case study of a child care center in the Baixada Fluminense
Authors: Corona, Jefferson Bruno
Orientador(a): Miagusko, Edson
Primeiro membro da banca: Miagusko, Edson
Segundo membro da banca: Machado, Carly
Terceiro membro da banca: Freire, Silene Morais
Keywords: Educação Infantil;Terceiro Setor;Família e Conflito;Early Childhood Education;Third sector;Family and Conflict
Área(s) do CNPq: Sociologia
Idioma: por
Issue Date: 30-Jul-2017
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Citation: Corona, Jefferson Bruno. Educação infantil e família: estudo de caso em uma creche conveniada na Baixada Fluminense. 2017. [62 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .
Abstract: Estudo de caso em uma creche conveniada no espaço de “terceiro setor” em Queimados - Baixada Fluminense durante os anos de 2015 e 2016. O IENSA oferta educação infantil a 130 crianças de 02 a 05 anos e 11 meses de idade em período integral nas modalidades de creche e pré-escola. Com a análise dos dados de pesquisa foi verificado que a escolha da inserção de um filho em uma creche passa por questões de cunho pessoal e experiências vivenciadas. As entrevistas descreveram a ambiguidade entre a necessidade de trabalhar e a vontade de cuidar de seus filhos. Os relatos também evidenciam o fenômeno cada vez mais crescente de mulheres chefes de família. A questão da falta de vagas traz à tona algumas relações intrínsecas historicamente: a educação infantil como a ausência dos pais, poucos investimentos do Estado neste setor e a desvalorização de profissionais dessa área, que são majoritariamente mulheres. Acerca desse último ponto, não podemos deixar de destacar que esse serviço possui entraves e limites devido à questão de gênero. Depreendeu-se da análise que a confiança entre família e instituição é estabelecida com “o tempo”, no processo de partilhar o cuidado, ajustando expectativas e negociando diferentes concepções, valores e conhecimentos. Como mostraram os elementos da pesquisa, conflitos não explicitados nem conjeturados podem comprometer o cuidado da criança, que vivencia e entende quando as diferenças entre a creche e a família são focos de tensão
Abstract: Case study at a "third sector" daycare center in Queimados - Baixada Fluminense during the years 2015 and 2016. The IENSA provides child education to 130 children from 02 to 05 years and 11 months of full-time modalities Kindergarten and preschool. With the analysis of the research data it was verified that the choice of insertion of a child in a day care center is due to personal issues and experiences. The interviews described the ambiguity between the need to work and the willingness to care for their children. The reports also highlight the growing phenomenon of female heads of household. The issue of lack of vacancies brings out some historically intrinsic relationships: child education such as the absence of parents, few State investments in this sector and the devaluation of professionals in this area, who are mostly women. Regarding this last point, we can not fail to emphasize that this service has obstacles and limits due to the gender issue. It emerged from the analysis that trust between family and institution is established with "time", in the process of sharing care, adjusting expectations and negotiating different conceptions, values and knowledge. As the research elements have shown, unconfirmed or uncontested conflicts can compromise the care of the child, who lives and understands when the differences between day care and family are sources of tension
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11520
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais

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